quem somos nós

O Núcleo de Porto Alegre do Observatório das Metrópoles está sediado no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É constituído por pesquisadores vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), à Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS), à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e à organização CDES Direitos Humanos. Sua experiência de realização de pesquisas em rede sobre a temática urbana e metropolitana vem se consolidando ao longo dos últimos dez anos.

O núcleo gaúcho do Observatório das Metrópoles teve origem no Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos (NERU), da FEE/RS, que desde o final da década de 1990 é vinculado à Rede Observatório das Metrópoles IPPUR/FASE. Posteriormente foram estabelecidas parcerias acadêmicas com Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Sociologia (2002), Geografia (2004) e Planejamento Urbano e Regional – PROPUR (2005). Em 2011, passaram a integrar o Núcleo pesquisadores vinculados ao Bacharelado de Políticas Públicas e ao Grupo de extensão de Saúde Urbana do Departamento de Medicina Social, ambos da UFRGS.

Em 2012 o Núcleo conquistou a aprovação do projeto “Estruturação territorial, dinâmica socioespacial e governança: Efeitos sociais e processos de transformação nas Aglomerações Urbanas do Rio Grande do Sul (1991/2010)” no Edital PRONEM FAPERGS 2011, o que representou reconhecimento e capacidade de sustentabilidade para a pesquisa e publicações durante três anos.

Um importante passo para o Núcleo foi o ingresso no Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA/UFRGS), em 2012. Em 2014 o Núcleo foi reconhecido como Rede Interinstitucional e Multidisciplinar de Pesquisa (RIMP) do ILEA. A partir desse momento consolidou-se a institucionalização acadêmica do trabalho multidisciplinar e interinstitucional em torno da questão urbana e metropolitana.

Nos últimos anos o Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles vem desenvolvendo parcerias com outras universidades do interior do RS (Núcleo de Análises Urbanas – NAU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG), com a ONG CDES Direitos Humanos e com a Escola Superior do Ministério Público do RS (FMP-RS), atuando também ao lado dos movimentos sociais urbanos e em entidades de luta pelo direito à cidade na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, como no Fórum Estadual de Reforma Urbana (FERU/RS) o Coletivo A Cidade que Queremos, que discute, em uma visão crítica, o planejamento e a gestão urbana da cidade de Porto Alegre.

Em 2016 o Grupo de Pesquisa em Economia Urbana e Direito à Moradia, hoje Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia Urbana (NEPEU) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS passou a integrar o Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre. E em 2017 integraram-se ao Núcleo pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle (Canoas, Região Metropolitana).

Atualmente, os projetos de pesquisa realizados pelo Núcleo se inserem no conjunto de temáticas e linhas do Projeto “AS METRÓPOLES E O DIREITO À CIDADE: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano – Programa de pesquisa da Rede Observatório das Metrópoles 2015-2020” apresentado para o Edital do INCT/CNPq de 2014.

O trabalho do Observatório das Metrópoles

notícias e eventos

RODA DE CONVERSA NA FEE

Retomando as atividades do Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre no ano de 2018 convidamos os interessados para uma “roda de conversa” sobre as políticas de habitação popular no Brasil e no …