Oportunidade: Seleção de Analista de Sistemas
O objetivo é atuar em projeto de desenvolvimento tecnológico na área de segurança e sistemas embarcados
Título do projeto: Dispositivo Autorizador Fiscal para NFC-e e BP-e
Instituição executora: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus São José
Vaga: Analista de Sistemas
Regime de contratação: 40h/semana, CLT garantido por pelo menos 2 anos
Valor do salário bruto: R$ 7.000,00 + VR + VT
Local de trabalho: Campus São José do IFSC (grande Florianópolis)
Data limite para inscrições: 01/04/2022
Início previsto para início: 01/05/2022 (podendo acontecer antes)
Como se inscrever: Enviar currículo por email para lased@ifsc.edu.br.
O projeto
O Dispositivo Autorizador Fiscal (DAF) [1] tem por objetivo ser um equipamento de baixo custo, com premissas robustas de segurança e operado por meio do Programa Aplicativo Fiscal (PAF) para obter autorização, junto à Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF), de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) que possam ser emitidos em modo de contingência offline.
Em 2021 foi publicada a especificação técnica de requisitos do DAF [2], gerada por este grupo de pesquisa em conjunto com a equipe da SEF-SC, que tem como público alvo fabricantes de equipamentos fiscais e software houses que atuem com o desenvolvimento de softwares de automação comercial para o estado de Santa Catarina. Antes que um DAF possa ser comercializado, este precisará ser certificado por um Órgão Técnico Habilitado, o qual terá a responsabilidade de realizar a análise estrutural e funcional. O IFSC será o primeiro Órgão Técnico Habilitado para a certificação de DAF.
Sobre a vaga
Essa vaga é para um profissional que atuará em um projeto de desenvolvimento tecnológico e inovação de uma solução que será usada por todo o varejo do estado de Santa Catarina para a emissão de NFC-e e BP-e. O profissional atuará principalmente com o levantamento e análise de requisitos de um sistema distribuído composto por um hardware (a ser desenvolvido por outros membros da equipe), um software para desktop e Web Services. Espera-se que o profissional atue no desenvolvimento de software, bem como na escrita da documentação e especificação de requisitos.
Como trata-se de um projeto de pesquisa, é desejado que o profissional seja proativo e colaborativo. Esperamos que o profissional busque pelas tarefas, encontre as soluções e faça uso de ferramentas de colaboração para interação com os demais membros da equipe.
Requisitos
- Graduação concluída em Ciências da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações ou área afim
- Experiência profissional comprovada com modelagem e desenvolvimento de software.
- Fluência no paradigma orientado a objetos
- Conhecimento sobre Web Services SOAP
- Experiência com a modelagem e implementação de APIs RESTFul (imposição de limite de requisições, autorização, etc.)
- Experiência com as linguagens Java ou Python
- Conhecimento sobre XML, XML Schema e JSON
- Experiência como usuário do sistema operacional Linux
- Capacidade em ler documentos e especificações em inglês
Conhecimentos desejáveis, porém não obrigatórios
- Conhecimento sobre criptografia simétrica, assimétrica e certificados digitais
- Conhecimento sobre documentos fiscais eletrônicos (NF-e, NFC-e)
- Conhecimento das linguagens C++ ou RUST
- Experiência com metodologias ágeis de desenvolvimento
Processo de seleção
O primeiro passo consiste na análise do currículo e o segundo passo consiste de entrevista por meio de web conferência.