Menu fechado

Cursos e Eventos

mar
9
qua
2022
Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos: live do #FalaIGEO
mar 9@16:00
Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos: live do #FalaIGEO

Nesta quarta-feira (9), às 16h, o #FalaIGEO apresenta a live “Mulheres na Ciência, contrastes e caminhos”.  O Programa de entrevistas e debates do IGEO/UFRGS abordará, em particular, a situação brasileira e o protagonismo feminino na ciência. A transmissão será via Youtube.

De acordo com o relatório intitulado “A jornada do pesquisador através de lentes de gênero”, divulgado em 2020 pela editora científica Elsevier, diversos países vêm apresentando progressos em relação à participação das mulheres em pesquisas científicas. Em nosso país, é ascendente o número das que chefiam pesquisas nas Universidades. Dados recentes, divulgados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), apontam que elas constituem 43,7% do conjunto de pesquisadores. Contudo, segundo o trabalho da Elsevier, que envolveu 15 países (incluindo o Brasil), ainda que a participação feminina esteja aumentando em algumas áreas, a desigualdade permanece quando se avaliam itens como quantitativo de publicações, citações, bolsas concedidas e colaborações. Essas, entre outras questões, essenciais para consolidação da participação das mulheres na ciência, serão tratadas nesta live.

Com a mediação de Ariane K. Bernardes, técnica do Instituto de Geociências e membro da equipe #FalaIGEO, o programa terá como convidadas a Profa. Dra. Adriana Neumann (Departamento de Matemática Pura e Aplicada/UFRGS) e a Profa. Dra. Fernanda Staniscuaski (Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia/UFRGS).

Mais informações sobre o projeto no sítio do Instituto de Geociências/UFRGS.

Se inscreva, curta, compartilhe e divulgue o canal do IGEO no YouTube.

Crise na Ucrânia: origens, desdobramentos e consequências
mar 9@17:00
Crise na Ucrânia: origens, desdobramentos e consequências

O ciclo de debates Nupergs Controvérsias apresenta a discussão “Crise na Ucrânia: origens, desdobramentos e consequências”. Com mediação do professor do Departamento e do PPG em Ciência Política da UFRGS Christian Schallenmüller o evento abordará a relação entre os dois países e o histórico das atribulações. Estarão presentes no encontro o professor Fabiano Pellin Mielniczuk, do Departamento de Ciência Política, e o jornalista especializado em conflitos internacionais Luiz Antônio Araujo.

A atividade ocorre nesta quarta-feira, dia 9 de março, às 17 horas. A transmissão pode ser acompanhada no canal do Nupergs no Youtube.

mar
11
sex
2022
Enrique Serra Padrós: Paixão pela História
mar 11@18:00
Enrique Serra Padrós: Paixão pela História

Na próxima sexta-feira, dia 11, às 18 horas, ocorre a primeira live do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFRGS) para homenagear a trajetória acadêmica e intelectual do professor Enrique Padrós, falecido em 23 de dezembro de 2021. O encontro terá coordenação e apresentação do docente Cesar Augusto Barcellos Guazzelli e a participação de orientandos, ex-orientandos e pesquisadores que acompanharam o professor Padrós.

Nascido no Uruguai, Padrós fez toda a sua formação acadêmica na UFRGS. O professor ministrava as disciplinas das áreas de Ensino de História e de História Contemporânea, além de orientar estudantes de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História. Foi coordenador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS entre 2011 e 2012 e integrou o Conselho Científico da Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições.

Sua tese de doutorado “Como el Uruguay no hay… Terror de Estado e Segurança Nacional – Uruguai (1968-1985): do Pachecato à Ditadura Civil-Militar” é considerada uma referência sobre o tema das ditaduras recentes na América Latina e sobre o conceito de terrorismo de Estado.

O evento será transmitido pelo canal do IFCH no Youtube.

mar
14
seg
2022
Capacitação em Oratória
mar 14@19:00
Capacitação em Oratória

PET de Engenharia de Materiais e o Grupo de Debates e Oratória da UFRGS (GDO) realizam Capacitação em Oratória na próxima segunda-feira, dia 14 de março, às 19h. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, ocorrendo pela plataforma Google Meet. O link para o encontro será disponibilizado por e-mail, após inscrição através do formulário eletrônico.

O GDO é um grupo de extensão aberto a alunos de qualquer curso de graduação da UFRGS e de outras universidades, tendo como objetivo primordial propiciar um ambiente para o desenvolvimento da oratória e da argumentação. Saiba mais em ufrgs.br/gdo. Mais informações sobre o PET Engenharia de Materiais no Instagram do programa.

mar
16
qua
2022
11ª Semana Nacional do Cérebro da UFRGS
mar 16 – mar 17 dia inteiro
11ª Semana Nacional do Cérebro da UFRGS

Ocorre nos dias 16 e 17 de março a 11ª Semana Nacional do Cérebro da UFRGS, organizada pelo Departamento de Fisiologia da UFRGS junto a professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Neurociências. A programação tem como tema “O Cérebro Social” e ocorre em formato remoto, com palestras que serão transmitidas no canal do YouTube do evento.

Confira a programação completa:

  • Quarta-feira, 16 de março

18h às 19h – “O Cérebro e as Artes”, com o professor Norberto Cairasco (USP)

19h às 20h – “’Cerebrando’ os Ritmos Biológicos”, com a professora Maria Paz Hidalgo (UFRGS), professora Fernanda Amaral (UNIFESP) e a professora Maria Elisa Calcagnotto (UFRGS).

  • Quinta-feira, 17 de março

18h às 19h – “A Evolução do Cérebro e os Primórdios da Música”, com a professora Luciane Cuervo (UFRGS)

19h às 20h – “Tudo que você queria saber sobre o cérebro e nunca perguntou”, com o professor Jorge Quillfeldt (UFRGS)

A Semana Nacional do Cérebro da UFRGS tem como objetivo divulgar à sociedade, de forma dinâmica, interativa e com linguagem simples, conhecimentos das neurociências e seu impacto nos mais diversos aspectos do cotidiano. O evento promove atividades na própria Semana do Cérebro, tradicionalmente em março, e ao longo do 1º semestre de 2022.

mar
17
qui
2022
“Experiência de cooperativas populares no Brasil e no Uruguai” – Seminário Online
mar 17@19:00 – 20:00
"Experiência de cooperativas populares no Brasil e no Uruguai" - Seminário Online

Laboratório de Tecnologias Sociais para Organizações da Sociedade Civil (Labtecs), projeto de extensão da Escola de Administração da UFRGS, promove o seminário “Experiência de cooperativas populares no Brasil e no Uruguai” nesta quinta-feira, 17 de março, às 19h. O evento terá transmissão gratuita pelo canal do YouTube do Labtecs e sua gravação estará disponível posteriormente.

A atividade terá a presença de Lívia Sombrio, designer de moda e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS (PPGA), e Nívia Carvalho Ramos, empreendedora social. Haverá interação com o público, que poderá mandar perguntas para as convidadas.

Saiba mais sobre o Labtecs pelo e-mail labtecs.ufrgs@gmail.com e no Instagram do Laboratório.

Tertúlia Virtual de São Patrício
mar 17@19:00 – 21:00
Tertúlia Virtual de São Patrício

Grupo de Estudos e Debates em Literaturas de Língua Inglesa, do Instituto de Letras da UFRGS, realizará no dia 17 de março uma tertúlia virtual para celebrar a festa de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e os cem anos da publicação do romance Ulysses, de James Joyce. A atividade integra as celebrações do Centenário da Independência da Irlanda e congrega pesquisadores de estudos irlandeses de diferentes níveis e tipos de formação.

O evento será transmitido no canal no Youtube, com duração das 19h às 21h. A atividade é aberta à comunidade em geral, e as inscrições podem ser feitas neste link. Serão emitidos certificados PROREXT/UFRGS para os inscritos que assistirem à atividade.

2ª Edição Online da Liga Acadêmica Interprofissional de Saúde
mar 17@19:30
2ª Edição Online da Liga Acadêmica Interprofissional de Saúde

A Liga Acadêmica Interprofissional de Saúde da UFRGS (LAIS) realiza a sua segunda edição online de tema “Articulando conhecimento, vivendo saúde”. O evento, que acontecerá no dia 17 de março, marca a retomada das atividades da Liga. O evento será totalmente online e as inscrições serão realizadas no dia.

Neste evento, as palestrantes convidadas são a professora Cristiane Mengatto, da Faculdade de Odontologia, e Daila Alena Raenck, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Os temas abordados por elas são “Interprofissionalidade e os cursos da saúde” e “Interprofissionalidade e serviço”, respectivamente. Além disso, os presentes são convidados a participar de uma discussão de um caso clínico a ser apresentado durante o evento.

A reunião será via Google Meet, às 19h30, através deste link. A atividade é aberta a toda comunidade acadêmica e externa, sem necessidade de vínculo com a Universidade.

Haverá emissão de certificado de duas horas pelo Portal de Extensão da UFRGS.
Para mais informações, acompanhe as redes sociais da LAIS: Instagram e Facebook ou escreva para o e-mail lais.ufrgs@gmail.com

mar
18
sex
2022
Abordagem territorial do Desenvolvimento Regional: uma proposta teórica – aula com Arilson Favareto
mar 18@19:00
Abordagem territorial do Desenvolvimento Regional: uma proposta teórica - aula com Arilson Favareto

Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento da UFRGS (PGDREDES) e o Bacharelado em Desenvolvimento Regional, do Campus Litoral Norte, promovem a aula inaugural “Abordagem territorial do Desenvolvimento Regional: uma proposta teórica”. O evento ocorre no dia 18 de março, sexta-feira, às 19h, com transmissão no canal do YouTube do PGDREDES.

A aula será ministrada pelo professor Arilson Favareto, professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações em ufrgs.br/pgdredes.

mar
22
ter
2022
“Indígenas e formação acadêmica: muito além de um diploma”
mar 22@19:00
"Indígenas e formação acadêmica: muito além de um diploma"

Na roda de conversa “Indígenas e formação acadêmica: muito além de um diploma”, estudantes indígenas e já diplomados da UFRGS farão uma discussão sobre sua presença na universidade e o impacto da formação acadêmica em seus territórios. “O que representa suas presenças na e para a academia? Qual o valor e a força de um diploma na mão de um estudante indígena?” são questões a serem trabalhadas.

Realizado com referência aos 10 anos da Lei de Cotas, o evento propõe como essencial olhar para trás e pensar nas lutas, nas trajetórias e na importância de se chegar até aqui. Estarão nesta conversa, compartilhando suas experiências, Isael Pinheiro, Guarani, doutorando em Educação; Jéssica Vaz Silva, Kaingang, formada em Odontologia; Rejane Nunes, Kaingang, formada em Psicologia; e Marcos Kaingang, formado em Direito, na mediação. A participação especial será da liderança espiritual Kaingang, Dona Iracema Gah Té Nascimento, grande referência para estudantes indígenas.

O evento faz parte do projeto Conversações Afirmativas, organizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS/UFRGS), e será transmitido virtualmente, dia 22 de março, às 19h, pelo canal do YouTube. O evento é aberto, mas para recebimento de certificado de extensão, é necessário inscrever-se pelo formulário.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support