orcalab – organização e representação do conhecimento abordagem linguísticas em Arquivos e Bibliotecas

Pagina do ORCALAB
PPGCIN

Bem vindos a página do Grupo de Pesquisa em Organização e Representação do Conhecimento.

Confira nossa agenda

Devido a pandemia o calendário de reuniões acabou sendo suspenso, mas nossa intenção é voltar regularmente a partir de novembro/2020. Com reuniões virtuais. 

Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo ORCALAB estão relacionados a organização  e representação do conhecimento e da informação e a discussão de seus aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos, além de  buscar trabalhar com teorias relacionadas a linguistica nos  mais variados contextos, mas especialmente nas ambiências dos arquivos e bibliotecas (Físicas e Digitais).

Nossos membros

Thiago Henrique Bragato Barros

Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS e UFPA. Pós Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasilia (2018-2019). Líder do Grupo de Pesquisa ORCALAB. Pesquisador em grupos de pesquisa da UNB , UFPA e UFRGS. Coordenador do GT2 da ANCIB (2018-2020). Presidente eleito da International Society for Knowledge Organization (2020-2024). Membro do Scientific Advisory Council da ISKO- Internacional. Tem experiência na área de Arquivologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagens linguísticas em Ciência da informação e Representação e Organização do Conhecimento. 

Rita do Carmo Ferreira Laipelt

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS. Coordenadora da Comissão de Graduação do Curso de Biblioteconomia (COMGRAD/BIB) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Comunicação Científica da UFRGS com atuação na linha de Estudos em Organização do Conhecimento. Membro associado da ISKO-BRASIL (Sociedade Brasileira de Organização do Conhecimento). Líder do grupo de pesquisa Organização e Representação do conhecimento abordagens linguísticas em arquivos e bibliotecas – ORCALAB. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia nos seguintes temas: Representação do Conhecimento, Sistemas de Organização do Conhecimento (SKOS), Terminologia, Web Semântica, Ontologias, Folksonomia, Telecentros Comunitários, Inclusão Digital, Acesso à Informação. Os temas de pesquisas atuais envolvem o estudo e aplicação da Terminologia na Ciência da Informação, Teoria do Conceito, Teoria da Classificação Facetada, Relações Semânticas entre termos, Sistemas de Organização do Conhecimento (SKOS), Elaboração de Tesauros, Recuperação da Informação, Análise de Logs. 

Confira informações e divulgação cientifica no contexto da organização do conhecimento e da Ciência da Informação

Keynote Speaker 3º Feisc

CHAMADA PARA TRABALHOS FEISC/PPGCIN

submissão aqui e template aqui

XIX Jornada Sul Rio-Grandense de Biblioteconomia

A Jornada acontecerá de 5 a 9 de outubro de 2020 totalmente on-line e contará …