Disponíveis os vídeos do Seminário Preparatório para a 8ª CMS de Porto Alegre

Estão disponíveis os vídeos com as palestras ocorridas no primeiro dia do Seminário Preparatório para a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre.

O Seminário Preparatório para a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre foi impulsionado a partir da vivência de estudantes de Porto Alegre na 1ª Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde – CNLJS, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS, em novembro de 2018, em Brasília.

O seminário ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2019 na Casa dos Conselhos da Cidade de Porto Alegre e contou com o apoio do Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde – LAPPACS.

No primeiro vídeo, Alcides Miranda, professor do Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS fala sobre “SUS: História e perspectiva dessa conquista da democracia que é exemplo para o mundo”

No segundo vídeo, Luana Gehres, enfermeira e ouvidora do SUS, fala sobre  “Formação Profissional na saúde e a humanização do cuidado”

No terceiro vídeo, Josué Martins, Auditor Público Externo e presidente do CEAPE-SIndicato, fala sobre “Renúncia Fiscal e Dívida Pública: impactos e formas de intervir

 

 

Fortalecendo a participação e as redes de solidariedade

Ontem e hoje, dias 18 e 19 de outubro de 2019, aconteceu o I Seminário do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade, que teve como título “Conselhos municipais em ação: Fortalecendo a participação e as redes de solidariedade”.

No dia 18, no turno da noite, aconteceu a mesa de abertura, com falas de Mirtha Zenker, coordenadora do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade, e Valdevir Both, do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). A mesa de abertura deu subsídios para as discussões que aconteceram hoje, dia 19.

.

Os participantes se dividiram em grupos de trabalho, constituídos pro membros de 14 conselhos de políticas públicas da cidade, que discutiram a situação e os problemas de cada conselho, as estratégias de enfrentamento e, coletivamente, foi elaborada uma agenda de ações e propostas para os próximos meses.

.

O evento foi organizado pelo Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade e contou com o apoio do GPACE – Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento / UFRGS e do LAPPACS – Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde/UFRGS. Participaram do evento professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFRGS.

A imagem pode conter: 26 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

Em breve divulgaremos os vídeos do evento, e o relatório com as propostas dos participantes.

 

I Seminário Conselhos Municipais em Ação: Fortalecendo a participação e as redes de solidariedade

Está agendado para acontecer nos dias 18 e 19 de outubro de 2019, o I Seminário do Forum Municipal dos Conselhos da Cidade de Porto Alegre/RS. O título do seminário é “Conselhos Municipais em Ação: Fortalecendo a participação e as redes de solidariedade”.

O Seminário pretende ser um espaço coletivo de debate e afirmação do papel dos conselhos municipais, propiciando a reflexão sobre as condições de funcionamento, ações e intervenção nas políticas públicas, fortalecendo assim a construção de estratégias conjuntas e de uma rede de solidariedade em defesa da democratização da participação e do controle social.

O I Seminário do Fórum dos Conselhos da Cidade de Porto Alegre é uma promoção do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade, GPACE – Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento / UFRGS e LAPPACS – Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde/UFRGS.

Confira a programação do evento:

DATA: 18 e 19 de outubro 2019
LOCAL: Auditório da Escola de Enfermagem – UFRGS. Rua São Manoel, 963 – Porto Alegre

18/10 – SEXTA-FEIRA

NOITE

19h – Abertura e palestra
Convidado: Valdevir Both (CEAP – Centro de Educação e Assessoramento Popular)

19/10 – SÁBADO

MANHÃ
8h – 10h: Características, conjuntura e avaliação de cada conselho.
10h30 – 12h30: Estratégias de incidências. Propostas de ações.

TARDE
14h – 16h: Debate no grande grupo.
16h – 18h: Construindo pautas coletivas: encaminhamentos.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/410932199566382/

Disponíveis os Registros do Seminário Reforma Sanitária, 30 anos: Qual a saúde da nossa democracia?

Disponíveis os Registros do Seminário “Reforma Sanitária, 30 anos: Qual a saúde da nossa democracia?”

 

Parte 1 – Célia Chaves

Parte 2 – Monika Dowbor

 

Parte 3 – André Luis Leite

Parte 4 – Debate e encerramento

 

Realização/Organização:

Rede Nacional O Brasil Precisa de Conselho #obrasilprecisadeconselhos

PET Participação e Controle Social em Saúde

LAPPACS – UFRGS

LATEC SAÚDE – UFRGS

GPACE – UFRGS

Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade

Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre

LAPPACS/UFRGS é um dos contemplados no prêmio Destaque em Saúde 2019

O Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde foi contemplado na categoria Comunicação em Saúde, no prêmio Destaque em Saúde 2019.

Na sua décima edição, a premiação, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA), tem o objetivo de homenagear pessoas, instituições e projetos que tenham se destacado, no ano anterior, na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) que queremos, inclusivo, universal, integral e humanizado.
O evento de premiação será realizado no dia 29 de agosto, às 18h30min, na sala 102 da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha.
 .
.

Seminário: “A Reforma Sanitária, 30 anos: como anda a saúde da nossa democracia?”

 

Seminário: “A Reforma Sanitária, 30 anos: como anda a saúde da nossa democracia?”

Data: Sexta-feira, 30 de agosto | Local: Anfiteatro da Escola de Enfermagem da UFRGS – R. São Manoel, 963 | Horário: 18:30

Inscrições no local ou no formulário: https://forms.gle/GkUc1SLrZK2eBsWo6

Evento do fb: https://www.facebook.com/events/1663137400488569/

*Célia Chaves – Professora aposentada da UFRGS, Diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do RS e da Federação Nacional dos Farmacêuticos; Membro da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do CNS. Ex-presidenta do Conselho Estadual de Saúde. Foi delegada na 8a Conferência Nacional de Saúde e esteve presente em todas as CNS desde então.

*Monika Dowbor – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos. Pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Estudou, entre outras coisas, a atuação do Movimento Sanitário brasileiro nas décadas de 1970 e 1980.

*André Leite – Mestre e doutor em psicologia. Residência com ênfase em saúde da família e comunidade. Especialista em Educação Permanente em Saúde. Estuda as relações entre militância, ativismo, protesto e movimentos sociais contemporâneos.

Após as falas dos convidados, o espaço estará aberto para debate e manifestação dos participantes.

Há mais de 30 anos a Reforma Sanitária Brasileira construiu o Sistema Único de Saúde, tendo como marcos históricos a 8a Conferência Nacional de Saúde, de 1986 e a Constituição de 1988. Este ano tivemos a 16a Conferência que nos convoca a pensar as lutas pela saúde nos dias de hoje. Quais relações ainda podemos construir entre saúde e democracia? São tempos de reafirmar a relevância dos espaços de participação social na construção da democracia em nosso país?

Realização/Organização:

Rede Nacional O Brasil Precisa de Conselho https://www.facebook.com/obrasilprecisadeconselho/

PET Participação e Controle Social em Saúde

LAPPACS – UFRGS
LATEC SAÚDE – UFRGS

GPACE – UFRGS

Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade

Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre

Dossiê sobre Psicanálise e Marxismo

Saiu o dossiê sobre psicanálise e marxismo organizado por Brendali DiasChristian Dunker e por Nadir Lara Junior, pesquisador convidado do LAPPACS . Nesse dossiê estão presentes autores/as de diversos países pensando a sociedade contemporânea e questionando as diversas formas de exploração do sistema capitalista.

O dossiê foi publicado pela revista mexicana Teoría y Crítica de la Psicología, e está disponível em: http://teocripsi.com/ojs/index.php/TCP/issue/view/12/

Abaixo disponibilizamos o sumário:

Portada

Vol. 13 (2019)

Número especial. Psicoanálisis y marxismo

Tabla de contenidos

Presentación

Nadir Lara Junior, Brendali Dias, Christian Ingo Lenz Dunker
1-3

Contribuciones invitadas

Samo Tomšič
4-23
Pietro Bianchi
24-40
Livio Boni
41-56
Yannis Stavrakakis
57-80
Ian Parker
81-93

Textos libres (contribuciones arbitradas)

Antonio Godino Cabas
94-107
Christian Ingo Lenz Dunker
108-131
David Pavón-Cuéllar
132-148
Nadir Lara Junior, Brendali Dias
149-170
Jairo Gallo
171-184
Gabriel Tupinambá
185-205
Ilana Mountian
205-220
Aluisio Ferreira de Lima, Emanuel Messias Aguiar de Castro
221-240
Natalia Romé
241-262
Roque Farrán

Disponível on line: Políticas Públicas de Saúde e Saúde Mental, com quem e pra quem?

Assista a aula de Sandra Fagundes: Políticas Públicas de Saúde e Saúde Mental, com quem e pra quem?

Aula aberta realizada no dia 05/06/2019 no Auditório da Faculdade de Odontologia/UFRGS

A palestrante convidada Sandra Maria Sales Fagundes possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), Residência em Saúde Comunitária no Centro de Saúde Escola Murialdo da Secretaria Estadual de Saúde-RS (1982) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). No campo da gestão pública foi Diretora Superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC/MS) de abril de 2015 a julho de 2016; Diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU) do Ministério de Saúde em 2015; Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul em 2014; Diretora das Ações de Saúde (DAS) da SES-RS de 2011 a 2013; Secretária Municipal de Saúde de Porto Alegre (2003-2004); Secretária Municipal de Saúde de Viamão (1998 a 2002) e coordenadora da Politica de Atenção Integral a Saúde Mental da SES-RS (1987-1991). No campo da docência é professora convidada da Maestría en Salud Mental – Universidad Nacional de Córdoba – Argentina e da Residência Integrada de Saúde Mental Coletiva da UFRGS. Na clínica é psicoterapeuta e psicanalista do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA). Foi psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul de 1982-2016. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Saúde Mental Coletiva, atuando principalmente com os seguintes temas: políticas públicas de saúde, gestão de sistemas e serviços de saúde, gestão do cuidado, saúde mental coletiva, reforma psiquiátrica, educação permanente, pedagogia da implicação, integralidade e constituição de redes de atenção a saúde.

Organização: Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde (LAPPACS/UFRGS) e Programas de Residências em Área Profissional da Saúde da UFRGS.

Publicado o primeiro Podcast da Rede Democracia e Participação

A Rede Democracia e Participação publica o primeiro podcast do programa Radar da Participação. O Podcas Democracia e Participação social Número 1 é Sobre Assistência Social e conta com a participação de Luciana Tatatiba, Professora Livre-Docente do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, da Unicamp.

A professora Tatagiba conta sobre a disputa em torno da realização da Conferência Nacional de Assistência e seus desdobramentos até aqui, de forma a lançar luz sobre as resistências ao desmonte no setor. Vale a pena lembrar por que é preciso defender a Assistência Social como política pública e qual o lugar da participação popular nesse processo.

Clique abaixo ou acesse em https://soundcloud.com/democraciaeparticipacao

 

Para conhecer mais sobre a Rede Democracia e Participação, acesse o site:  https://democraciaeparticipacao.com.br

Inclua seu e-mail para receber a newsletter da rede.