Com que frequência devo me exercitar?

6 maio, 2019    tags: DM1 DM2 exercício físico mexa-se

Não há mais dúvidas em relação aos benefícios da prática regular de atividades físicas para a saúde geral e controle glicêmico de pessoas com diabetes. De forma geral, muitas pessoas valorizam a intensidade da atividade física praticada como um fator determinante para maiores benefícios à saúde. Considerando que se esta não for uma atividade vigorosa os benefícios desejados não serão alcançados.

No entanto, tão importante quanto à intensidade da atividade física é a frequência (número de vezes semana em que se faz atividade física) e a duração de cada sessão. Estudos apontam que a combinação entre frequência e duração das atividades físicas praticadas é tão ou mais importante que a sua intensidade. Informação que se aplica tanto para pessoas saudáveis, como para aqueles com diabetes.

De acordo com o último posicionamento da Associação americana de Diabetes, pessoas com diabetes devem praticar atividades físicas pelo menos três vezes na semana, porém o ideal é que essa prática seja diária. Recomenda-se ainda que não haja intervalos maiores do que dois dias entre cada sessão de exercício. Cada sessão diária de exercício deve contemplar atividades aeróbicas (ex: caminhar, correr, andar de bicicleta) e de força muscular (ex: musculação, exercícios com pesos ou elásticos). Atividades de equilíbrio e flexibilidade também devem fazer parte da rotina de atividade física. Cada sessão de atividade física deve ter pelo menos 30 minutos e, com aumento progressivo, pode-se ter meta uma hora diária de atividades físicas.

Para aqueles que estão iniciando um programa de atividades físicas recomenda-se iniciar com o volume mínimo (30 minutos – 3 vezes na semana) e aumentar progressivamente a frequência e duração das sessões. Essas sessões também podem ser divididas ao longo do dia, especialmente no início. Por exemplo, se você planeja caminhar 30 minutos por dia, essa atividade pode ser fracionada em uma sessão de 15 minutos pela manhã e mais 15 minutos à tarde. Organize sua rotina para ter um dia mais ativo e tenha sempre em mente a seguinte mensagem: “sente-se menos e mova-se mais!”

*Lembre-se de consultar seu médico antes de iniciar uma rotina de atividade física.