1º Seminário Apresentação do projeto – Agenda Referencial para o ordenamento territorial do Rio Grande do Sul.
O Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) convidam para o 1º Seminário Apresentação do projeto – Agenda Referencial para o ordenamento territorial do Rio Grande do Sul.
Coordenação: Heleniza Avila Campos e Paulo Roberto Rodrigues Soares
Data: 03 de julho de 2025 – 09 – 18h, credenciamento a partir das 8h
Local: Auditório Elvan Silva – Faculdade de Arquitetura da UFRGS.
O evento será gravado e transmitido online via Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCXqJwFNcWuXVliQQ_rmlcdw).
Objetivo: Apresentar o projeto da Agenda Referencial, a proposta da Política Nacional de Ordenamento Territorial (MIDR) por João Mendes da Rocha Neto; apresentação da equipe, grupos de trabalho (GTs), método e resultados esperados (UFRGS); apresentação das questões norteadoras da Agenda Referencial; abertura de Consulta Pública (participação virtual).
A Agenda Referencial para o ordenamento territorial do estado do Rio Grande do Sul resulta da proposição de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O desenvolvimento da Agenda ocorre simultaneamente à construção da Política Nacional de Ordenamento Territorial (PNOT), ora em curso, através da instituição do Decreto nº 11.920 de 14 de fevereiro de 2024, colocando o Rio Grande do Sul como caso pioneiro no país a refletir estratégias de coexistência, colaboração e desenvolvimento das mais diversas presenças de atores, formas de uso e ocupação do solo e expressões socioculturais no território gaúcho.
Neste sentido, a participação da sociedade em suas diversas formas e representações, é muito importante!
Contamos com sua presença!
Link para inscrição:https://www.even3.com.br/agenda-referencial-rs-594315