Russo

Привет!   Пока!...

Esta é a página do Curso de Língua Russa do NELE. Tem curiosidade sobre o que está escrito acima? Começou bem ao aprender que “Привет” quer dizer “oi” em russo e se pronuncia como “priviêt” e “Пока” quer dizer “tchau” em russo e se pronuncia como “paka” Acha essas letras estranhas? O motivo disso é que os russos usam o alfabeto cirílico em vez do nosso sistema latino de escrita. Criado no século IX pelos missionários Cirilo e Metódico ao traduzirem a Bíblia para os povos eslávicos, o cirílico é usado por diversas línguas dentro e fora da Europa. A própria língua russa é usada como língua comum entre países da Europa e da Ásia, sendo oficial na Rússia, em Belarus, no Cazaquistão e no Quirguistão. Além dos 150 milhões de falantes na Rússia, o russo é falado por cerca de 260 milhões de pessoas, o que coloca a língua entre as dez mais faladas no mundo. A grande quantidade de usuários do russo se deve, em grande parte, ao Império Russo e a União Soviética, que conquistaram extensões de terras e espalharam sua língua e cultura.

POR QUE APRENDER RUSSO?

Algumas respostas incluem o prestígio que o russo tem hoje nas relações internacionais por ser uma das seis línguas oficiais da ONU. A língua russa é a segunda mais utilizada na internet, depois do inglês, devido ao desenvolvimento tecnológico e científico da Rússia. Para dar um exemplo, o soviético Iuri Gangarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço. Se você se interessa por informática ou medicina, aprenderá muito conversando com falantes de russo ou lendo materiais na língua. A Rússia conta com algumas das melhores universidades para fazer intercâmbio e tem recebido diversos estudantes brasileiros nos últimos 50 anos.

A Rússia também é famosa por sua cultura, que encanta pessoas do mundo todo. Os clássicos de Dostoievski, Tolstói, Púchkin, Tchékhov e Gógol estão entre as grandes obras da literatura universal. A literatura russa, em particular, inspirou diversos escritores e artistas do cenário cultural brasileiro. Atualmente, há um fenômeno de tradução de literatura russa no Brasil, com novos títulos sendo lançados no mercado e apreciados pelos leitores. A música é outro elemento importante na cultura russa. As composições de Tchaikovsky são parte de espetáculos teatrais até hoje, e a música contemporânea russa tem ganhado popularidade fora dos países de língua russa devido ao acesso pela internet. O balé russo, conhecido por meio do Teatro Bolshói (“grande” em russo) de Moscou, é inclusive ensinado no Brasil, que tem a única extensão estrangeira do Bolshói, no estado de Santa Catarina.

Além das artes, os russos são famosos nos esportes, com atletas renomados como Maria Sharapova no tênis. A culinária russa não fica para trás. Sabia que o estrogonofe, prato comum nos bifês, é de origem russa? A vodca é a bebida alcoólica nacional dos russos, assim como a cachaça é para os brasileiros. É na Rússia, também, onde ficam os maiores templos da Igreja Cristã Ortodoxa, que conta com 250 milhões de fiéis pelo mundo. Em Porto Alegre, a fé russa tem como principal local de encontro a Igreja Ortodoxa de São Sérgio de Radonej, no bairro Santa Maria Goretti. Apesar da predominância da Igreja Ortodoxa, os russos convivem bem com outras religiões. O país conta com repúblicas autônomas, “países dentro do país”, que possuem suas próprias religiões majoritárias.

Esses foram apenas exemplos de quão diversificado é o “mundo russo”. Se você tem interesse em estudar, trabalhar ou fazer turismo na Rússia ou apenas em conhecer e aprender uma nova língua, o NELE é o lugar perfeito para iniciar a ler, escrever, falar e ouvir em russo.

(Texto escrito por Lucas Souza, bacharelando do Curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Confira o EDITAL: INSCRIÇÕES SORTEIO DE VAGAS NELE – Alunos novos e antigos

X