Professora do Instituto de Física, Daniela Borges Pavani é a nova pró-reitora de Extensão da UFRGS. Nomeada pela reitora Márcia Barbosa, que iniciou seu mandato neste domingo (22/09), Daniela terá a seu lado, como vice-pró-reitora, Patrícia Helena Xavier dos Santos. Durante os próximos quatro anos, Patrícia também exercerá o cargo de diretora do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social.
Daniela Pavani é professora associada do Departamento de Astronomia do Instituto de Física. Mestre em Física e doutora em Ciências, sub-área Astrofísica, ambos pela UFRGS, realizou pós-doutorados no IAG/USP e na UFRGS. Pesquisadora e extensionista em sua área de atuação, Daniela já tem trajetória na PROREXT. Além de coordenar diversos programas de Extensão, como o Observatório Educativo Itinerante e o Meninas na Ciência, foi diretora do Planetário Prof. José Baptista Pereira de 2017 a 2020.

Patricia Xavier é graduada em Ciências Econômicas e mestra em Educação, ambos pela UFRGS. Também com larga trajetória na PROREXT, em especial no DEDS, teve destaque desenvolvendo atividades de Extensão voltadas aos direitos humanos, educação e antirracismo. Integra o coletivo de mulheres negras Atinuké – Pensamento de Mulheres Negras.

Daniela, Patrícia e toda a nova administração da UFRGS foram empossadas na manhã desta sexta-feira (27/09), em sessão especial do CONSUN realizada no palco do Salão de Atos. O evento reuniu toda comunidade universitária.
