Vem pra Extensão!
A campanha Vem pra Extensão! tem como objetivo a divulgação dos projetos de extensão desenvolvidos pela UFRGS. Toda atividade extensionista em execução pode participar da iniciativa por meio do preenchimento deste formulário. Para mais informações, acesse esta página. Vem pra Extensão!
Quem explica o quê, quando e como?
-
Quem explica o quê, quando e como?
O Nupergs Controvérsias apresenta “Quem explica o quê, quando e como?”, uma conversa sobre as teorias no campo das Políticas Públicas, dia 21, às 17h. O evento online quer discutir as contribuições das principais teorias e modelos que explicam as mudanças e a estabilidade na agenda de medidas governamentais. Com mediação do professor André Marenco (UFRGS), participam da live duas pesquisadoras que têm se destacado na divulgação e debate sobre este tema: Ana Cláudia Capella (UFSCar, Unesp) e Natália Sátyro (UFMG).
O objetivo é utilizar estudos consolidados no campo para responder perguntas pertinentes que envolvem o assunto, como: Que fatores contribuem para explicar a expansão no gasto público e na definição de prioridades estatais? Quais são as causas para a estabilidade ou mudança em políticas públicas?, entre outras. A atividade é um projeto de extensão do Nupergs Plural e fornece certificado. -
Apresentação - Projeto HISTÓRIAS DE VIDA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Ação de extensão originária da Faculdade de Educação/ UFRGS, autoria do professor Carlos Ventura Fonseca. O projeto busca produzir conteúdo em forma de vídeo sobre histórias de vida de professores; Disponibilizar o conteúdo para o público, em geral, divulgando a profissão docente e aprofundando o debate social sobre o tema; Divulgar, em especial, para professores e estudantes de licenciatura, proporcionando que o conteúdo produzido possa colaborar na constituição de conhecimentos sobre processos formativos profissionais; Transmitir as entrevistas ao vivo por plataformas de compartilhamento de vídeo (YouTube, Facebook...) e disponibilizar a gravação, posteriormente, em diferentes plataformas; Produzir reflexões sobre a profissão docente, a carreira do magistério e a relevância dessa categoria profissional; Convidar professores de diferentes ambientes acadêmicos e educacionais para participar do projeto. -
Palavra e Sensibilidade - Episódio 1: AS MOÇAS, de Jane Tutikian
Vídeo do conto As Moças estreia projeto de Extensão
Palavra e Sensibilidade
A atriz e diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UFRGS, Elisa Lucas, estreia o Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual. Os contos escolhidos, apresentados em vídeos, ressaltam questões atemporais do feminino presentes na obra da escritora gaúcha e professora do Instituto de Letras da UFRGS, Jane Tutikian, como solidão, saudade, memória, intimidade, melancolia, ânsia de vida, força, fragilidade e poesia.
O primeiro episódio, intitulado As Moças, trata da história de Dona Maria e suas vizinhas, que, com carinho e ternura, se apegam a três moças vindas do interior e se propõem a cuidar delas.
A proposta nasceu durante a pandemia da COVID-19 e tem relação com a pesquisa Práticas corporais e vocais para potencializar a presença cênica a partir do Processo de criação dramatúrgica atorial. Como resultado do isolamento social, atividades culturais foram deslocadas para o ambiente virtual, e com teatros fechados, artistas da cena passaram a experimentar a linguagem audiovisual como ferramenta de comunicação com o(a) espectador(a), que passou a utilizar plataformas de compartilhamento de vídeos como entretenimento. Nesse contexto, o projeto reforça o papel social da Universidade ao fomentar a Arte e estimular possibilidades de produção e consumo cultural na atualidade, promovendo experiências estéticas e lúdicas e colaborando no incentivo à Leitura através da união da Literatura, do Teatro e do Audiovisual.
O projeto tem por objetivos ampliar a oferta de produção cênica enquanto os teatros permanecerem fechados, promover o diálogo entre leitura cênica e ferramentas audiovisuais, experimentar novos formatos de criação artística em diálogo com a Literatura, divulgar a Leitura Cênica em ambiente virtual e a literatura de autoria feminina.
Produzido, gravado e finalizado entre julho e dezembro de 2020, o conto As Moças foi publicado originalmente na obra A Rua dos Secretos Amores (WS Editor, 2002), e depois na antologia Coisa Viva (Território Das Artes, 2011), comemorativa aos 30 anos de literatura da autora. O texto foi adaptado por Elisa Lucas e Israel de Castro Fritsch, jornalista, doutorando em Letras e graduando em Teatro na UFRGS. Em As Moças, Elisa, que também assina a direção, interpreta 14 personagens, com participação especial de Jurema Martins Lucas. O episódio foi todo gravado na casa de Elisa, editado por Alexandre Alves, técnico do Instituto de Artes, e teve consultoria de Zeca Azevedo e Adriana Emerin Borges. Também colaboraram remotamente: Nilton Filho, Hyro Mattos, Rafael Clain Martins, Ernesto Jorge Costa Martins e Renato Pereira Lopes.
Ficha técnica de “As Moças”
Da obra de JANE TUTIKIAN
Com: ELISA LUCAS
Participação especial: JUREMA MARTINS LUCAS, como Minha Mãe
Adaptação: ELISA LUCAS & ISRAEL DE CASTRO FRITSCH
Direção: ELISA LUCAS
Edição: ALEXANDRE ALVES
Figurino, Cenário & Iluminação: ELISA LUCAS & JUREMA LUCAS
Colaboração remota: ALEXANDRE ALVES, ISRAEL DE CASTRO FRITSCH, HYRO MATTOS, NILTON FILHO & RAFAEL CLAIN MARTINS.
Trilha usada:
MARVIN'S DANCE, de Silent Partner
TWIRLY TOPS, de The Green Orbs
VIEW OF THE VALLEY, de Trevor Garrod
CARRIED, de Lauren Duski
MORNING STROLL, de Josh Kirsch - Media Right Productions
NUTTY COMEDY, de Biz Baz Studio
NO.5 THE DAY I MET HER, de Esther Abrami
ALLÉGRO, de Emmit Fenn
2020, de Dayla
SWEETLY MY HEART, de Asher Fulero
Fonte: Biblioteca de áudio do Youtube (músicas liberadas para utilização)
Divulgação: JOSÉ CARLOS DE AZEVEDO -
CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES - GEDAEF/ESEFID/UFRGS
-
Autodeclaração em debate: Estratégia virtual e interdisciplinar
-
2021 03 28 19 12 18
Vem pra Extensão! - Museu da UFRGS
-
Vem pra Extensão! - Museu da UFRGS
Trabalha a memória e a identidade da UFRGS e da cidade de Porto Alegre, articulando diferentes áreas do saber, seja por meio de exposições temáticas de caráter científico-cultural ou local para pesquisa. É um espaço para a ampliação da atuação docente e discente, proporcionando vivências para além da sala de aula.
Conheça o trabalho do Museu da UFRGS em mais este vídeo da campanha Vem pra Extensão! -
Vem pra Extensão! - Salão de Atos
Em mais um vídeo da campanha "Vem pra Extensão!", chegou a hora de conhecer aquele espaço que abriga o momento que todo estudante sonha quando entra na Universidade: o Salão de Atos, onde ocorrem as cerimônias de formatura (entre outras tantas atividades)!
O Salão de Atos é um espaço cultural da Universidade. Foi criado para sediar e viabilizar atividades que qualifiquem o Ensino, a Extensão e a Pesquisa, além de promover a interação da UFRGS com as comunidades interna e externa.
Conheça o trabalho do Salão de Atos e vem pra Extensão! -
Vem pra Extensão! - Ponto UFRGS
A Ponto UFRGS - Produtos Institucionais visa à gestão da marca promocional da Universidade e sua aplicação em produtos enquanto pontos de contato com as comunidades acadêmica e externa. A iniciativa busca valorizar a produção intelectual e cultural da Universidade e reforçar a relação identitária e de pertencimento entre esses públicos e a UFRGS.
Conheça mais sobre o trabalho da Ponto neste vídeo e vem pra Extensão! -
Vem pra Extensão! - Planetário
Atuando como órgão de complementação de ensino e divulgação da Astronomia, o Planetário Prof. José Baptista Pereira vem desde 1972 oferecendo programas científicos e culturais à comunidade universitária do Rio Grande do Sul. Conheça nesse vídeo um pouco do trabalho que é desenvolvido por este verdadeiro símbolo de Porto Alegre e da extensão da UFRGS.
Vem pra Extensão! -
Vem pra Extensão! - Departamento de Educação e Desenvolvimento Social
O segundo setor a se apresentar na campanha Vem pra Extensão! é o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social.
Criado em 1992, o DEDS realiza ações pautadas pelo compromisso da universidade pública em promover e garantir os valores democráticos de igualdade de direitos, de educação na cidadania e na diversidade étnico-racial e sócio-cultural.
Conheça melhor o DEDS neste vídeo e vem pra Extensão! -
Vem pra Extensão! - Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS/"Serenata para Orquestra de Cordas"
Criada em março de 2020, a Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS é a apresentação cultural convidada da Vem pra Extensão!, a semana de apresentação da Extensão UFRGS promovida pela PROREXT entre esta segunda (22) e sábado (27). Neste vídeo, a Orquestra lança "Serenata para Orquestra de Cordas", do compositor russo Vasily Kalinnikov. A escolha por uma serenata também é motivada em função do grave momento de pandemia que vivemos. Afinal, serenatas são peças musicais nas quais as pessoas que ouvem precisam estar dentro de suas casas.
Portanto, se cuide, fique em casa e vem pra extensão!