Digite aqui o que deseja procurar

VII Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

VII Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

Entre os dias 21 e 24 de outubro acontece na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS (ESEFID), o VII Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI). A edição deste ano tem como tema “Direitos Indígenas em perspectiva: das políticas indigenistas de Estado ao estado das políticas indigenistas”.

O ENEI é o maior evento indígena de reflexão e mobilização coletiva no cenário nacional no contexto do Ensino Superior. É um espaço pensado e protagonizado por lideranças, estudantes indígenas e não indígenas de graduação, pós-graduação e pesquisadores, cujas territorialidades correspondem ao atual território brasileiro, assim como alteridades indígenas e não indígenas de outros contextos territoriais.

Conforme a comissão organizadora, a proposta do encontro é constituir através de uma abordagem crítica-analítica um panorama do momento histórico em que vivenciam, não como um processo linear ou estático, mas sim, nas suas continuidades e descontinuidades, onde são sujeitos e agentes.

Além disso, o evento tem se constituído como um espaço potente para a reflexão e o exercício de temas caros à universidade, tais como a interculturalidade e a descolonização do paradigma de ensino hoje predominante. Também agrega sentidos à presença indígena no ensino superior, colabora para sua qualificação acadêmica e atuação como sujeito histórico/protagonista junto aos seus coletivos, socializando pesquisas e tecendo reflexões sobre as problemáticas que afetam suas vidas e territórios.

Programação

Segunda-feira | 21/10

7h às 8h – Café da manhã

9h – Recepção / Credenciamento

12h – Almoço

14h – Recepção / Credenciamento

16h – Mesa de abertura ENEI/ Solenidade

18h às 19h30 – Jantar

19h30 – Mesa Temática I: Direitos Originários dos Povos Indígenas entre a cerca e o asfalto.

Terça-feira | 22/10

7h às 8h – Café da manhã

9h – Mesa Temática II: Políticas Indígenas de Educação: Desmonte da Escola à Universidade

12h – Almoço

14h – Mesa Temática III: Políticas de Saúde entre Equidade e Assimetria de poder

18h às 19h30 – Jantar

19h30 – Oficina: A luta e protagonismo da Juventude no Movimento Indígena

Quarta-feira | 23/10

7h às 8h – Café da manhã

9h – Mesa Temática IV: Epistemologia da Terra: os Território Indígena são milenarmente Agroecológico?

12h – Almoço

14h – Ato Político

18h às 19h30 – Jantar

19h30 – Noite Cultural

Quinta-feira | 24/10

7h às 8h – Café da manhã

9h – Mesa Temática V: Mulheres Indígenas: Fortalecimento das teias do Cuidado a proteção no território e Espírito

12h – Almoço

14h – Apresentação de trabalhos – GTs

15h – Debate/Jornal UFRGS

18h às 19h30 – Jantar

19h30 – Escolha dos Cursos – PSI | Plenária Final

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support