Observatório Educativo Itinerante (OEI) visa a levar a Astronomia ao alcance dos professores de ensino médio e fundamental da rede pública e privada do estado do Rio Grande do Sul.

O projeto do OEI foi idealizado e inicialmente coordenado pelo professor Dr. Horácio Dottori, que foi também diretor do Observatório Astronômico da UFRGS e é membro do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS (IF-UFRGS).

Este projeto foi inicialmente financiado pela Fundação  Vitae, cujo apoio possibilitou a compra dos equipamentos e da camionete que faz do OEI um projeto educativo móvel.

Os Aventureiros do Universo colaboram com os educadores e educadoras da Educação Básica. Nossa missão é proporcionar aos jovens a reflexão sobre o lugar que ocupam em sua comunidade e na sociedade, tanto no tempo quanto no espaço, a partir da compreensão de que, assim como o nosso conhecimento, o Universo está em constante transformação. E nessa interação com a escola básica buscamos também provocar desacomodações com relação a docência. Queremos, assim, promover a reflexão sobre como se estabelecem os processos de aprendizagem, e nessa perspectiva constituir  educadores(as) reflexivos na perspectiva de que ensinar não se configura, tão somente, enquanto transmissão de conhecimento.

Uma ideia sobre “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *