Normas de Funcionamento

– Cadastro

É necessário preencher formulário de identificação para acessar os documentos. O usuário pode preenchê-lo no NPH antes da consulta ou enviá-lo previamente preenchido pelo site.

Clique aqui para preencher o Formulário de Identificação do Usuário.

– Acesso aos Documentos

O acesso ao acervo documental é público e gratuito. O usuário pode antecipar sua pesquisa consultando os catálogos dos fundos e coleções disponíveis na aba “Acervo”. Para conjuntos documentais ainda sem catálogo online, é possível contar com o auxílio da equipe do NPH por e-mail, telefone ou presencialmente.

– Sala de Consulta

O usuário deve guardar seus pertences pessoais em local indicado pela equipe do NPH e portar somente o necessário para realizar sua pesquisa (papel, lápis, notebook, tablet e máquina fotográfica sem uso de flash).

Nas salas de consulta, o NPH disponibiliza três terminais de computadores, duas leitoras digitalizadoras de microfilmes e microfichas, um terminal de computador conectado a scanner e um reprodutor de fita cassete. Também estão disponíveis instrumentos de pesquisa em papel (inventários e catálogos) que auxiliam a localizar os documentos desejados.

Procedimentos básicos de conservação de documentos devem ser observados nas salas de consulta, como uso de máscaras e luvas.

– Reprodução de Documentos

A reprodução de documentos é permitida mediante preenchimento de termo de responsabilidade de uso e conhecimento da legislação em vigor, na qual o usuário declara estar ciente que a utilização indevida dos documentos incorre na Lei de Diretos Autorais (nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998) ficando, portanto, sujeito às penalidades nela previstas. Dependendo do documento, poderá ser necessária a autorização expressa do(s) depoente(s) ou herdeiro(s). O pesquisador também precisa se comprometer a dar o crédito institucional para o Núcleo de Pesquisa em História da UFRGS.