Histórico

OEI e Aventureiros

O Projeto Aventureiros do Universo originou-se a partir da experiência de execução das atividades dos Laboratórios Didáticos, da disciplina de Ensino de Astronomia do curso de licenciatura em Física da UFRGS; na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana de Porto Alegre. O Laboratório consiste em aulas planejadas e ministradas pelos e para os discentes da disciplina, sob orientação docente, abordando tópicos de Astronomia voltados a Educação Básica. 

No segundo semestre de 2011 foi proposto aos discentes que ministrassem as aulas para uma turma do primeiro ciclo desta escola que se localiza numa das regiões com o menor índice de desenvolvimento humano (IDH) do município. A turma era composta de 15 alunos entre 9 e 13 anos ainda em processo de alfabetização e com dificuldades cognitivas e/ou psicossociais. Cinco discentes aceitaram o desafio. Após observação da turma e interação com as duas professoras responsáveis pela mesma, foram definidos os tópicos a serem abordados ao longo de duas manhãs. Concluiu-se pela necessidade de proporcionar ao grupo o contato com uma nova perspectiva em relação ao seu universo local e possibilidades pessoais (seu lugar no mundo). Sendo assim, o objetivo da primeira manhã foi o de realizar uma viagem ao Universo, trabalhando os conceitos e noções de (i) localização espacial (escola, bairro, cidade, Estado, pais, planeta, Sistema Solar e Galáxia); (ii) características do Sistema Solar. No que diz respeito a localização espacial, foi dado especial destaque a noção de “o que está contido no que”, já que para estes estudantes a Restinga, local em que moram, e Porto Alegre, são lugares distintos. Os principais recursos didáticos utilizados foram vídeos com material concreto (imagens astronômicas e caixas de diversos tamanhos, planetas de isopor, mapas e globos terrestres). 

As atividades geraram intenso debate, inúmeras perguntas, além de novas inquietações que foram direcionando as novas abordagens. Destacamos entre elas
a) a Restinga é menor que Porto Alegre!?!!;
b) É possível viajar para longe sem sair do lugar?;
c) O Sol é uma estrela!!?;
d) Se formos até o Sol ficamos que nem um Peru assado?
e) O que tem depois das estrelas?
f) O que é uma Universidade?
Todo o material utilizado ficou com a professora regente da turma, para que ela pudesse dar continuidade ao trabalho com os conceitos explorados durante essa aula. A partir deste primeiro contato planejou-se o segundo, que ocorreu um mês depois. Do conjunto destas experiências resultou o convite da escola para que um projeto mais amplo fosse desenvolvido, ao longo de 2012, envolvendo toda a escola. Assim surgiu o programa de ex
tensão “Aventureiros do Universo: Universidade + Escola trilhando juntos novos caminhos”.

No ano de 2013 os “Aventureiros” estabeleceram novas colaborações. Neste ano trabalhamos com a EMEF Vila Monte Cristo e com o Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca. 

Para um histórico por ano: