O que é Diabetes?

14 março, 2017    tags: glicose hemoglobina glicada

 

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizá-la adequadamente. A insulina é o hormônio que o pâncreas produz para carregar a glicose (que obtemos através da alimentação) do sangue para dentro de nossas células.

 

Lá dentro, essa glicose fornecerá energia para nossos órgãos. Quando a glicose acumula na circulação e não entra para nossas células, nossos órgãos podem sofrer algum dano ao longo do tempo.

 

Qual o meu tipo de diabetes?

 

Diabetes Tipo 1

O diabetes tipo 1 é mais comum em crianças e adolescentes, mas pode surgir em adultos também. Ele acontece quando o nosso pâncreas sofre algum ataque do nosso sistema imunológico e pára de produzir insulina. Nestes casos, o tratamento do diabetes obrigatoriamente vai envolver o uso de insulina, além de cuidados com a alimentação e atividade física.

 

Diabetes Tipo 2

O diabetes tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes e ocorre mais em adultos. Ele surge quando o nosso organismo, apesar de produzir insulina, não consegue utilizá-la adequadamente. Sem uma perfeita ação da insulina para transportar a glicose do sangue para as células, o diabetes se instala. O tratamento pode ser feito com medicamentos que melhorem a ação da insulina no organismo, além de dieta e atividade física. Em alguns casos, o uso de insulina também é necessário.

 

Como e por que devemos cuidar do nosso diabetes?

Quando não cuidamos bem do nosso diabetes ao longo dos anos, alguns de nossos órgãos podem sofrer danos. Os principais órgãos em risco são o coração, cérebro, rim, olho, além dos vasos e nervos do nosso corpo. Com o tratamento adequado, eles ficam protegidos. Para isso devemos sempre ficar atentos aos nossos níveis de glicose que se apresentam da seguinte forma:

 

Glicemia capilar

O teste de glicemia capilar (teste do dedo) pode auxiliar na avaliação do diabetes. Converse com seu médico para saber se você deve fazer esse teste e com que frequência. Quando houver suspeita de hipoglicemia (glicose baixa no sangue), este teste deve ser SEMPRE realizado. Para fazer o teste, siga estas dicas:

 

  • Lavar as mãos com água e sabão antes de realizar o teste de glicemia capilar;
  • Manter o seu medidor limpo;
  • Não reutilizar as tiras-testes;
  • Não utilizar tiras-testes vencidas.

 

Hemoglobina glicada

O teste da hemoglobina glicada (HbA1c ou A1c) é um exame de sangue, realizado em laboratório, que irá nos dizer como está o controle do diabetes nas 24 horas do dia dos últimos 3 meses. Este exame identifica o percentual de excesso de glicose no sangue. Pergunte para seu médico qual o seu alvo. Dependendo da idade e das condições de saúde, valores abaixo de 7% a 8,5% podem indicar um bom controle do diabetes.

 

DICAS DE OURO

  1. Proteja seus órgãos: Cuide bem do seu diabetes!
  2. Descubra qual o seu alvo de hemoglobina glicada e peça ajuda à equipe de saúde para atingi-lo.
  3. O diabetes é uma doença séria, mas existe tratamento para todos os tipos de diabetes. Siga o seu tratamento CORRETAMENTE.

Confie na sua equipe!