Sorteio do catálogo “Alan Turing: legados para a computação e para a humanidade” – Regulamento completo


Na esteira das comemorações de seus 35 anos, o Museu da UFRGS está promovendo o sorteio de exemplares do catálogo “Alan Turing: legados para a computação e para a humanidade”.

Acompanhando o anúncio realizado pelo Banco Central da Inglaterra, na última segunda-feira (15/7), de que Alan Turing passará a estampar a nota de 50 libras, o Museu da UFRGS convida o público a conhecer mais sobre a vida e o legado desse importante matemático a partir do catálogo “Alan Turing: legados para a computação e para a humanidade”.

Fruto da exposição de mesmo nome, realizada em 2012 no Museu da UFRGS em parceria com o Instituto de Informática e o Consulado Britânico/SP, o catálogo apresenta a trajetória de Turing e convida o leitor a conhecer e refletir sobre o papel e impacto das transformações tecnológicas propiciadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Considerado um dos pais da Computação, o cientista britânico foi um dos primeiros a vislumbrar a possibilidade de que as máquinas poderiam se tornar inteligentes e criou um modelo matemático teórico para o computador universal. O invento é conhecido como Máquina de Turing e serviu de base para a moderna Computação. Além da contribuição acadêmica, Alan Turing teve forte contribuição na Segunda guerra Mundial, trabalhando de forma fundamental para que os aliados pudessem interpretar as mensagens criptografadas das máquinas Enigma, utilizadas para a comunicação dos nazistas. Poucos anos depois da guerra, Turing foi vítima de perseguição, sendo criminalizado, banido do serviço público britânico e obrigado a fazer uma castração química devido à sua homossexualidade. Faleceu de forma trágica, cometendo suicídio em 1954.

Para saber mais sobre Alan Turing e suas importantes contribuições, participe do sorteio e concorra a um dos 30 exemplares do catálogo até 01/08/2019.

Regulamento Completo:

Como posso participar do sorteio dos catálogos?

Você deve seguir os seguintes passos: 1) Curtir a nossa página no Facebook e/ou Instagram; 2) Curtir a publicação oficial do sorteio; 3) Marcar três amigos nos comentários. Seguindo os passos de 1 a 3, você estará automaticamente incluído(a) no sorteio. IMPORTANTE: A data limite para participar do sorteio é 01 de agosto de 2019 (terça-feira). Serão consideradas inscritas no sorteio todas as pessoas que tenham seguido todos os passos descritos neste parágrafo até essa data.

Como será a premiação?

Receberão um exemplar do catálogo “Alan Turing: legados para a computação e para a humanidade” os 15 (QUINZE) participantes sorteados no Facebook e os 15 (QUINZE) participantes sorteados no Instagram. Os ganhadores da promoção serão conhecidos por publicação nas página do Museu da UFRGS no Facebook e no Instagram, na qual constarão as orientações para recebimento do catálogo. Cada participante poderá ganhar apenas um exemplar do catálogo. 

Quando será o sorteio?

O sorteio ocorrerá até o dia 6 de agosto de 2019 (terça-feira), e terá seu resultado divulgado na página do Museu da UFRGS no Facebook e no Instagram.