EXTENSÃO

A Extensão, como atividade fim da Universidade, é o processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e a pesquisa, propiciando a interdisciplinaridade e viabilizando a relação transformadora entre Universidade e sociedade. Este contato, que visa ao desenvolvimento mútuo e estabelece a troca de saberes, tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com as realidades nacional e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva de comunidades na atuação da Universidade.

(Normas Gerais para Atividades de Extensão Universitária – Resolução No 17/2015 – CEPE).

Para o PROPUR os principais objetivos da Extensão Universitária no campo do Planejamento Urbano e Regional são: (i) estreitar laços e construir vínculos entre a Universidade e a Sociedade, com vista à melhor compreensão da realidade urbana local, regional e nacional; (ii) comprometer Universidade e sociedade numa relação dialógica; (iii) trazer para o ensino e a pesquisa temas, problemas e fundamentos empíricos.

As iniciativas oferecidas pela prática extensionista devem assegurar um processo de formação norteado pela responsabilidade social e pelo diálogo entre os saberes sobre a cidade; o reconhecimento de que o outro (a comunidade, os movimentos e atores sociais) não são objetos, mas sujeitos com os quais se dialoga.

A ANPUR, fórum historicamente dedicado à pesquisa, outorga importante espaço para a reflexão e o debate sobre a prática extensionista. Este fato expressa o reconhecimento (e a prática efetiva) da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.

As atividades de extensão oferecidas pelos professores do PROPUR podem ser consultadas e acessadas nos respectivos Currículos Lattes ou nos websites dos Laboratórios e Grupos de Pesquisa.