GUIA RÁPIDO – SEI UFRGS PARA ALUNOS
ACESSO PETICIONAMENTO (ALUNO) |
- Os alunos UFRGS possuem acesso automático no sistema e não devem realizar o cadastramento de usuário externo.
Aluno(a), para acesso ao SEI-UFRGS, leia o Guia rápido. Os alunos UFRGS têm acesso automático ao SEI. Lembre-se, use sempre a mesma senha do Portal do Aluno. O acesso dos alunos se dá mediante ChasqueMail UFRGS, que é um endereço de correio eletrônico (e-mail) com domínio da Universidade. Para ativá-lo ou caso tenha dúvidas, acesse ChasqueMail.
Atente para acessar a página correta. A primeira página é o ambiente destinado aos alunos e aos usuários externos, já a segunda é o ambiente destinado aos servidores UFRGS, conforme imagem:
Não deve solicitar o cadastro, pois os alunos UFRGS têm acesso automático ao SEI, não necessitando cadastro prévio para acesso ao Sistema. O acesso dos alunos se dá mediante ChasqueMail UFRGS. Para ativá-lo ou caso tenha dúvidas, acesse ChasqueMail.
Aluno(a), para acesso ao SEI-UFRGS, leia atentamente o Guia rápido e o item 1 deste FAQ.
Obs.: Mesmo que algum setor oriente ou peça cadastro de usuário externo para alunos, sempre antes de preencher cadastro, se reporte ao sei@ufrgs.br quanto aos acessos, para confirmar como deve acessar o sistema.
Na condição de calouro, a matrícula e consequente vínculo com a Universidade é recente. Após receber seu número de cartão UFRGS e acessar o Portal do Aluno, aguarde 1 (um) dia útil para ter acesso ao SEI-UFRGS. O acesso é liberado de forma automática, mas não de imediato.
Informações sobre ingresso na Graduação – Calouro.
Aluno(a), para acesso ao SEI-UFRGS, leia atentamente o Guia rápido e os itens 1 e 2 deste FAQ. Lembre-se, use sempre a mesma senha do Portal do Aluno. O acesso dos alunos se dá mediante ChasqueMail UFRGS. Para ativá-lo ou caso tenha dúvidas, acesse ChasqueMail.
Caso persista erro, troque de navegador e repita a operação.
Aluno(a), para acesso ao SEI-UFRGS, leia atentamente o Guia rápido e os itens 1 e 2 deste FAQ. Lembre-se, use sempre a mesma senha do Portal do Aluno. O acesso dos alunos se dá mediante ChasqueMail UFRGS. Para ativá-lo ou caso tenha dúvidas, acesse ChasqueMail.
Caso persista erro, troque de navegador e repita a operação.
A área de acesso para alunos e para usuários externos no SEI-UFRGS é a mesma.
Aluno(a), para acesso ao SEI-UFRGS, leia atentamente o Guia rápido e o item 1 deste FAQ.
Os alunos UFRGS têm acesso automático no SEI, não necessitando cadastro prévio para acesso ao Sistema. Aluno(a), leia o item 1 deste FAQ. Lembre-se, use sempre a mesma senha do Portal do Aluno. O acesso dos alunos se dá mediante ChasqueMail UFRGS. Para ativá-lo ou caso tenha dúvidas, acesse ChasqueMail.
Jamais envie sua senha para terceiros. Este é um dado que requer sigilo.
Aluno(a), sempre use sua senha utilizada no Portal do Aluno. Não altere a senha diretamente no SEI. O sistema sempre reconhecerá sua senha do Portal do Aluno.
Caso tenha dificuldades para acessar o Portal do Aluno, verifique com a TUAUFRGS.
Mas se desejar alterar a senha do SEI por alguma razão, basta alterar no Portal do Aluno que, consequentemente, as senhas do Portal do Aluno, ChasqueMail e SEI-UFRGS são atualizadas, pois são a mesma.
O acesso ao SEI-UFRGS para os alunos está condicionado à permanência do vínculo como aluno.
Acesse sei.ufrgs.br. Usuário: Informe o nº do seu cartão UFRGS com 8 dígitos (se for necessário, acrescente zeros à esquerda para completar os 8 dígitos), exemplo: 00123456.
Senha: Utilize a mesma senha do Portal do Aluno.
IMPORTANTE: Jamais utilize o SEI-UFRGS destinado para os servidores e bolsistas para abertura de um processo particular na condição de aluno.
As funcionalidades disponíveis estarão localizadas no “Menu Principal”, que é a coluna cinza localizada na lateral esquerda da tela, que disponibiliza um conjunto de funcionalidades ao aluno, conforme imagem:
As funcionalidades disponíveis são:
– Controle de Acessos Externos: Direciona o usuário para a tela principal do Acesso Externo do SEI-UFRGS, onde são visualizados todos os processos e/ou documentos que foram disponibilizados para acesso e/ou assinatura;
– Alterar Senha: Permite alterar a senha de acesso ao sistema. (Aluno! Use sua senha utilizada no Portal do Aluno. Não altere a senha diretamente no SEI. O sistema sempre reconhecerá sua senha do Portal do Aluno. Mas se desejar alterar a senha do SEI por alguma razão, basta alterar no Portal do Aluno que, consequentemente, as senhas do Portal do Aluno, ChasqueMail e SEI-UFRGS são atualizadas, pois são a mesma.);
– Pesquisa Pública: Possibilita a pesquisa de informações, documentos ou processos no SEI-UFRGS;
– Peticionamento: Permite que o aluno protocolize documentos diretamente no SEI-UFRGS, ou seja, que abra processos;
– Recibos Eletrônicos de Protocolo: Permite que o aluno consulte os recibos de protocolização de documentos via peticionamento eletrônico do SEI-UFRGS, ou seja, os recibos dos processos que o aluno já abriu.
Para usuários externos e alunos (pessoas físicas) que participem de processos administrativos junto à UFRGS – independente de vinculação a determinada pessoa jurídica – o SEI-UFRGS possibilita peticionamento e intimações eletrônicos, visualização de processos com restrição de acesso aos interessados e assinatura de contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres.
Na TUAUFRGS – Catálogo do Aluno há informações completas sobre os processos, ou solicite Atendimento ao Aluno – TUAUFRGS.
Consulte aqui os tipos de processos disponíveis no peticionamento.
Informações relativas ao processo e aos seus documentos devem ser tratadas diretamente com a unidade responsável pela análise do processo ou a TUAUFRGS – Atendimento ao Aluno – TUAUFRGS.
- Acesse o SEI-UFRGS;
- Selecione a aba “Peticionamento” e após “Processo Novo”;
- Escolha entre o rol de processos disponíveis, o processo que deseja iniciar;
- Leia com atenção as “Orientações sobre o Tipo de Processo”, disponibilizadas pelo gestor do processo, ou seja, a unidade responsável pela análise do processo;
- Preencha as informações solicitadas, edite o conteúdo do “Documento Principal” e anexe documentos, caso necessário;
- Selecione: “Peticionar”;
- Conclua o peticionamento assinando eletronicamente, selecionando o Cargo/Função mais próximo da função exercida e inserindo sua senha;
- Clique em “Assinar” ou pressione a tecla Enter.
Depois que o processamento do peticionamento é finalizado, o sistema gera automaticamente um Recibo Eletrônico de Protocolo para o aluno, que também é incluído no processo.
Em caráter meramente informativo, um e-mail automático é enviado ao aluno (para seu ChasqueMail) confirmando o peticionamento realizado, conforme protocolo do Recibo Eletrônico de Protocolo gerado.
O item “Especificação” é um campo livre, de até 50 caracteres, usualmente para o aluno descrever breve resumo de seu processo/solicitação. Exemplo: Solicito proficiência em inglês. Solicito 10 créditos complementares. Solicito recurso sobre o edital x.
Ou ainda pode inserir seu nome completo nesse campo.
Siga estas instruções:
Entre o carregamento do primeiro documento e o último não pode ultrapassar 1 (uma) hora. Com mais de 1 hora no sistema sem finalizar o peticionamento o arquivo carregado será considerado temporário e eliminado automaticamente.
Troque de navegador.
Verifique se cada arquivo (documento) possui no máximo 10 MB. Inclua somente documentos PDF.
Tente renomear seus arquivos anexados, sem caracteres especiais, acentos ou sinais, como “*@#?/-^~´” em seu computador e faça o procedimento de anexar no processo novamente.
Depois de escolher cada arquivo na pasta do seu computador, clique no botão “adicionar”. Proceda esta operação para cada arquivo que for anexar. Somente assim o SEI irá “carregar” seu arquivo. Para documentos essenciais, é obrigatório inserir cada tipo de documento exigido.
Habilite os pop-ups para o SEI em seu navegador. No documento principal, (aquele que você edita no SEI) retire os links e hiperlinks inseridos, caso haja. Se está copiando conteúdos e colando no documento do SEI, e as vezes, tem algum código HTML junto, o SEI acaba bloqueando.
Siga estas instruções:
Entre o carregamento do primeiro documento e o último não pode ultrapassar 1 (uma) hora. Com mais de 1 hora no sistema sem finalizar o peticionamento o arquivo carregado será considerado temporário e eliminado automaticamente.
Troque de navegador.
Verifique se cada arquivo (documento) possui no máximo 10 MB. Inclua somente documentos PDF.
Depois de escolher cada arquivo na pasta do seu computador, clique no botão “adicionar”. Proceda esta operação para cada arquivo que for anexar. Somente assim o SEI irá “carregar” seu arquivo.
Repare que há mais de um tipo de documento essencial diferente a ser anexado no campo “Documentos essenciais”>”Tipo de Documento”. Documentos essenciais são obrigatórios, assim, enquanto não selecionar e anexar os tipos diferentes elencados, o sistema não permite finalizar o peticionamento.
Para acompanhar o andamento do processo, acesse a Pesquisa Pública.
Se desejar maiores informações ou cópia do processo, deve solicitar diretamente para a unidade responsável pela análise do processo.
Ao consultar o andamento do processo, em alguns casos, aparece a sigla SEEXP, que é apenas um fluxo inicial do processo, não sendo a unidade responsável pela análise do processo.
Informações relativas ao processo e aos seus documentos devem ser tratadas diretamente com a unidade responsável pela análise do processo. Exemplo: Processo de créditos complementares deve tratado com a COMGRAD – Comissão de Graduação.
Ou verifique com a TUAUFRGS como proceder.
Ao consultar o andamento do processo, em alguns casos, aparece a sigla SEEXP, que é apenas um fluxo inicial do processo, não sendo a unidade responsável pela análise do processo.
Para definição de prazo, entre em contato com a unidade responsável pela análise do processo. Exemplo: Processo de créditos complementares deve tratado com a COMGRAD – Comissão de Graduação.
Ou verifique com a TUAUFRGS como proceder.
Ao consultar o andamento do processo, em alguns casos, aparece a sigla SEEXP, que é apenas um fluxo inicial do processo, não sendo a unidade responsável pela análise do processo.
Em processo já peticionado, o aluno não consegue adicionar novos documentos, em seu login. Para tanto, entre em contato com a unidade responsável pela análise do processo e veja como proceder na inclusão de novos documentos, pois apenas a unidade poderá orientar para adicionar as demais peças.
Acesse o SEI-UFRGS, inserindo seu login e senha. Aluno(a), leia atentamente o Guia rápido para acesso.
Acessando o SEI-UFRGS, o processo e/ou documento disponibilizado estará na aba “Controle de Acessos Externos”.
A unidade que solicitou seu acesso no SEI-UFRGS disponibilizará o processo e/ou documento para visualização, mas a DPG (Equipe SEI – sei@ufrgs.br) não tem acesso a esta etapa.
Acessando via e-mail, o aluno receberá um e-mail de notificação que contém um link para o processo e a informação da validade da disponibilização de acesso (verifique a caixa de Lixo Eletrônico/spam).
Informações relativas ao processo e aos seus documentos devem ser tratadas diretamente com a unidade responsável pela análise do processo.
Acesse o SEI-UFRGS, inserindo seu login e senha. Aluno(a), leia atentamente o Guia rápido para acesso.
Acessando o SEI-UFRGS, o documento disponibilizado estará na aba “Controle de Acessos Externos”.
Esta tela contém uma planilha com a relação de processos que devam receber a assinatura e respectivos documentos.
A unidade que solicitou seu acesso no SEI-UFRGS disponibilizará o documento para assinatura, mas a DPG (Equipe SEI – sei@ufrgs.br) não tem acesso a esta etapa.
Acessando via e-mail, o aluno receberá um e-mail de notificação contendo um link que dá acesso à página de login do SEI (verifique a caixa de Lixo Eletrônico/spam).
Informações relativas ao processo e aos seus documentos devem ser tratadas diretamente com a unidade responsável pela análise do processo.
O SEI-UFRGS, em sua funcionalidade de liberação de assinatura externa, somente aceita, para alunos, endereço de correio eletrônico com domínio da Universidade (cartãoufrgs@ufrgs.br ou nome.sobrenome@ufrgs.br), denominado ChasqueMail. Caso o aluno nunca tenha acessado seu e-mail UFRGS, deve ativá-lo ou caso tenha dúvidas, acesse ChasqueMail. Qualquer outro domínio como, por exemplo, Gmail, Outlook, entre outros, o Sistema não aceita.
Leia o item 23 deste FAQ. Para definição de prazos no que se refere à disponibilização de documentos para assinatura, entre em contato com a unidade que solicitou seu acesso.
Ou verifique com a TUAUFRGS como proceder.
Aluno tem acesso automático no SEI-UFRGS, portanto, não deve realizar cadastro prévio para acesso ao sistema. Caso tenha solicitado credenciamento de forma equivocada, reporte a situação à DPG (Equipe SEI) via e-mail sei@ufrgs.br. Informe seu nome completo, e-mail cadastrado e solicite a exclusão de seu cadastro. Esta solicitação somente será atendida se remetida pelo e-mail do aluno/interessado. Solicitação via terceiros não será atendida.
Esta ação é importante para que não permaneça no SEI cadastros pendentes.
Não localizou sua dúvida? Entre em contato pelo e-mail sei@ufrgs.br e reporte sua demanda sobre o SEI-UFRGS.