Lucas Antunes Machado, egresso do PPG em Sociologia, é aprovado como professor na UFBA

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS tem a satisfação de divulgar a aprovação de Lucas Antunes Machado no concurso público para Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de Ensino de Sociologia.

Lucas é egresso do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH, onde ingressou no doutorado em 2023/1. Durante sua trajetória acadêmica, esteve envolvido em pesquisas sobre práticas pedagógicas e ensino de Sociologia, com atuação no Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (Laviecs/UFRGS) e no projeto de extensão Sociologiartesanal, coordenado pelo professor Bernardo Mattes Caprara. Também atuou como professor de Sociologia na rede estadual de ensino.

Sua tese, intitulada "Patrimônios de disposições racializados e práticas pedagógicas de Professores de Sociologia da educação básica", foi defendida em março de 2025, sob orientação do professor Guilherme F. W. Radomsky.

Em declaração, Lucas afirmou: "Meu ingresso na UFBA como professor é a prova da potência da escola e da universidade pública. Espero que minha conquista abra caminhos para outros pesquisadores e pesquisadoras negras, trabalhadores e trabalhadoras, ocuparem estes e outros espaços acadêmicos."

O IFCH parabeniza Lucas Antunes Machado por essa conquista e deseja uma trajetória profissional inspiradora e comprometida com a educação pública e a produção de conhecimento crítico.