O “I Workshop de Intercâmbio Científico” ocorreu na tarde do dia 30 de outubro de 2017, com duração de 4 horas, na Sala 100 do prédio do Castelinho (NORIE), sob coordenação dos professores: Angela Borges Masuero, Denise Dal Molin e Carlos Torres Formoso. Reuniram-se, para o conhecimento e divulgação do andamento e resultado das pesquisas relacionadas à área e Materiais e Tecnologias Construtivas, docentes e discentes das seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PPGCI), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O evento é decorrente do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) e objetiva promover a formação de recursos humanos de alto nível, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Além disso, busca intensificar, também, o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação.
Na ocasião, também foram definidas pesquisas de interação entre equipes e instituições.  Alunos do PPGCI irão realizar missão de curta duração fevereiro/março – 2018 na UFBA, a fim de consolidar e promover as redes de cooperação.