ACERVO


Sobre o Acervo

Pesquisa

Projetos

O acervo do Museu da UFRGS é composto por fotos, documentos e objetos tridimensionais, que remetem à história, à memória e à identidade da UFRGS e da cidade de Porto Alegre. Além disso, a cada exposição, um novo acervo é gerado e documentado. Em geral, esses materiais são originários da antiga Comissão de História da UFRGS, da Secretaria de Comunicação Social da Universidade e por doações sobre a história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

As coleções do acervo possuem cerca de 10.000 imagens catalogadas relativas à história da UFRGS, de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Entre as sub-coleções, registram-se documentos doados pela Comissão de História da UFRGS, que compreendem, por exemplo, a origem da Faculdade de Filosofia, a coleção completa da revista EGATEA da Escola de Engenharia, assim como o testemunho documental de 100 anos do CEUE – Centro de Estudantes Universitários de Engenharia.

Ademais, a coleção tridimensional de artefatos históricos possui instrumentos científicos, equipamentos, materiais didáticos e objetos variados, testemunhos das práticas de ensino, pesquisa, extensão e administração da UFRGS. Outra coleção de suma importância para a história da Universidade é o Acervo das Alices com o Atelier das artistas plásticas Alice Soares e Alice Brueggman, que soma cerca de 512 obras de arte.  Com a mudança para a nova sede do museu,
foi incorporado ao acervo, uma coleção de vidraria pertencente ao antigo Laboratório de Cortumes e Tanantes.

METODOLOGIA

O trabalho de classificação, catalogação e registro do acervo do Museu da UFRGS está em continua atualização, principalmente, devido ao fato de que algumas coleções estão em constante crescimento, como a documentação histórica e os materiais gerados por exposições, mostras e ações culturais.

Seguindo orientações museológicas adequadas ao acervo deste museu, o mesmo foi organizado em coleções: 1) Acervo Fotográfico; 2) Acervo Documental; 3) Acervo Tridimensional.

Este acervo constitui-se em fonte de pesquisa gratuita para a comunidade universitária e para a sociedade em geral. Toda investigação é assessorada pela equipe técnica do Museu da UFRGS.