CEFP Flores da Cunha – Instituto de Educação

(Atv[n]-CEFP-FC-IE) significa Atividade “n” realizada no CEFP Flores da Cunha – Instituto de Educação


(Atv[6]-CEFP-FC-IE) Explorações com Progressões Aritméticas

Plano de Trabalho: Arquivo, Apêndice 1, Apêndice 2.

Relatório: Reflexões/relato sobre o Plano de Trabalho e a prática desenvolvida: Arquivo.

Datas (efetivas) das práticas: 22/04/2026, 29/04/2026, 06/05/2026 e 13/05/2026.

[professor/a/ies] bolsista(s) proponente(s): Lenon Elias dos Santos Gonçalves, Maria Eduarda Schiavo Daros, Vinícius Gais Flores.

Resumo (conforme consta no arquivo do Plano de Trabalho): Este plano de trabalho tem como objetivo introduzir as Progressões Aritméticas, entrelaçando elementos de resolução de problemas e história da matemática. Iniciaremos a primeira aula propondo uma situação-problema, a ser resolvida em grupos. Depois que analisarmos que a maior parte dos alunos finalizaram a folha, faremos um momento de compartilhamento de respostas para cada uma das perguntas, e vamos sugerir que alguns deles resolvam no quadro. Ao final desta aula, pretendemos juntar as descobertas e análises feitas pelos estudantes, para construir noções básicas do conceito e elementos de uma progressão aritmética. Na segunda aula, formalizaremos o conteúdo, através de uma aula expositiva, na qual apresentaremos os conceitos de maneira mais sintética e combinada. Por fim, na aula 3, pretendemos trazer um pouco de contexto histórico do estudo e de aplicações de sequências numéricas, em particular.


(Atv[5]-CEFP-FC-IE) Revisando equações exponenciais e Logaritmos

Plano de Trabalho: Arquivo, Apêndice 1, Apêndice 2, Apêndice 3, Apêndice 4.

Relatório: Reflexões/relato sobre o Plano de Trabalho e a prática desenvolvida: Arquivo.

Datas (efetivas) das práticas: 20/05/2026, 22/05/2026 e 27/05/2026.

[professor/a/ies] bolsista(s) proponente(s): Ana Beatriz, Brenda Lima, Luana Masera, Maria Eduarda Machado.

Resumo (conforme consta no arquivo do Plano de Trabalho): Este plano de trabalho tem como objetivo retomar os conceitos relativos às equações exponenciais e logarítmicas por meio da utilização de um mapa mental, seguido da realização de um conjunto de atividades. Para finalizar, será proposta uma dinâmica, onde cada grupo receberá um envelope contendo cinco questões, que deverão ser resolvidas utilizando as propriedades de logaritmos. Após a conclusão dessas questões, cada grupo receberá uma questão-desafio. O plano será desenvolvido ao longo de cinco períodos com duração de 50 minutos cada: dois destinados à retomada dos conceitos e à entrega do mapa mental; um para a resolução e correção das atividades propostas; e os dois últimos para a realização da dinâmica. A atividade será realizada em cinco grupos de quatro estudantes. Cada grupo deverá resolver as cinco equações logarítmicas e, ao final, receberá uma questão-desafio. Essa questão consistirá em uma equação logarítmica resolvida de forma incorreta, com uso inadequado das propriedades. Os alunos deverão identificar os erros e apresentar a resolução correta. O grupo que resolver corretamente as cinco equações e a questão-desafio será o vencedor da dinâmica.


(Atv[4]-CEFP-FC-IE) Uma Competição Exponencial

Plano de Trabalho: Arquivo, Apêndice 1, Apêndice 2.

Relatório: Reflexões/relato sobre o Plano de Trabalho e a prática desenvolvida: Arquivo.

Datas (efetivas) das práticas: 26/11/2025.

[professor/a/ies] bolsista(s) proponente(s): Brenda Lima, Luana Masera, Maria Eduarda Machado.

Resumo (conforme consta no arquivo do Plano de Trabalho): A atividade “Uma Competição Exponencial” será desenvolvida ao longo de dois períodos de aula, totalizando 100 minutos. O objetivo principal é promover a compreensão de conceitos fundamentais de equação exponencial. A dinâmica consiste em um jogo interativo por meio da plataforma Kahoot. Inicialmente, haverá a apresentação da plataforma, a distribuição dos Chromebooks© e o compartilhamento do código de acesso para a sala do jogo. O jogo será realizado com os alunos reunidos em duplas (para engajar o trabalho em equipe e o companheirismo). As questões abordarão equações exponenciais de diferentes níveis, alternando entre quizzes de múltipla escolha e perguntas de verdadeiro ou falso. Ao final da competição, haverá um momento de correção e conversa sobre as dúvidas e erros mais frequentes (indicados pelo relatório do Kahoot). Os vencedores serão premiados.


(Atv[3]-CEFP-FC-IE) Corrida quadrática

Plano de Trabalho: Arquivo, Apêndice 1, Apêndice 2, Apêndice 3.

Relatório: Reflexões/relato sobre o Plano de Trabalho e a prática desenvolvida: Arquivo.

Datas (efetivas) das práticas: 05/11/2025.

[professor/a/ies] bolsista(s) proponente(s): Ana Beatriz da Silva Rosa, Lenon Santos, Maria Eduarda Daros.

Resumo (conforme consta no arquivo do Plano de Trabalho): O presente plano de trabalho visa realizar um jogo de tabuleiro chamado “Corrida Quadrática”, com alunos do primeiro ano do ensino médio. A ideia é apresentar o conteúdo sobre funções quadráticas de um jeito divertido e estimulante. Para progredir no jogo, os jogadores devem solucionar problemas de matemática, incentivando um espírito competitivo saudável e o trabalho em equipe. No jogo, os participantes devem solucionar questões, tais como obter as coordenadas dos pontos máximos ou mínimos, as raízes da função e descobrir se a parábola é voltada para cima ou para baixo, entre outras. A previsão é que o jogo dure dois períodos de aula e seja realizado em grupos de três ou quatro estudantes, com um deles sendo o árbitro. A avaliação da tarefa terá como foco o aprendizado, avaliando a habilidade dos alunos de aplicar de maneira certa os princípios de funções quadráticas, além da colaboração e do raciocínio matemático.


(Atv[2]-CEFP-FC-IE) Função do 1º Grau: Da Teoria à Prática com o Jogo Batalha Naval das Funções

Plano de Trabalho: Arquivo, Apêndice 1, Apêndice 2, Apêndice 3.

Relatório: Reflexões/relato sobre o Plano de Trabalho e a prática desenvolvida: Arquivo.

Datas (efetivas) das práticas: 13/08/2025 e 27/08/2025.

[professor/a/ies] bolsista(s) proponente(s): Brenda Lima dos Santos, Ernesto Daniel Stein Fischer, Wéllerson Gabriel Fernandes Rodrigues.

Resumo (conforme consta no arquivo do Plano de Trabalho): Este plano de trabalho tem como objetivo proporcionar aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão significativa dos conceitos de função do 1º grau. A proposta é para duas aulas sequenciais. Na primeira, os estudantes terão uma revisão dos fundamentos teóricos da função de 1º grau, abordando sua definição formal, a análise dos coeficientes que compõem sua expressão algébrica e sua representação gráfica no plano cartesiano. Na aula seguinte, os conteúdos previamente trabalhados serão consolidados por meio de uma atividade lúdica intitulada “Batalha Naval das Funções”, que foi adaptada para o ensino de funções lineares. Essa estratégia didática tem como intuito reforçar os conteúdos estudados de maneira interativa, estimulando o raciocínio lógico, a colaboração entre os alunos e a aplicação prática do conhecimento matemático em um contexto de jogo.


(Atv[1]-CEFP-FC-IE) Explorando e construindo funções afins

Plano de Trabalho: Arquivo, Apêndice 1, Apêndice 2.

Relatório: Reflexões/relato sobre o Plano de Trabalho e a prática desenvolvida: Arquivo.

Datas (efetivas) das práticas: 09/07/2025, 16/07/2025 e 06/08/2025.

[professor/a/ies] bolsista(s) proponente(s): Lenon Santos, Maria Eduarda Daros, Maria Eduarda Machado.

Resumo (conforme consta no arquivo do Plano de Trabalho): Nestas duas aulas, trabalharemos com funções de primeiro grau com ênfase nas aplicações gráficas, apresentando seus dois componentes principais: o coeficiente angular e linear e como eles alteram os gráficos. Usaremos o GeoGebra no momento inicial para visualizar essas mudanças em tempo real, tornando o aprendizado mais interativo. O ritmo será ajustado conforme o desempenho da turma, garantindo que todos compreendam os conceitos. Esta abordagem combina teoria e tecnologia para tornar a matemática mais significativa e interessante. Após apresentada a visualização gráfica no software,  apresentaremos de forma teórica o conteúdo, o passo a passo da construção do gráfico e atividades relacionadas.



Contador de Acessos (desde 16/05/2025)

Loading