Os cursos

OEI e Aventureiros

Atualmente o OEI auxilia o Planetário na confecção do curso Planetário EAD, voltado para professores da Educação Básica. Tambem mantemos os cursos tradicionais presencias:

A execução dos cursos do OEI naturalmente envolve gastos com transporte, combustível, mão de obra, hospedagem, etc. Temos tido grande apoio de fundações (como a Vitae) e agências governamentais de fomento (CNPq, FAPERGS), o que vem facilitando este trabalho. Ainda assim, faz-se necessária a cobrança de inscrições dos interessados em participar dos nossos cursos e o uso racionalizado dos nossos recursos. Com isso em mente, o OEI promove cursos para um mínimo de 20 participantes em uma dada cidade ou região. Estes cursos atualmente existem em duas formas básicas:
1) cursos presenciais: podem ser completos ou compactos; cursos completos têm carga horária de 45 horas-aula divididas em pelo menos 4 dias (em geral, dois finais de semana); os cursos compactos duram 25 horas-aula (em geral, num único final de semana).
2) cursos semi-presenciais: uma lista de alunos, juntamente com suas inscrições, nos é enviada pelo correio; feito isso habilitamos usuários e senhas aos participantes, que terão 60 dias para realizar o pré-teste, estudar os conteúdos do hipertexto on-line, respondendo aos exercícios propostos. Finalizado este período, agendamos um final de semana para conclusão do curso em forma presencial, com experimentos de Física e Astronomia e observações.

  • Filosofia do Curso: Introduzir a Astronomia aos professores de ensino médio e fundamental de uma maneira atraente, através de recursos observacionais (telescópio), audiovisuais e de multimídia. Ao final do curso espera-se que o professor seja capaz de usar a Astronomia como forma de enriquecer as suas aulas com exemplos astronômicos.

  • Corpo Discente: O Curso OEI é destinado preferencialmente a professores de ensino médio das disciplinas de Física, Matemática e Geografia. Isso por acreditarmos que a inserção da Astronomia nos conteúdos dessas disciplinas é mais direta do que em outras.

O curso se divide basicamente em duas partes:

1.Teórica, a ser desenvolvida no turno diurno e que é composta por três grandes tópicos:

a)Sistema Solar

b) Estrelas

c) Galáxias e o Universo;

2. Prática ou observacional, realizada durante o dia (experiências de Física) e em turno noturno, com a observação do céu, com reconhecimento de constelações e visualização em binóculos e no Telescópio Meade de 12”  de objetos celestes discutidos nas aulas teóricas.

PARTE TEÓRICA:

1. Sistema Solar: formação do sistema solar, planetologia comparada, sistema Terra-Lua-Sol (translação, rotação, estações do ano, calendários, eclipses solares e lunares, efeito de maré),  leis físicas que regem o movimento dos planetas (Leis de Kepler e de Gravitação).

2. Estrelas: constelações, sistemas de coordenadas astronômicas, Sol (fonte de energia e estrutura interna), paralaxe, fotometria, espectroscopia, sistemas estelares (estrelas binárias, aglomerados e associações), formação estelar e evolução estelar.

3. Galáxias e o Universo: Escalas de tamanho e distância no Universo, radiações eletromagnéticas, Via Láctea e seus componentes, populações estelares em galáxias, meio interestelar, Lei de Hubble, formação de galáxias, classificação morfológica de galáxias, colisões entre galáxias, galáxias de núcleo ativo, grupos e aglomerados de galáxias, superaglomerados de galáxias e universo em larga escala.

PARTE OBSERVACIONAL:

Com o uso do telescópio MEADE de 12″ e de binóculos serão mostrados diferentes objetos celestes que compõem o nosso Universo: estrelas, estrelas binárias, aglomerados abertos e globulares, nebulosas de emissão (Região HII), nebulosas escuras e galáxias próximas. Será realizado também um trabalho de identificação das constelações através de cartas celestes.