CLÍNICA PSICOMOTRIZ – Esteban Levin

Recebi por imeil:

CLÍNICA PSICOMOTRIZ
“Brincar: Um fazer corporal construído pelo vínculo”
Esteban Levin

A clínica psicomotriz de Esteban Levin aposta nas construções infantis como Recurso do Desenvolvimento Humano e inaugura um espaço que convoca a reflexões e discussões dos graves problemas que o desenvolvimento psicomotor apresenta nas crianças da atualidade.

Seu olhar tem o diferencial de compreender o indivíduo na sua globalidade, em seu fazer corporal num cenário infantil construído através do vínculo de amor.

Uma experiência marcante do brincar provoca outras experiências diferentes e, caso isso não ocorra, coloca as crianças em uma posição fixa, sem evolução. Um jogo, uma cena, um acontecimento são símbolos geradores de novas imagens, de evolução e desenvolvimento.

Tentar fazer com que pedagogicamente as crianças se apropriem do aprendizado é dar a elas a sustentação simbólica para a cena. O significado da ação do brincar dentro da cena é essencial, mas, além disso, é necessário que os objetos colocados em cena também tenham significado. Uma caneta no brincar assume a conotação de um avião, um carro, um pirulito!

O mesmo se passa com os adolescentes nas atividades ocupacionais que não devem ser mais uma atividade em seu dia-a-dia, mas devem incorporar a rotina, de forma a produzir uma diferença e ter a função de intercâmbio constitutivo do laço social. Validar essas experiências como produtoras de desejo; é ocupar uma posição no discurso social.

A transdisciplina surge aí como a ciência da globalidade nesse campo de atuação, em que se deseja encontrar novas perspectivas ou construções de novos saberes, no desenvolvimento de estratégias transdisciplinares, transformadoras, construções conexas e complementares da relação entre o indivíduo e o educador!

Fátima Iara Abad Sanchez
Psicóloga – CRP 06/24685-1
WORKSHOP

A CRIANÇA NA SOCIEDADE

27 de setembro de 2008
Campinas, SP
Palestrante Conferencista internacional

Prof. Dr. Esteban Levin – argentino. Um dos grandes nomes atuais no tratamento transdisciplinar. Psicólogo, psicomotricista, psicanalista, professor de curso de pós-graduação da Faculdade de Psicologia de Buenos Aires. Assessor e supervisor clínico em Hospitais Dia e em serviços interdisciplinares com crianças com plurideficiências. Professor em diferentes universidades na América Latina (Buenos Aires) e Espanha (Barcelona). Autor de numerosos artigos publicados em revistas especializadas da Argentina, América Latina e Europa além da autoria de inúmeros livros, traduzidos para português.

A aprendizagem em foco:

· O Papel do Educandor na apropriação das habilidades.

· A Contribuição Familiar: Desejos e responsabilidades.


Data: 27 de setembro (sábado)
Período: 08h00 às 17h00 horas
Local: Instituto SER – Campinas


2 comentários em “CLÍNICA PSICOMOTRIZ – Esteban Levin”

  1. Concordo com suas palavras e vejo quão importante é a psicomotriciade, estou terminando o curso de pedagogia e defenderei esta tese para crianças na educa~ção infantil

  2. Bom dia
    Sou diretora da APAE de Novo Hamburgo e estamos organizando um congresso com a participação de todas as APAEs do Estado do Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá em Novo Hamburgo, nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2013.
    Peço contato para fazermos as tratativas iniciais e ver possibilidade deste trabalho, que muito nos interessa.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.