Menu fechado

Memória musical Kaingang é tema de aula aberta no auditório do ILEA

A Aula aberta Memória Musical Kaingang acontecerá no dia 12 de abril (terça-feira), às 14h, no Auditório do ILEA (Prédio 43322, Av. Bento Gonçalves, 9500 – Campus do Vale), com entrada franca e sem necessidade de inscrição prévia.  O evento pretende dar continuidade ao debate de preservação e difusão da memória Kaingang através da música e, para isso, contará com a presença dos músicos Felipe da Silva (Rẽtón), João Carlos Kanheró (Kasu) e Zílio Salvador (Jagtyg), que interpretarão músicas do CD “Kanhgág ag vi ymã mág ki – Vozes Kaingang na Aldeia Grande”.

Propriedade intelectual do povo indígena Kaingang, o CD “Kanhgág ag vi ymã mág ki” é uma combinação de cantos tradicionais e sons instrumentais que tem como objetivo contribuir para a manutenção do idioma kaingang como uma língua viva, além de auxiliar no esforço empreendido pelos velhos Kaingang para que seus netos sigam sendo reconhecidos como índios legítimos pelos integrantes da sociedade não-indígena.

Além de interpretar as músicas do CD, os músicos farão uma reflexão acerca das letras que compõe o repertório do álbum, o qual teve seu lançamento em 2005 e hoje apresenta sua segunda edição. Para compor a mesa de debate, o evento contará, ainda, com a presença dos professores convidados Sergio Baptista da Silva e Marília Raquel Albornoz Stein, ambos pesquisadores da Rede de Pesquisa Abya Yala, e de Rogério Reus Gonçalves da Rosa, Rodrigo Venzon e Jorge Herrmann, responsáveis pela pesquisa e pela produção do CD “Kanhgág ag vi ymã mág ki”.

O evento é uma realização conjunta do Museu da UFRGS, do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) e da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Porto Alegre. Para servidores docentes e técnicos da UFRGS, a ação poderá contar como atividade de capacitação. As inscrições para servidores podem ser realizadas pelo site da EDUFRGS ou no dia, no local do evento. Mais informações entre em contato pelo telefone (51) 3308-1947 ou pelo e-mail museu@museu.ufrgs.br

Fonte: Museu da UFRGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support