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Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES

Benefícios PRAE

Os Benefícios são auxílios oferecidos para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica com o objetivo de dar condições de permanência e conclusão do curso de graduação. Os Benefícios existentes atualmente são: Restaurante Universitário (RU), Auxílio-Material de Ensino (AME), Auxílio-Creche, Moradia Estudantil e Auxílio-Saúde. 

Já o programa de bolsas gerenciadas pela PRAE tem como objetivo proporcionar ao aluno experiência profissional em nível técnico e administrativo, complementando a formação acadêmica em atividades desenvolvidas em setores da universidade e recebendo auxílio-financeiro para custeio da vida acadêmica.

Existe uma Política Nacional de Assistência Estudantil – PNAES e está concretizada no Decreto 7234 de 19 de Julho de 2010. Estipula que todas as Universidades Federais devem disponibilizar aos estudantes, com vulnerabilidade socioeconômica, condições para permanência e conclusão na graduação. As ações de Assistência Estudantil devem atender, por exemplo: moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, cultura esporte e creche. 

A PRAE traduz estas linhas de ação no Programa de Benefícios ofertando aos estudantes, que comprovem o perfil de vulnerabilidade socioeconômica, o acesso aos seguintes Benefícios: Restaurante Universitário (RU), Auxílio-Material de Ensino (AME), Auxílio-Creche, Moradia Estudantil, Auxílio-Saúde.

Somente os estudantes de curso de graduação presencial da UFRGS com vulnerabilidade socioeconômica que não possuam outro curso de graduação completo e que atendam os requisitos do edital específico (disponível aqui).

A primeira coisa a fazer é acessar os Editais dispostos na página (disponível aqui). Neles constam as regras e procedimentos para acesso ao programa de benefícios, os quais incluem:

  1. solicitação no portal do aluno, a qual deve ser realizada a cada semestre;
  2. preenchimento de cadastro socioeconômico online;
  3. entrega da documentação solicitada no edital, conforme o caso, quando houver necessidade de realização de análise socioeconômica.

O estudante pode usufruir do RU e do Programa Saúde imediatamente após o deferimento. Para os auxílios financeiros depende da data do deferimento e do fechamento da folha de pagamento. Você pode consultar os pagamentos (disponível aqui).

Acessar pelo seguinte caminho: www.ufrgs.br > Portal do aluno > Assistência Estudantil > Solicitação/Renovação de benefícios > consultar benefícios > Extrato de Solicitação dos Benefícios > Imprimir atestado.

No caso de ingresso por cotas de renda nas modalidades L1, L2, L9 e L10 não é necessário entregar os documentos para a primeira solicitação do programa de benefícios, contanto que esteja dentro do período de validade dos seus documentos. Por exemplo, se o aluno ingressou em 2016 – independente de ter ingressado no primeiro ou no segundo semestre –, a entrega da documentação será considerada em 2016/1 deverá passar por reavaliação socioeconômica em 2021/1.
Observação: As regras acima não se aplicam ao processo seletivo da Moradia Estudantil, que é regulamentado por edital próprio, sendo obrigatória a apresentação dos documentos solicitados em cada edital.

A renovação com reavaliação socioeconômica, via de regra, é feita a cada 10 semestres. Por exemplo, se o aluno realizou a entrega de documentos para acessar o Programa de Benefícios em 2015/1, deverá passar por nova análise socioeconômica em 2020/1. Entretanto, dependendo das especificidades da situação apresentada pelo estudante, pode-se indicar que seja realizada nova análise socioeconômica em período inferior aos 10 semestres.

Não.
As divulgações são feitas no site da PRAE. Cabe ao estudante verificar periodicamente as notícias veiculadas na página. O aluno também pode tirar dúvidas, enviar sugestões ou reclamações por meio do e-mail (dsssae@prae.ufrgs.br).
Antes de cada nova matrícula os novos editais provavelmente já estarão publicados.

Não.
Só pela troca de curso não é necessário trazer toda a documentação novamente, mas é necessário trazer a cada 10 semestres ou quando solicitado pela DSSPRAE.

No site da PRAE, na parte dos Editais, se encontram os editais do ano e entre eles o de mobilidade acadêmica. Os alunos que estão em Mobilidade Acadêmica na UFRGS e que são beneficiários na universidade de origem têm direito a gratuidade no RU (Restaurante Universitário), ao Auxílio-Transporte e ao alojamento na moradia estudantil – conforme disponibilidade de vagas.

A solicitação dos benefícios para alunos em Mobilidade Acadêmica deve ser feita através de abertura de processo administrativo via SEI:

  • Acessar aluno.sei.ufrgs.br, abrir processo chamado “Assistência Estudantil – Benefício para aluno em mobilidade”.
  • Preencher os dados solicitados e anexar documento que comprove a condição de beneficiário da universidade de origem.

No link a seguir está disponível um manual com o passo a passo para a realização da atividade, pelo aluno: Conecte-se, no link “Guia rápido – SEI UFRGS para alunos”.

  • A Bolsa Permanência é gerenciada diretamente pelo MEC.
  • Atualmente, apenas estudantes indígenas e quilombolas podem solicitar a Bolsa Permanência. Para saber mais, clique aqui.

Os alunos matriculados em menos de 12 créditos, cuja situação seja justificada pela COMGRAD do curso, ou estiverem vinculados a atividades de Bolsas, TCC, Internato ou Estágio curricular obrigatório poderão fazer a solicitação para recebimento integral do benefício Auxílio Transporte. 

Essa solicitação deve ser feita através de abertura de processo administrativo via SEI: 

  • Acessar aluno.sei.ufrgs.br, abrir processo chamado “Assistência Estudantil – auxílio transporte integral/auxílio material de ensino integral”.
  • Preencher os dados solicitados e anexar a documentação que comprove a situação relatada, conforme as indicações no rodapé do formulário principal.  

No link a seguir está disponível um manual com o passo a passo para a realização da atividade, pelo aluno: Conecte-se, no link “Guia rápido – SEI UFRGS para alunos”.

São três passos a seguir:

  1. Fazer a inclusão do dependente no Portal, acessando e preenchendo o formulário de dados do dependente para o “Pré-Cadastramento do Dependente” em www.ufrgs.br > Portal do Aluno > Informações Pessoais> Atualizações > Dependente do Aluno.
  2. Solicitar o benefício no Portal do Aluno.
  3. Entregar cópia da Certidão de Nascimento do dependente cadastrado e documentos comprobatórios de guarda, caso necessário, na PRAE ou através do e-mail auxiliocrecheprae@ufrgs.br, para que a PRAE possa certificar a inclusão do dependente.

Se você é usuário do Programa de Benefícios da PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) é possível solicitar o Programa Saúde através do portal do aluno. Esse benefício contempla o atendimento clínico individual e em grupos no Núcleo de Assistência Nutricional da Divisão de Alimentação e o acolhimento em saúde mental com a equipe de psicologia, o qual visa a identificar os fatores que interferem na saúde mental e na vida acadêmica do estudante e promover estratégias de cuidado consigo. Quando identificada a necessidade de tratamento psicológico ou psiquiátrico, são abordadas as possibilidades de acesso aos serviços da rede externa de saúde. Nesse contexto, pode-se dispor do Auxílio Saúde Mental, benefício pecuniário que tem por objetivo custear parte dos gastos em tratamento de saúde mental, aos estudantes em acompanhamento no serviço de Psicologia.

Agendamento no Núcleo de Assistência Nutricional: nan@prae.ufrgs.br.

Agendamento do acolhimento em saúde mental: psicologiaprae@prae.ufrgs.br (para alunos que não são vinculados à moradia estudantil) ou acompanhamentomoradia@ufrgs.br (para alunos vinculados à moradia estudantil).

Restaurantes Universitários

  • Alunos beneficiários PRAE: isento, porém devem gerar pedido de tíquetes com valor R$0,00;
  • Alunos UFRGS: R$ 1,30;
  • Alunos do IFRS: R$ 9,10;
  • Servidores e Terceirizados UFRGS: R$ 9,10 (incluindo estagiários de pós doutorado);
  • Visitantes (alunos, docentes e servidores externos): R$ 9,10.

Apenas aqueles com vínculo de aluno da UFRGS.

Você deve levar seu comprovante de matrícula até a Central de Identificação e fazer um cartão UFRGS. A partir daí você poderá comprar os tíquetes pelo Portal do Aluno, pagando o valor sem subsídio (R$9,10).

Você deve passar o cartão, na leitora, ou digitar seu número no teclado. Após confirmação de usuário, você digita o número do tíquete. Com o tíquete validado, você pode acessar o RU.

O acesso ao RU é permitido somente uma vez por refeição. O uso irregular deste acesso poderá causas restrições ao uso dos RUs.

Os tíquetes são eletrônicos, ou seja, uma sequência numérica de 6 dígitos. Assim, não há necessidade de impressão ou retirada, basta apenas conhecer a sequência numérica para digitá-la durante o acesso.

  • Tíquete único: é uma sequência numérica para uma ÚNICA refeição, ou seja, cada refeição corresponderá a uma sequência diferente.
  • Tíquete múltiplo: é a mesma sequência numérica para MÚLTIPLAS refeições. Após a compra, não é possível alterar o tipo de tíquete.

Como o sistema permite que o usuário apenas digite o número do cartão, qualquer pessoa que conheça o número do cartão poderia usufruir dos teus tíquetes. A mesma coisa aconteceria se você perdesse o cartão, ou seja, qualquer pessoa que o encontrasse usaria os seus tíquetes. Portanto, para que essas situações não ocorram, é muito importante que o número do tíquete não seja guardado junto ao cartão.

Não há prazo de validade.

Não.
Basta entrar no Portal, fazer a compra e gerar o boleto, que automaticamente você tem acesso a 6 (seis) refeições que o permitem fazer refeições até a compensação do boleto.

Os tíquetes podem ser comprados e consultados no menu “comprar tíquetes”, disponível em:

  • ALUNOS:   www.ufrgs.br > portal de serviços > assistência estudantil > tíquetes RU.
  • SERVIDORES: www.ufrgs.br > portal de serviços > gestão > restaurante universitário > tíquetes RU.

Mantenha seu cadastro sempre atualizado, pois o sistema necessita de CPF válido para associar os tíquetes. Os tíquetes também ficam disponíveis no aplicativo UFRGS mobile, no menu “RU”.

Os tíquetes estão disponíveis no menu “Meus Tíquetes”, disponível no mesmo local onde se adquire.

Além disso, também estão disponíveis no aplicativo UFRGS mobile, no menu RU.

No menu “Meus Tíquetes”, disponível no mesmo local onde se adquire. E no aplicativo UFRGS mobile, no menu RU.

O boleto, assim como os tíquetes, não é enviado por e-mail. Para ter acesso a eles é necessário entrar no Portal e acessar o menu “Comprar tíquetes” para gerar o boleto e o menu “Meus tíquetes” para visualizar os tíquetes.

Tente gerar a 2ª via utilizando outro navegador (Chrome, Mozilla Firefox, Ópera, etc.)

No momento da compra, você recebe até 6 tíquetes antecipados para garantir que o usuário possa realizar duas refeições diárias por 3 dias, até que o boleto seja compensado. 

Ou seja, os tíquetes liberados antecipadamente serão DESCONTADOS da sua compra total, pois eles são como um “empréstimo” e não gratuidade. Por exemplo: se o usuário adquire 10 tíquetes, ele recebe até 6 tíquetes antecipados e, após a compensação do boleto, os 4 tíquetes restantes da compra total são liberados.

A antecipação de tíquetes se dá para garantir que o usuário possa realizar duas refeições diárias por 3 dias, até que o boleto seja compensado, sendo assim o máximo de tíquetes necessários são 6. Portanto, se o usuário possuir 2 tíquetes no momento da nova compra, ele receberá 4 tíquetes antecipadamente, para completar estes 6 tíquetes antecipados.

Os tíquetes são liberados após a compensação do pagamento do boleto, nos seguintes prazos:

  • Boleto pago no Banco do Brasil: até 48h úteis;
  • Boleto pago em outros bancos: até 72h úteis.

ATENÇÃO na hora de preencher a data do pagamento! Os boletos só serão compensados APÓS o pagamento. Portanto, não agende o pagamento. Efetue o mais breve possível, para evitar contratempos!

Os tíquetes podem ser utilizados no próximo ano, já que não possuem prazo de validade.

Estudantes que no semestre perderam o vínculo (formatura, estudante especial e outros casos sem vínculo) devem proceder da seguinte forma:

  • SERVIDORES: abrir o processo no SEI e anexar os documentos solicitados: formulário de requerimento (disponível na página da PRAE), GRU (guia de recolhimento da União), comprovante de pagamento, e demais documentos que comprovem a situação.
  • ALUNOS: acessar aluno.sei.ufrgs.br, abrir processo chamado “Assistência estudantil – reembolso de tíquetes RU (alimentação)”, anexar o formulário “PRAE – Reembolso de pagamento de tíquetes RU” e preencher as informações solicitadas no mesmo. Será necessário anexar os documentos que comprovem a situação: GRU (guia de recolhimento da União) e comprovante de pagamento.

No link a seguir está disponível um manual com o passo a passo para a realização da atividade, pelo aluno: Conecte-se, no link “Guia rápido – SEI UFRGS para alunos”.

Você pode emitir a segunda via do boleto, que virá com uma nova data de vencimento, ao final da página do menu “comprar tíquetes”, disponível em:

  • ALUNOS: www.ufrgs.br > portal de serviços > assistência estudantil > tíquetes RU > Comprar Tíquetes > emitir 2ª via.
  • SERVIDORES: www.ufrgs.br > portal de serviços > gestão > restaurante universitário > tíquetes RU > Comprar Tíquetes > emitir 2ª via.

Alunos do IFRS podem acessar os RUs (ver pergunta “Sou aluno do Instituto Federal (IFRS), como faço para comer no RU?”).

Para o restante do público, o acesso só é permitido a participantes de eventos e congressos realizados pela UFRGS, aos servidores docentes e técnicos administrativos e discentes de outras Instituições em missão acadêmica, ficando condicionado à autorização, pela DAL, com avaliação da capacidade de atendimento pela equipe técnica do RU. Para avaliação desta solicitação, é necessário que um servidor docente ou técnico administrativo da UFRGS, responsável pelo evento, congresso ou missão acadêmica, encaminhe um e-mail para acessoru@ufrgs.br, informando a necessidade de uso dos Restaurantes Universitários e outras informações que forem importantes detalhar. Devem ser encaminhadas as seguintes informações/documentação:

  • comprovante de matrícula da Universidade de Origem;
  • comprovante de atividade acadêmica com a UFRGS;
  • período de utilização;
  • RU de intenção;
  • refeições (descreva se desejam almoço e/ou jantar);
  • nome completo;
  • endereço completo/cidade/estado/CEP;
  • CPF.

Todas as informações acima são de preenchimento obrigatório.

A partir destes dados, será gerado um boleto (GRU) no valor total do número de dias úteis do período solicitado multiplicado pelo número de refeições neste período. Por exemplo: para o período de 11 a 15/09, realizando as refeições de almoço e jantar, teremos: 5 dias úteis e 10 refeições, totalizando R$ 91,00.

O comprovante de pagamento deste boleto deve ser enviado para o mesmo email TRÊS DIAS ANTES da primeira utilização do RU. Para acesso ao RU por pessoas externas, o valor unitário da refeição é de R$ 9,10.

Não, pois a instituição só pode garantir a qualidade sanitária das refeições enquanto estiverem dentro nos Restaurantes Universitários. Uma vez retiradas, não se conhece e não se controla o modo de acondicionamento e/ou manipulação destas, entretanto, a responsabilidade continua a ser da Nutricionista Responsável Técnica que supervisionou a produção.

O acesso se dá por CPF, tanto para ingressar no Ru quanto para adquirir os tíquetes. Para comprar os tíquetes, acesse o (Portal Externo). No primeiro acesso ao Portal é necessário cadastrar uma senha, seguindo as informações do próprio portal.

Após realização de pesquisa entre os beneficiários PRAE, foi identificado um público de cerca de 500 (quinhentos) alunos que solicitaram filas preferenciais para acesso ao RU. No entendimento de que essas filas são interferem no tempo médio de espera dos demais estudantes e que o RU é o instrumento de política de assistência alimentar para este público, a PRAE adotou essas filas nos restaurantes que possuem, ao menos, 02 (dois) caixas de acesso.

Lembramos que cada Restaurante Universitário, entre os RU01, RU02, RU03 e RU06 informam o espaço de entrada da fila.

Moradia Estudantil

É um benefício que visa a assegurar condições de moradia a estudantes que não possuam condições socioeconômicas, próprias ou familiares, necessárias para a sua manutenção na UFRGS. Logo, este benefício consiste em uma vaga em uma das três Casas do Estudante ou auxílio moradia temporário, sendo sua concessão pessoal e intransferível.

Estudantes de cursos presenciais regularmente matriculados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com perfil socioeconômico orientado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto nº7234/2010). 

A UFRGS possui três casas de estudante:

  • CEU (Casa do Estudante Universitário), situada no Campus do Centro;
  • CEUFRGS (Casa do Estudante da UFRGS), situada no Campus da Saúde; 
  • CEFAV (Casa dos Estudantes das Faculdades de Agronomia e Veterinária), situada no Campus do Vale.

Cada Casa do Estudante possui regulamento próprio.

  • A seleção da CEU é realizada pela PRAE, e semestralmente é publicado um edital (disponível aqui), para a seleção dos novos alunos que terão direito à vaga.
  • As seleções da CEUFRGS e da CEFAV são realizadas pelos próprios moradores, e os editais de seleção são divulgados, respectivamente, nos sítios http://www.ufrgs.br/ceufrgs e http://www.ufrgs.br/cefav. Para saber mais informações, entre em contato diretamente com as Casas.

O aluno poderá solicitar esta informação pessoalmente na Secretaria (segundo andar – sala 10) da Divisão de Moradia Estudantil (DME), através do telefone (51) 3308-3386 ou por e-mail para (ceu.adm@ufrgs.br).

Morador da Casa do Estudante

As solicitações, tais como: troca de cama, troca de colchão, pintura do quarto, entre outras, podem ser feitas pessoalmente no setor da manutenção (segundo andar – sala 05) ou por e-mail para o seguinte endereço: (manutencao-casas@ufrgs.br).

O morador tem direito a receber um visitante pelo prazo máximo de 10 (dez) dias, desde que compareça na Secretaria (segundo andar – sala 10) da DME para preencher o formulário com os dados do visitante que, inclusive, deverá conter a anuência do seu colega de quarto.

Nos casos em que o morador perde ou esquece a chave em algum lugar, é possível pegar a cópia emprestada na Secretaria (segundo andar – sala 10) da DME. Assim que o morador localizar a sua chave ou mandar fazer uma cópia, deverá devolver a que foi emprestada.

As trocas de quartos entre moradores regulares poderão ser efetivadas, desde que tenham autorização da Direção. Para isso, o morador deverá comparecer na Direção (Sala 11) para formalizar a mudança de quarto.

As correspondências ficam na Secretaria (segundo andar – sala 10).

Os moradores são avisados, através de e-mail, toda vez que há correspondências em seu nome, sendo responsabilidade de cada morador ir retirá-las.

Cada morador é responsável por retirar e fazer a separação do seu lixo. O lixo orgânico deverá ser depositado no contêiner que foi disponibilizado pela Prefeitura de Porto Alegre e que se encontra rua. Já para o lixo reciclável, com exceção dos vidros, a CEU disponibiliza um contêiner que fica no corredor lateral da Casa, sendo possível acessá-lo no primeiro andar (portaria). Para os vidros, é disponibilizado um latão específico, que também se encontra na portaria da CEU.

As solicitações de atendimento devem ser feitas exclusivamente pelos canais de comunicação da Comissão de Informática da CEU. São eles: a planilha afixada no mural do primeiro andar (ao lado da porta de entrada) ou através do e-mail (infocasadoestudante@gmail.com).

Bolsa PRAE

O programa de bolsas gerenciadas pela PRAE tem como objetivo proporcionar ao aluno experiência profissional em nível técnico e administrativo, complementando a formação acadêmica em atividades desenvolvidas em setores da universidade e recebendo auxílio financeiro para custeio da vida acadêmica.

Já os Benefícios são auxílios oferecidos para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica com o objetivo de dar condições de permanência e conclusão do curso de graduação. Os Benefícios existentes atualmente são: Restaurante Universitário- RU, Auxílio Material de Ensino – AME, Auxílio Creche, Moradia Estudantil, Auxílio Saúde.

A PRAE gerencia as vagas de Bolsa Aperfeiçoamento e Bolsa de Informática. As vagas são oferecidas pelas unidades acadêmicas e administrativas, que ficam responsáveis por elaborar o plano de atividades e contratar os alunos.

As vagas são oferecidas principalmente em (Mural de Bolsas). Também podem ser oferecidos em outros meios, como site da unidade ou redes sociais.

Dependerá dos requisitos de seleção da Unidade ofertante da vaga. Parte das vagas é de acesso apenas para alunos com benefício PRAE, outras têm acesso geral.

Outra condição de acesso: os alunos devem ter um bom desempenho acadêmico, isto é, ter sua TIM pelo menos metade da TIM de seu curso. Mais informações sobre desempenho acadêmico e TIM, na seção de (Desempenho Acadêmico). Alunos sem bom desempenho acadêmico podem acessar as vagas, desde que autorizado pela PRAE, após entrevista.

Qualquer uma, tanto as vagas Bolsa Aperfeiçoamento, quanto as Bolsa Aperfeiçoamento Benefício.

Apenas vagas Bolsa Aperfeiçoamento e informática.

Pagamentos de Bolsas e Benefícios

O pagamento das bolsas e benefícios em geral ocorre a partir do 5º dia útil de cada mês. Não é possível dar uma previsão exata, por que depende de disponibilidade orçamentária entre outros fatores que são necessários para realização dos pagamentos.

  • 1ª Possibilidade: Verifique se você renovou os benefícios e se eles foram deferidos. Essa informação está em www.ufrgs.br > Portal do Aluno > Guia Geral > Assistência Estudantil > Solicitação/Renovação Benefícios.
  • 2ª Possibilidade: Verifique a data de solicitação dos benefícios. A folha de pagamento sempre fecha entre os dias 15 e 20 de cada mês, se você fez a sua solicitação após essa data, pode ser que receba apenas no mês seguinte.
  • 3ª Possibilidade: Verifique se seus dados bancários estão corretos no Portal do Aluno. Se você atualizou os dados bancários depois do fechamento da folha, o pagamento será realizado na conta antiga.
  • 1ª possibilidade: Verifique se você fez o pedido de renovação dos benefícios no Portal do Aluno e se seu pedido foi deferido pela PRAE.
  • 2ª possibilidade: Verifique seu vínculo com a Universidade. Se você tranca a matrícula automaticamente você perde os benefícios.
  • 3ª possibilidade: Se este auxílio se refere ao Auxílio Saúde, você precisa prestar contas da utilização dele para continuar recebendo.
  • 4ª possibilidade: alguns pagamentos ocorrem durante alguns meses, outros o ano inteiro. Verifique o cronograma de pagamentos no Edital dos Benefícios.

Para recebimento dos benefícios pecuniários, o estudante deve possuir conta corrente no Banco do Brasil (não pode ser poupança, conta salário, ou em nome de terceiros) e deverá informá-la em: www.ufrgs.br > portal do aluno > Assistência estudantil > Atualização de dados bancários, para que os valores sejam depositados em conta.

Qualquer alteração da conta ou encerramento deve ser imediatamente modificado no mesmo endereço acima.

No seguinte caminho: www.ufrgs.br > Guia Geral > Assistência estudantil > Atualização de dados bancários.

Verifique se a conta informada é do tipo Conta Corrente e deverá estar em funcionamento/ativa, isto é, apta para receber depósitos.

Essa mensagem significa que não foi possível realizar pagamento para a conta. Siga as orientações na mensagem para fazer o saque do pagamento em agência do BB.

Conta exclusivamente poupança não. Deve ser pelo menos uma conta integrada com Corrente.

As taxas mensais podem ser canceladas. Pode ser feito, a qualquer momento, através do Caixa Eletrônico: no Menu Completo > Tarifas > Pacote de Serviços > Cancelamento. (Mais informações aqui).

Sim.
Situações de exceção devem ser comunicadas à PRAE por processo administrativo com explicação de motivos. A solicitação deve ser feita através de abertura de processo de recurso via SEI:

  • Acessar aluno.sei.ufrgs.br, abrir processo chamado “Assistência Estudantil – recursos”. Preencher os dados solicitados, explicar a situação e anexar documentos que comprovem a situação, se necessário. 

No link a seguir está disponível um manual com o passo a passo para a realização da atividade, pelo aluno: Conecte-se, no link “Guia rápido – SEI UFRGS para alunos”.

Bolsa Permanência MEC

Não. Aguardamos comunicado do MEC sobre o prazo de abertura.

Informações gerais e sobre as inscrições podem ser consultadas (aqui).

Nesse momento, apenas indígenas e quilombolas podem solicitar. Informações sobre a documentação necessária para esse público, (disponível aqui).

Você pode verificar se consta seu nome na lista de pagamentos (disponível aqui).

Auxílio para Eventos

São dois tipos de auxílios financeiros para eventos concedidos pela PRAE:

  • Para participação em eventos
  • Para organização eventos

Sendo os eventos de caráter acadêmico, esportivo ou cultural.

Estudantes de graduação com benefício PRAE.

  • Possibilidade 1: benefício PRAE não está deferido. Verifique a situação.
  • Possibilidade 2: sua TIM está inferior a 50% da TIM do curso.

A exceção é para alunos que apresentarão trabalhos acadêmicos de própria autoria, mediante entrevista de orientação pedagógica com a PRAE. Neste caso, a solicitação é feita por processo administrativo, com formulário a ser preenchido (disponível aqui). 

Estudantes de graduação. Há outros requisitos em edital específico. Os editais estão (disponíveis aqui). 

  • Os auxílios individuais, aquele para o aluno participar de eventos, são solicitados pelo sistema de auxílios, em Portal do aluno > Assistência Estudantil > Auxílio Participação em Eventos.
  • Auxílios para organizar eventos devem ser solicitados por processo eletrônico, via SEI: acessar aluno.sei.ufrgs.br, abrir processo chamado “Assistência Estudantil – auxílio para organização de eventos”. Anexar o formulário preenchido (disponível no site da PRAE), com os demais documentos citados no formulário.

No link a seguir está disponível um manual com o passo a passo para a realização da atividade, pelo aluno: Conecte-se, no link “Guia rápido – SEI UFRGS para alunos”.

Auxílio Individual: pelo menos 30 dias de antecedência. Auxílio Organização: pelo menos 60 dias de antecedência.

  • Auxílio Individual: dois.
  • Auxílio Organização: sem restrição.
  • Para o Auxílio-Individual: no começo do mês seguinte ao de aprovação do pedido.
  • Para o Auxílio-Organização: após a aprovação do pedido, a qualquer momento.

Auxílio Individual:

  • Antes da inclusão na folha de pagamento: realizar o cancelamento da solicitação no sistema de auxílios.
  • Após a inclusão na folha de pagamento: informar a Não Participação no evento, gerar a Guia/Boleto de devolução do valor e pagar.

Auxílio Organização:

  • Antes do depósito: solicitante(s) informar por e-mail o cancelamento do auxílio.
  • Após o depósito: solicitante(s) informar por e-mail e pagar a Guia/Boleto que a PRAE emite.
  • Auxílio-Individual: anexar o Certificado de Participação no sistema de auxílios.
  • Auxílio-Organização: dependerá da solicitação. Em geral, é feito por anexo de notas fiscais, certificados de participação e lista de presença.

Desempenho Acadêmico

A TIM é a Taxa de Integralização Média, ou seja, a média de créditos que o estudante deve manter para se graduar dentro do tempo previsto, conforme a seriação indicada.

Número total de créditos do curso dividido pelo número de semestres referentes ao curso. Por exemplo, no curso de Agronomia o número de créditos totais para conclusão do curso é de 293 e o curso possui 10 semestres, a TIM do curso é de 29,3. Assim, 50% da TIM do curso de Agronomia é 14,65.

É a soma de créditos aprovados pelo aluno em todos os semestres dividida pelo número de matrículas efetivadas desde o seu ingresso no curso.

Voltando ao exemplo do curso de Agronomia, se o número de créditos aprovados for de 49 e o aluno tiver efetivado 5 matriculas,  sua TIM será 9,80. Considerando que a TIM do curso é 29,3, a TIM do aluno deve ser de pelo menos 14,65, que corresponde a 50% da TIM do curso.  Neste exemplo, a TIM do aluno de 9,80 está abaixo de 50% da TIM do curso.

O tempo máximo para conclusão do curso é o dobro de semestres previstos para o curso, a exemplo da Agronomia seria de 20 semestres. Possuir um desempenho acadêmico com pelo menos 50% da TIM é um indicativo de que será possível concluir o curso antes do jubilamento. Ter 50% da TIM é utilizado como parâmetro para acessar Bolsas, Estágios, auxílio para participação em eventos e outras atividades acadêmicas dentro da UFRGS. 

Acessar www.ufrgs.br > Portal do Aluno > Informações do Aluno > Avaliação de Desempenho.

Caso você possua problema no desempenho acadêmico, deve enviar email para (acompanhamento-desempenho-prae@ufrgs.br) solicitando entrevista para acompanhamento pedagógico com objetivo de manter os benefícios.

Esportes

Estudantes que desejam suporte para organizar competições esportivas devem, inicialmente, entrar em contato com seu Diretório Acadêmico, buscando esse tipo de apoio.

Caso ainda necessitem do suporte da DIVESP, deve-se entrar em contato com a Divisão informando as datas pretendidas para a realização da competição, qual público estará envolvido (discentes/ docentes/ servidores técnico-administrativos) e qual tipo de suporte necessita da Divisão (financeiro, consultoria técnica ou mediação dos colaboradores/serviços).

Também é importante informar se os participantes do evento serão alunos beneficiários da PRAE. Esse contato pode ser feito através do e-mail (esportes-prae@ufrgs.br) ou telefone (51) 3308.3799.

Alunos que desejam participar das equipes esportivas da UFRGS serão encaminhados aos bolsistas responsáveis pela modalidade específica. Para isso, é preciso que o aluno interessado entre em contato com a DIVESP e-mail (esportes-prae@ufrgs.br) ou telefone (51) 3308.3799 e informe:

  • Qual o esporte praticado;
  • Se já participou de alguma Competição Universitária (JUGs, Copa Unisinos, JUBs, outros);
  • Qual o vínculo com a UFRGS (graduação, pós-graduação, aluno especial, outros).

As modalidades praticadas na UFRGS, tanto equipes masculinas quanto femininas, são:

  • Futsal
  • Voleibol
  • Handebol
  • Basquete
  • Tênis de mesa
  • Atletismo
  • Xadrez
  • Judô.

Os dias, horários e locais dos treinamentos são variados, mais (informações aqui).

Sim.
As equipes universitárias competitivas da UFRGS (Futsal, Basquete, Voleibol, Handebol, Futebol, etc) costumam treinar na ESEFID em dias distintos. Todas elas possuem um monitor responsável pela modalidade e em alguns casos um professor responsável.

Caso deseje apresentar-se aos responsáveis para um encaminhamento e uma avaliação técnica para identificar em que estágio se encontra, envie um e-mail à Divisão de Esportes da UFRGS/PRAE (esportes-prae@ufrgs.br) com as seguintes informações:

  • Contatos telefônicos
  • RG
  • Número de matrícula UFRGS
  • Curso

Oficialmente, as equipes universitárias que representam a UFRGS participam de três competições:

  • JUGS (Jogos Universitários Gaúchos) – competição organizada pela Federação Universitária Gaúcha dos Esportes, que classifica para os JUBs.
  • JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) – competição nacional organizada pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), no segundo semestre do ano.
  • Copa Unisinos – certame universitário organizado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Demais competições ocorrem obedecendo as Federações Esportivas e demais órgãos públicos que abranjam o Desporto Universitário no RS.

O UFRGS sobre rodas – Passeio ciclístico da UFRGS – é uma atividade esportiva anual e oferecida a toda Comunidade de Porto Alegre (externa e no âmbito da UFRGS).

Prevista para a realização no primeiro semestre, a atividade já foi incluída no calendário cultural e esportivo da Universidade. Nas últimas edições tem ocorrido entre os meses de abril e maio.

A atividade “UFRGS sobre rodas” – passeio ciclístico da Universidade tem tido um público de faixa etária que varia entre os 6 aos 80 anos de idade.

Em relação aos percursos adotados, busca-se alternar os itinerários, edição após edição, buscando a novidade dos trajetos como um dos elementos motivadores.

Como a atividade tem uma característica de participação e não competição, não há distribuição de premiações.

Toda e qualquer participação em alguma atividade promovida ou apoiada pela DIVESP poderá ser reconhecida através de documento expedido pela Divisão, após a conferência dos devidos registros.

Não há cobrança para emissão dos documentos.

As Competições Oficiais promovidas pela FUGE e CBDU em seus diferentes regulamentos prevêem a participação de alunos devidamente matriculados nas IES.

Portanto, para participação nas equipes da UFRGS é imprescindível que a matrícula esteja efetivada.

As Competições Oficiais promovidas pela FUGE e CBDU em seus diferentes regulamentos prevêem a participação de alunos devidamente matriculados nas IES.

Portanto, para participação nas equipes da UFRGS é imprescindível que a matrícula esteja efetivada.

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