ESCRITA E PSICANÁLISE

Recebi por imeil:

“II COLÓQUIO INTERNACIONAL

ESCRITA E PSICANÁLISE

28, 29 e 30 de agosto de 2008

Campus universitário Auditório da Reitoria – UFSC – Florianópolis/SC

Inscrições: www.nep.ufsc.br

Sobre escrita e psicanálise

A escrita, desde Freud e Lacan, esteve presente no desenvolvimento dos conceitos psicanalíticos, seja como produção e transmissão – na construção mesma dos conceitos –, seja utilizando a escrita literária no fazer psicanalítico. Lacan explorou detidamente alguns conceitos freudianos e propôs novos ângulos de mirada da psicanálise frente à literatura e à escrita, especialmente no que se refere à relação entre gozo e repetição, fundamental para se pensar a clínica psicanalítica. Traço e estilo são algumas das noções que enlaçam escrita e psicanálise, além de outros conceitos cruciais como sintoma, inibição, angústia, inconsciente, pulsão, ato e letra.

Freud se aproximou da literatura e das artes. Lacan, por sua vez, trouxe importantes questões da filosofia para a construção de sua teoria. Sendo assim, consideramos pertinente tomarmos a escrita no âmbito dessa pluralidade de saberes, visto a importância das conexões e redes de pesquisa na elaboração de questionamentos, a partir de uma multiplicidade de vozes na sua discussão.

Um percurso trilhado em Rede

Em 2003 foi constituída a Rede de Pesquisa Escritas da Experiência, inscrita no CNPq, reunindo pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação, no Brasil e na França. O tema norteador dos trabalhos da Rede Escritas da Experiência é a relação entre psicanálise e escrita, nas suas mais distintas facetas. Esta temática tem gerado muitas questões em função de sua complexidade. Para abordá-la constituiu-se esta Rede, com grupos de trabalho e encontros periódicos entre seus pesquisadores, a fim de que tanto o tema, num sentido amplo, como as pesquisas individuais possam avançar.

Em agosto de 2006 foi promovido, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Colóquio Internacional Escrita e Psicanálise onde foram discutidas as produções de pesquisadores que compõem a Rede Escritas da Experiência e também – mais amplamente – contou-se com a contribuição de outros colegas convidados para discutir o tema. A partir das trocas geradas, das parcerias que se estabeleceram e visando criar a oportunidade para continuidade e desenvolvimento da produção de uma pluralidade de saberes a respeito do tema, acontece na Universidade Federal de Santa Catarina o II Colóquio Internacional Escrita e Psicanálise. Esperamos que esta rede continue a se expandir.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.