2º dia do FEISC na FABICO

O dia 9 de novembro marcou o 2º dia do Fórum de Estudos em Informação, Sociedade e Ciência na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Informação.

Neste dia o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) foi apresentado à toda comunidade, com exposição dos grupos e linhas de pesquisa, área de concentração, bem como temáticas de interesse e projetos dos professores.

Ao final da manhã houve a palestra do Prof. Dr. Vinícius Kern, da Universidade Federal de Santa Catarina, abordando o tema Curadoria de informação na Wikipédia: lições para a comunicação científica.

O 2º dia do FEISC pode ser conferido no vídeo abaixo.

Oficina FEISC 2018 – Apresentação PPGCIN (Apresentação PDF)

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

1º dia do FEISC na FABICO

Aconteceu no dia 08 de novembro de 2018 o lançamento do repositório institucional da Extensão Rural Gaucha (Emater/RS-Ascar) no auditório 2 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

O evento contou com a participação do presidente da Emater, Iberê de Mesquita Orsi e da Diretora da FABICO, Profa. Dra. Karla Maria Müller entre outras autoridades.

O evento foi transmitido ao vivo e pela equipe da Rede Multivídeos da SEAD-UFRGS e está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=1vEI-26sxs8&t=2s

No período da tarde os futuros candidatos ao mestrado do PPGCIN participaram da oficina de projetos, nesta foram apresentadas as linhas de pesquisa e a área de concentração do programa, os docentes orientadores e os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos.

> Oficina FEISC 2018 – Oficina Projetos (apresentação PDF)

 

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Lançado Edital do Processo Seletivo 2019/1

Acesse a página do Edital do Processo Seletivo 2019/1!

Publicado em Edital de seleção, PPGCIN | Com a tag | Deixe um comentário

1º fórum de estudos em Informação, sociedade e ciência

O recém criado Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFRGS (PPGCIN) está promovendo no dias 08 e 09 de novembro o primeiro fórum de estudos em informação, sociedade e ciência.

O evento tem com objetivo promover as discussões sobre temas relacionados as linhas de pesquisa do PPGCIN. O evento é aberto a toda comunidade, mas principalmente aos que tem interesse na Pós-graduação, mestrado acadêmico na área de Ciência da Informação, que atende as áreas de arquivologia e biblioteconomia.

No fórum será lançado o edital de seleção para 2019/1. Também serão realizados oficinas de metodologia para que os interessados possam discutir seus temas com os professores das linhas. Haverá uma breve apresentação dos docentes do PPGCIN sobre os temas de interesse e exposição das pesquisas que estão sendo realizadas no PPGCIN.

E o evento será encerrado com a palestra do Prof. Dr. Vinícius Kern da UFSC abordando o tema de Curadoria de informação na Wikipédia: lições para a comunicação científica.

Transmissão ao vivo

 

 

 

veja a programação

PPGCIN

Para maiores informações acompanhe a página do evento em: https://www.ufrgs.br/ppgcin/feisc2018/

 

 

Publicado em Sem categoria | Com a tag , | Deixe um comentário

PPGCIN/UFRGS é aprovado pela CAPES

A CAPES divulgou os resultados da avaliação de propostas de cursos novos nas modalidades acadêmica e profissional.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi aprovado na 179ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

A planilha de Resultados pode ser conferida aqui.

Publicado em CAPES, PPGCIN | Deixe um comentário

Obrigatoriedade de fazer referência ao apoio recebido pela CAPES

PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018

Dispõe sobre obrigatoriedade de citação da CAPES

O PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 26 do (a) Estatuto, aprovado (a) pelo Decreto nº 8977, de 30/01/2017, e

CONSIDERANDO o indicado nos Editais da CAPES, nos Termos de Compromisso de Bolsista, nos regulamentos de bolsas no exterior e de bolsas no país, no Manual de AUXPE, e no termo de adesão ao Portal de Periódicos;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 23038.013648/2018-51, resolve:

Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.

Art. 2º Para fins de identificação da fonte de financiamento fica autorizada a utilização do código 001 para todos os financiamentos recebidos.

Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001

“This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”

Art. 4º Fica o pró-reitor de pós-graduação ou congênere, responsável pela divulgação e aplicação da regra dentro das Instituições de Ensino Superior que recebem apoio da CAPES.

Art. 5º A falha em obedecer esta norma implicará em mudanças eventuais nos apoios da CAPES para as instituições e pesquisadores envolvidos, a partir de 2020.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ABILIO A. BAETA NEVES

Fonte: CAPES

Diário Oficial da União: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=05/09/2018&jornal=515&pagina=22

Publicado em CAPES | Com a tag , | Deixe um comentário

Nota de repúdio da ANCIB à tragédia imposta ao Museu Nacional

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação vem a público registrar, em nome da comunidade de pesquisadores da área no Brasil, nossa tristeza pela tragédia a que foi submetido o Museu Nacional neste domingo, 2 de setembro de 2018.

Registramos nossa indignação quanto ao descaso das autoridades responsáveis e instâncias governamentais que, historicamente, se recusam a acolher os alertas e reinvindicações de pesquisadores, universidades, dirigentes e equipes técnicas dos museus, arquivos e bibliotecas deste País. Os agentes sociais que atuam e dirigem nossos dispositivos de memória, de cultura e educação há muito têm cumprido seu papel de apontar necessidades, solicitar recursos e políticas nacionais, regionais e locais capazes de preservar nossa memória e assegurar a sustentabilidade da vida cultural e educacional no Brasil.

Uma tragédia das dimensões da perda do acervo do nosso Museu Nacional deve ser um marco na luta dos homens e mulheres comprometidos com este País e com o desenvolvimento do protagonismo social e cultural.

Que as responsabilidades sejam apuradas e que as ausências, abstenções e negligências do Estado sejam inscritas na memória brasileira; que a dor desse prejuízo à cultura, à pesquisa, à educação e à memória seja mobilizadora dos homens e mulheres da resistência, capazes de transformar essa tragédia em um marco da luta mais enérgica em defesa das nossas instituições sustentadoras da dignidade cultural do Brasil.

A ANCIB se coloca pronta a se associar a outras instituições e entidades da área que se proponham a formar uma frente nacional em defesa da memória, da cultura, da pesquisa e da educação no País.

DIRETORIA EXECUTIVA DA ANCIB

BIÊNIO 2016-2018

Publicado em ANCIB, Museu Nacional | Deixe um comentário

Portaria sobre avaliações de propostas de cursos novos e dos programas de pós-graduação stricto sensu

A Portaria Nº 182, de 14 de agosto de 2018 dispõe sobre processos avaliativos das propostas de cursos novos e dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento.

http://portal.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/37025065/do1-2018-08-16-portaria-n-182-de-14-de-agosto-de-2018-37024744

Publicado em CAPES, PPGCIN | Deixe um comentário

Nota conjunta da ANCIB e dos coordenadores adjuntos da área de Comunicação e Informação da CAPES

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), por meio de sua presidente, e os Coordenadores Adjuntos da Área de Comunicação e Informação da CAPES, Fabio Assis Pinho e Jonathas Luiz Carvalho Silva, vêm a público manifestar consternação com as restrições orçamentárias que as agências brasileiras de fomento vêm sofrendo, de forma especial a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, conforme seu ofício n. 245/2018-GAB/PR/CAPES destinado ao Exmo. Ministro de Estado da Educação.
A educação superior na esfera Federal vem sofrendo nos últimos anos sucessivos cortes orçamentários em diversos níveis que comprometem o desenvolvimento das atividades mais elementares de ensino, pesquisa e extensão. Em especial no âmbito da pesquisa, a restrição orçamentária apresentada pelo MEC pode denotar expressivo agravo para o desenvolvimento das práticas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e demais atividades técnico-científicas em caráter local, regional, nacional e internacional.

Os Programas de Pós-Graduação da Área de Ciência da Informação possuem muitos mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos bolsistas da CAPES, cujas pesquisas revelam avanços significativos para a sociedade brasileira. Por esta razão, a ANCIB e os Coordenadores Adjuntos da Área de Comunicação e Informação manifestam o seu apoio a CAPES, com a consciência dos prejuízos que tais restrições orçamentárias podem causar a esses pesquisadores e suas instituições.

É notório e sabido que o País atravessa uma grave crise que prejudica todos os setores. Entretanto, defendemos a concepção da educação como investimento para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil, o que perpassa, sobretudo, pela concessão das diversas modalidades de bolsas para pesquisadores. Nesse sentido, nos preocupa que pesquisas e pesquisadores tenham seus trabalhos interrompidos nesse momento. Diante disso, esperamos que o Exmo. Ministro da Educação possa se sensibilizar e rever a dotação orçamentária prevista para a CAPES.

Brasília, 03 de agosto de 2018

Henriette Ferreira Gomes
Presidente da ANCIB

Fabio Assis Pinho
Coord. Adjunto dos Programas Acadêmicos da Área da Comunicação e Informação

Jonathas Luiz Carvalho Silva
Coord. Adjunto dos Programas Profissionais da Área da Comunicação e Informação

 

Fonte: Lista de discussão da ANCIB

Publicado em ANCIB, CAPES, MEC | Deixe um comentário

Aprovada a proposta do PPGCIN no Consun da UFRGS

Foi aprovada no dia 5 de janeiro de 2018 a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Publicado em PPGCIN | Deixe um comentário