Tese defendida no IFCH inspira homenagem da UFRGS a Gilberto Gil

Matéria publicada na Agência Gov destaca a relação entre a tese e a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-ministro da Cultura

A homenagem da UFRGS ao músico e ex-ministro Gilberto Gil, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa em abril de 2025, ganhou destaque em matéria publicada na Agência Gov. O texto aponta a relação entre a homenagem e a tese Ministério com Cultura: gestão Gilberto Gil (2003–2008), defendida por Adriana Donato no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFRGS, vinculado ao IFCH.

A tese, orientada pelo professor Jean Segata, analisa o Ministério da Cultura durante a gestão de Gil e o processo de formulação de políticas públicas no período. Um dos focos centrais do trabalho é a proposta de ampliação do conceito de cultura, adotada pelo ministro, que passou a abranger expressões populares, saberes tradicionais, culturas afro-brasileiras e indígenas, periferias urbanas e novas tecnologias. Essa abordagem foi fundamental para a construção de novas diretrizes da política cultural no Brasil.

A proposta de concessão do título de Honoris Causa a Gil surgiu em 2020, a partir de uma entrevista realizada por Adriana e seu orientador com o ex-ministro. A sugestão foi formalizada dois anos depois, ainda antes de Gil ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

A autora da tese trabalhou no Ministério da Cultura entre 2005 e 2009 e acompanhou de perto a implementação de iniciativas como o Cultura Viva – Pontos de Cultura, o Plano Nacional de Cultura, o Vale-Cultura e a reformulação da Lei Rouanet. Sua pesquisa reafirma o impacto da gestão de Gilberto Gil na institucionalização de políticas públicas para a cultura.