RECRIA – Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências
Percebendo o crescimento dos estudos sobre a relação das crianças e dos adolescentes com a mídia, pesquisadoras de oito Estados do Brasil e também vivendo em Portugal criaram, em março deste ano, a Recria – Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências. A iniciativa busca fomentar, a partir do olhar da comunicação, estudos, formações e atividades de extensão sobre como os mais jovens são representados pela mídia e os usos que fazem dos diversos suportes e linguagens midiáticas.
O lançamento da Recria será em 2 de setembro, às 17h (horário de Brasília), com a aula aberta interprogramas “Dilemas da participação de crianças e jovens na cultura digital”, ministrada por Inês Vitorino Sampaio (UFC), pesquisadora cofundadora da rede. O evento será transmitido pelo canal da rede no YouTube e terá tradução em libras.
A aula conta com a parceria dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGCOM da Universidade Federal do Ceará (UFC); PPGCOM da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); PPGCOM da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); PPG em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); e PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social e PPG Processos e Manifestações Culturais, da Universidade Feevale.
A Recria tem três eixos de atuação, desenvolvendo ações no Brasil, mas também estabelecendo intercâmbio com países ibero-americanos e da lusofonia africana: a articulação entre pesquisadores, o estabelecimento de projetos de investigação e extensão conjuntos, e a organização de eventos e de publicações. Nessas atividades, o grupo considera importante pensar no protagonismo das crianças e dos adolescentes na elaboração de narrativas nas mídias e nas políticas públicas relacionadas à comunicação. O consumo tecnológico, a desigualdade social, os processos de letramento midiático na educação e as metodologias de pesquisa que envolvam crianças e adolescentes também são algumas das temáticas que fazem parte das discussões da Recria.
A rede se articula a partir de grupos de pesquisa das cofundadoras, com o envolvimento de estudantes de pós-graduação e graduação, mas a entidade também conta com pesquisadores colaboradores, de outras instituições.
Conheça as cofundadoras da Recria e seus grupos de pesquisa:
- (Epistemologia do diálogo social; USP)
- (PHiNC – Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo; UFPE e ESC – Ética na Sociedade de Consumo; UFF)
- (LabGrim – Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia; UFC)
- (Sociedade mediatizada: processos, tecnologia e linguagem; PUC-Campinas)
- (CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais; NOVA FCSH – Portugal)
- (ESC e LabGrim)
- (OPSlab – Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade; UFMT, ESC e LabGrim)
- (ESC – Ética na Sociedade de Consumo; UFF)
- (Criança na Mídia – Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura; Universidade Feevale)
- (NUPEJOR – Núcleo de Pesquisa em Jornalismo; UFRGS)
Para mais informações, acesse o site da Recria e o perfil da rede no Instagram.
