
Faculdade de Veterinária
Se você mora em Porto Alegre ou nas proximidades, já deve ter atravessado a Avenida Bento Gonçalves para escapar ao litoral Norte, ir para Viamão ou mesmo para ter aulas no Campus do Vale. Descobrindo a UFRGS de hoje atravessa a Bento Gonçalves para trazer alguns registros da Faculdade de Veterinária.
Ainda no tempo que “isso aqui era tudo mato” (referindo-se a zona leste de Porto Alegre, envolvida, de fato, por hectares de Mata Atlântica) foi fundado, em 1910, o Instituto de Agronomia e Veterinária, ligado a Escola de Engenharia, com sua sede própria inaugurada em 1913. O Instituto (imagem 1), instalado nos antigos limites da capital gaúcha, localizado nas estradas do Caminho do Meio e a do Mato Grosso (atuais Avs. Protásio Alves e Bento Gonçalves, respectivamente), foi fundamental para o desenvolvimento dessa área: o local contava com pouca habitação e nenhum transporte público, o qual irradiava do centro da cidade apenas até o Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Em 1956, foi construído o Hospital de Clínicas Veterinárias (Imagem do topo e imagem 2), considerado um marco na história do curso, reforçando seu antigo desejo de autonomia institucional. E esse processo longo de separação de outras áreas se concretizou em 1971, com a criação da Faculdade de Medicina Veterinária (imagem 3). A Faculdade de Veterinária e outros cursos da UFRGS instalados na região integraram-se à paisagem da cidade, estimulando a criação de caminhos, ruas e avenidas e até mesmo inspirando o nome do bairro onde estão localizados, o Agronomia.
Gostou de saber essas curiosidades sobre a Faculdade de Veterinária da UFRGS? Continue com a gente e descubra novas histórias. Até a próxima!
Sobre as imagens (Acervo do Museu da UFRGS)
- Aula prática de equinos com os alunos do Instituto de Agronomia e Veterinária, embrião da futura Faculdade de Veterinária, 1913 (aprox.).
- Fachada do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS. Fotografia: Assessoria de Imprensa da UFRGS, 16.01.1981.
- Fachada do prédio principal da Faculdade de Veterinária. Fotógrafo: Resquim, 15.01.1974.
Referências
CERCINÁ, Marilía. “Você sabia que a UFRGS tem uma unidade de conservação ” Salão de Extensão (08. : 2007 : Porto Alegre, RS). Caderno de resumos. Porto Alegre : UFRGS/PROREXT, 2007.
GERMINIANI, Clotilde de Lourdes Branco. “A História da medicina veterinária no Brasil”.
MANSAN, Jaime Valim. “AFASTAMENTOS SUMÁRIOS DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR (1964 e 1969) Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UFRGS. Porto Alegre, 2009.

Imagem 1 
Imagem 2 
Imagem 3


