EDUCATIVO


Educativo

 

Conta Mais

 

Caixas Educativas

 

O Setor sócio-educativo-cultural do Museu da UFRGS propõe e executa ações didáticas de apoio às exposições e referentes ao acervo. Além disto, planeja ações que procuram atender às demandas de informação, educação não-formal e lazer da comunidade interna e externa à UFRGS. Por meio de parcerias com as diversas unidades de ensino da Universidade, o setor educativo enfatiza a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão ao proporcionar estágios e monitorias com o intuito de aproximar a atuação de estudantes da UFRGS junto aos diferentes setores do Museu.

Mediação

Ao visitar os espaços expositivos do Museu, o público pode contar com mediação realizada por estudantes de diferentes cursos da Universidade. Por meio de uma visão interdisciplinar, os acadêmicos colaboram para uma experiência completa de visitação, aliando aprendizado, pesquisa, contemplação e lazer. A equipe do setor educativo está à disposição para planejar e orientar aspectos referentes à visitação.

Catálogos

Os catálogos e publicações reproduzem a exposição, ampliando e aprofundando o conteúdo, com o cuidado de constituir-se como uma ferramenta pedagógica. Esses materiais são distribuídos gratuitamente para as escolas que visitam a exposição, para as bibliotecas setoriais da UFRGS e para outras instituições de ensino superior.

Formação para Educadores

Com o objetivo de auxiliar o educador para melhor aproveitamento da visita com seus alunos no Museu da UFRGS são oferecidos seminários, palestras, oficinas e cursos de formação para a comunidade. Essas ações apresentam conteúdos complementares e recursos didático-pedagógicos para o ensino dos temas apresentados na exposição.

Estágios Curriculares

O Museu da UFRGS tem como proposta contribuir com a formação de acadêmicos, nos níveis de graduação e pós-graduação da Universidade. Para tanto, tem sido local de investigação, visitas técnicas, estágios curriculares e voluntários de diferentes áreas, além de espaço para atuação por meio de bolsas de pesquisa e extensão.