Pesquisa

Conselhos Locais de Saúde

Este projeto tem como objetivo principal analisar a estrutura institucional e dinâmica de funcionamento dos Conselhos Locais de Saúde implantados nas Unidades de Saúde de Porto Alegre. Os dados coletados e as análises dos CLS serão comparados com processos participativos desenvolvidos na Região da Emília Romana na Itália. Além de um diagnóstico das ações, dos custos e dos impactos dos CLS para a gestão municipal, interessa-nos investigar o perfil de quem participa, como esses fóruns influenciam o funcionamento das US, seus impactos nas relações entre atores e na gestão em saúde e os problemas identificados na instalação e funcionamento.

Psicopolítica das Fronteiras Estatais

Tem como objetivo investigar a relação entre movimentos sociais e Estado, tomando como foco de problematização as políticas de educação da cidade de Porto Alegre/RS. Busca compreender como as diferentes demandas educacionais e propostas político-pedagógicas forjadas no âmbito dos movimentos sociais são negociadas no interior do órgãos governamentais. A partir das demandas e propostas político-pedagógicas de movimentos sociais, analisaremos modos de subjetivação política e sua elaboração pelos diferentes atores políticos, bem como sua relação com os conceitos de democracia, cidadania e participação. Utiliza métodos qualitativos, tais como análise de documentos, questionário aberto, observação de campo e entrevistas semiestruturadas com gestores públicos, técnicos do governo e militantes de movimentos sociais.

Política Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

Busca descrever e analisar a implementação da Política Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre; Traçar um breve histórico sobre o processo de implementação; Analisa os processos decisórios envolvidos, as instituições, os interesses, os atores e coletivos envolvidos; Identifica as metas e diretrizes que foram priorizadas na construção e desenvolvimento da política; Analisa a estrutura organizacional, as estratégias políticas e técnicas para o estabelecimento das ações e organização dos serviços. Os procedimentos de coleta de dados desta pesquisa são entrevistas, análise de documentos e observação participante.