Monitorização da Glicemia em Casa

24 julho, 2017    tags: DM1 DM2 glicose hipoglicemia tratamento

A monitorização da glicemia em casa é um componente essencial de uma estratégia efetiva para o controle adequado do diabetes e uma das intervenções a serem adotados pelo paciente que compõe o conjunto de novos hábitos de autocuidado. A realização dos testes através de um furinho no dedo e da leitura do monitor com a fita reagente indica a quantidade de açúcar no sangue no momento exato do teste.

Os testes de controle mostram rapidamente um resultado instantâneo e que possibilita tomar decisões quanto ao manejo do diabetes, como por exemplo, calcular a quantidade de alimentos que se deve comer, quanto exercício físico fazer e quanta insulina ou medicamento tomar. Fazer os testes é muito importante para o tratamento do diabetes, especialmente para os pacientes que fazem uso de insulina. Ter as medidas da glicemia possibilita um controle sobre a resposta ao tratamento com insulina, permitindo a realização de ajustes nas doses, além de ser possível observar se as metas dos níveis glicêmicos estão sendo efetivamente atingidas. Pacientes que fazem uso de insulina também podem apresentar quadros de hipoglicemia, quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos demais. Nesses casos, ao apresentar os sintomas de hipoglicemia é muito importante verificar os níveis de glicose para assim poder adotar as medidas necessárias.

Sabemos que dieta, atividade física, estresse e o estado de saúde em geral são fatores que afetam os níveis de glicose no sangue e cada pessoa tem um modo diferente de responder a cada um deles. Por isso existem algumas recomendações de horários e situações especiais a serem realizados os testes de glicemia.

  • Pré-prandial: período antes de uma refeição
  • Pós-prandial: período após uma refeição

A frequência de realização dos testes, como a quantidade de dias na semana e a quantidade de medições por dia, varia individualmente para cada paciente. É muito importante conversar e estabelecer essa frequência com o seu médico, e principalmente, anotar todas as medidas que são feitas com os respectivos horários. Com esses registros, é possível prevenir eventuais episódios de hipoglicemia, ajustar o tratamento e auxiliar ainda no controle do diabetes.