Contardo Calligaris explica a adolescência e seus desafios no mundo moderno

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351920.shtml

Entender a adolescência significa entender uma das formações culturais mais poderosas de nossa época, com todas as suas nuances, enigmas e superações. Em “A Adolescência”, livro da série “Folha Explica”, o doutor em psicologia clínica, psicanalista e colunista da Folha Contardo Calligaris analisa esse período e suas implicações na sociedade atual –o primeiro capítulo do livro pode ser lido abaixo.

O autor parte da idéia central de que a adolescência, enquanto um período de moratória na qual uma pessoa fisicamente adulta é impedida, um tanto artificialmente, de entrar na sociedade dos adultos, é sobretudo uma criação social relativamente recente.

Com seu texto leve, didático e simples, Calligaris ajuda assim o leitor a decifrar, além da mística que envolve este fenômeno, seus problemas intrínsecos e aparentemente insolúveis.

Ouça podcast de Contardo Calligaris sobre a adolescência:
Contardo Calligaris

Como o nome indica, a série “Folha Explica” ambiciona explicar os assuntos tratados e fazê-lo em um contexto brasileiro: cada livro oferece ao leitor condições não só para que fique bem informado, mas para que possa refletir sobre o tema, de uma perspectiva atual e consciente das circunstâncias do país.

Confira a seguir o primeiro capítulo do livro:

*

Um adolescente um pouco sem rumo, estranhando seu próprio comportamento, paradoxalmente desafiador e arrependido, pára você na rua e fala: “Estou só passando por uma fase agora. Todo o mundo passa por fases, não é?” Alguém talvez reconheça sua voz. É Holden, o herói do romance O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger.

Aproveitando-se da situação, atrás e ao lado dele se aglomeram pais e mães de adolescentes. Eles também perguntam: “Então, é assim? Vai passar? É só uma fase?”

Resposta de bolso, caso Holden e os pais o parem na rua: “Não. Não é apenas uma fase. Por isso, nada garante que passe”.

Nossos adolescentes amam, estudam, brigam, trabalham. Batalham com seus corpos, que se esticam e se transformam. Lidam com as dificuldades de crescer no quadro complicado da família moderna. Como se diz hoje, eles se procuram e eventualmente se acham. Mas, além disso, eles precisam lutar com a adolescência, que é uma criatura um pouco monstruosa, sustentada pela imaginação de todos, adolescentes e pais. Um mito, inventado no começo do século 20, que vingou sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial.

A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os próprios adolescentes se contemplam. Ela é uma das formações culturais mais poderosas de nossa época.

Objeto de inveja e de medo, ela dá forma aos sonhos de liberdade ou de evasão dos adultos e, ao mesmo tempo, a seus pesadelos de violência e desordem.

Objeto de admiração e ojeriza, ela é um poderoso argumento de marketing e, ao mesmo tempo, uma fonte de desconfiança e repressão preventiva.

A Holden e aos pais pode-se responder, assim, que os jovens de hoje chegaram à adolescência numa época que alimenta uma espécie de culto desse tempo da vida. E caberia, então, tentar explicar como isso nos afeta a todos.

“A Adolescência”
Autor: Contardo Calligaris
Editora: Publifolha
Páginas: 88
Quanto: R$ 18,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou no site da Livraria da Folha

Um comentário em “Contardo Calligaris explica a adolescência e seus desafios no mundo moderno”

  1. Palestra “Frigidez e Ódio”
    Professor Paul Kardous – Psicólogo/Psicanalista e Autor do Livro “Impotência Sexual: o Real, o Simbólico e o Imaginário”

    Escopo: A clínica psicanalítica sempre recebeu mulheres se queixando de algum tipo de dificuldade sexual, desde uma inibição transitória a um sintoma. As estatísticas mostram que 50% das mulheres sofrem de algum tipo de “curto circuito” na esfera sexual.O que a psicanálise pode dizer a respeito dos destinos da paixão chamada ódio e os refluxos do desejo feminino em tal sintoma? Esta será uma entre várias questões a serem refletidas nesta apresentação.

    Local: Rua João Moura, 647 ( informações: paulkardous@uol.com.br)
    Data: Sábado 23/10/09
    Horário: 20 ÀS 22 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.