Sobre

O projeto Multi tem como objetivo desenvolver uma literatura para todos, por meio de livros acessíveis em multiformatos. Nossa equipe é composta por integrantes de diferentes unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e parcerias com profissionais das áreas de educação e de acessibilidade comunicacional.

O Multi iniciou em 2015 a partir de um curso de extensão sobre “Literatura Infantil para Diversidade: Livros Acessíveis” na Faculdade de Educação (FACED/UFRGS). Em 2016, teve o Projeto de Pesquisa aprovado na Chamada Universal 2016 do CNPq. Neste momento, conta com fomento Fapergs. O Grupo vem desenvolvendo livros em multiformato que contam com texto em tinta com fonte ampliada, Braille, audiodescrição, Comunicação Aumentativa e Alternativa e contação de história em Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Coordenação Prof.ª. Cláudia Freitas
Coordenação adjunta Prof. Eduardo Cardoso.

A equipe é formada por grupo multidisciplinar com docentes e discentes de áreas como Letras, Física, Pedagogia, Biologia, Design Visual e de Produto, bem como consultoria especializada em braille e Libras.

O MULTI é um projeto do NEPIE – Núcleo de Estudos Políticas de Inclusão Escolar, da UFRGS.

Endereço
Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha, Porto Alegre, RS, 90046-900.
Sala 411 – FACED (Prédio 12201)

Horário
Segunda—sexta: 9h–17h

Descrição da imagem: Foto de parte do grupo de pesquisa. Em primeiro plano a direita, Eduardo Cardoso (pesquisador) com cabelos raspados e a esquerda Marilena Assis (pesquisadora e consultora de braille) com cabelos castanhos avermelhados. Ao fundo, contornando a mesa branca, da esquerda para a direita, participantes do grupo em sequência: Cláudia Freitas, morena clara com cabelos escuros. Gabrielle, jovem de cabelos castanhos e longos, bolsista de Iniciação Científica; Vitória, jovem, bolsista de Iniciação Científica, usa óculos e tem cabelos laranja; Cauê, jovem, bolsista de Iniciação Científica e tem o cabelo azul; Isabelle jovem, pesquisadora e bolsista de Iniciação Científica de cabelos castanhos e longos. Mauren pesquisadora de cabelos na altura do ombro. Todos apresentam sorrisos largos. Fim da descrição.