Digite aqui o que deseja procurar

Ciclo de debates “Imagens em movimento” exibe filmes sobre esporte

Ciclo de debates “Imagens em movimento” exibe filmes sobre esporte

Na próxima quinta-feira, 29, no Museu da UFRGS, às 17h30, acontece a primeira sessão do Ciclo de Debates “Imagens em Movimento” com a exibição do documentário Stella Walsh, que retrata a trajetória de vida da atleta Stella Walsh, uma importante corredora polonesa campeã mundial dos 100 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932. Após a exibição, haverá debate com a participação do professor Wagner Xavier Camargo (UFSCAR) que pretende refletir sobre casos de intersexo no esporte.

Promovido pelo Museu da UFRGS e o Centro de Memória do Esporte (ESEFID), o Ciclo de Debates irá exibir 7 filmes nacionais e internacionais na última quinta-feira de cada mês até novembro de 2017, com o objetivo de problematizar e provocar uma reflexão crítica sobre o esporte e suas diferentes manifestações: lazer, alto rendimento, saúde e bem-estar. Após cada sessão, haverá debate entre o público e pesquisadores convidados, a partir do que a exibição suscitou de questões sobre o esporte.

A programação completa inclui:

  • 29/06/2017 – Stella Walsh: um documentário

Direção: Rob Lucas, USA, 55 min. 2013.

Sinopse: O documentário conta a trajetória de vida de Stella Walsh, uma importante corredora polonesa naturalizada norte-americana, campeã mundial dos 100 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Verão de Los Angeles, 1932. O documentário centra-se no escândalo originado a partir da autópsia da atleta realizada em 1980, após um latrocínio em um supermercado de Cleveland, que a vitimou fatalmente. Homem ou mulher? A dúvida evocada pelas autoridades deu origem a um dos mais famosos casos de hiperandroginismo da história do esporte.

  • 27/07/2017 – Capoeira em Cena

Direção: Marcio Queiroz e Ricardo Ottoni, 51 min. 2013.

Sinopse: O filme conta com o relato de diversos mestres como Canjiquinha, Waldemar, João Pequeno, João Grande, Moraes, Vermelho 27, Itapuã, que revivem  histórias sobre a capoeira nacional e suas experiências pessoais.

  • 31/08/2017 – Série A copa passou por aqui

Como se vive, como se torce

Direção: Davi Pretto, 15 min. 2014.

Sinopse: O episódio mostra a comoção e detalhes de um dia de diferentes pessoas para assistir um jogo da seleção brasileira, observando as peculiaridades e o fio invisível que os une.

Depois da Avenida

Direção: Vicente Moreno, 15 min. 2014.

Sinopse: Evidencia o impacto da Copa do Mundo sob uma humilde comunidade vizinha ao estádio Beira-Rio em Porto Alegre. Sem acesso ao grande evento, os moradores da Vila Gaúcha encontram outras formas de preencher suas vidas.

  • 28/09/2017 – Munique 1972 – Um dia em Setembro

Direção: Kevin Macdonald, 94 min. 1999.

Sinopse: Reconstituição do atentado terrorista que chocou o mundo no início dos anos 1970: Em Munique, durante os Jogos Olímpicos de 1972, 8 terroristas palestinos fazem 11 atletas da delegação israelense como reféns. Através de imagens de arquivo, depoimentos de parentes das vítimas, de autoridades e políticos alemães e do depoimento inédito do único terrorista sobrevivente, o diretor mostra os detalhes deste trágico evento histórico.

  • 26/10/2017 – Campo de Jogo

Direção: Eryk Rocha, 71 min. 2015.

Sinopse: O filme apresenta o espaço do futebol no cotidiano de jovens da periferia. Em um campeonato de comunidades do Rio de Janeiro, o campo torna-se um lugar místico, para onde se transportam os dramas da vida real.

  • 30/11/2017 – Fora de Jogo

Direção: Jafar Panahi, 93 min. 2006.

Sinopse: O premiado diretor mostra o universo feminino dentro do futebol, ilustrado pela história de uma garota que tem o sonho de ver no estádio o jogo entre Irã e Barein, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Alemanha. A entrada de mulheres no estádio, porém, é terminantemente proibida no território iraniano. Por essa razão, a garota tenta, por meio de vários disfarces, passar pela polícia e realizar o impossível em seu país.

 

Todas as sessões do Ciclo tem entrada franca e não será necessária inscrição prévia. Essa programação integra as atividades educativas da exposição “Paisagens da memória: cidade e corpos em movimento”, aberta para visitação no Museu da UFRGS de segunda a sexta-feira, das 08 às 20h e aos sábados, das 09h às 13h.

Para servidores técnicos e docentes da UFRGS, as inscrições podem ser realizadas pelo Portal do servidor e as horas de participação podem ser utilizadas para progressão funcional.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support