Entre os dias 29 de abril e 03 de junho de 2016, a UFRGS apresenta a exposição curricular KUMIAI – Entrelaçamentos na Colônia Japonesa de Ivoti, RS, produzida pelos alunos do Curso de Bacharelado em Museologia. A exposição ocorrerá no Museu da UFRGS (Avenida Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro). O horário de funcionamento será das 08h às 20h de segunda a sexta-feira.
Atualmente com a maior comunidade Japonesa fora do Japão, o Brasil apresenta uma forte cultura entrelaçada nipo-brasileira. As influências culturais trazidas há mais de cem anos pelos imigrantes japoneses foram disseminadas pelo território nacional, como é o caso da plantação de soja.
A exposição KUMIAI – Entrelaçamentos na Colônia Japonesa de Ivoti, RS aborda a imigração japonesa no Estado com enfoque na Colônia Japonesa da cidade de Ivoti e abrange um período de cinquenta (50) anos, a partir de 1966, quando se estabeleceram os primeiros imigrantes. O trabalho realizado na Colônia resultou no entrelaçamento das culturas locais. A mostra apresenta a comunidade japonesa de Ivoti e suas histórias de vida que influenciaram e influenciam a cultura gaúcha.
Para agendamentos de grupo, realize o cadastro no site: www.ufrgs.br/museu/educativo/agendamento
Para mais informações, ligue: (51) 3308-3390
