Eventos

  • Ufrgs Portas Abertas Projeto: quem quer brincar? Conheça a brinquedoteca da faced 20 de maio, sábado à partir das 9:30 sala 101 FACED

 

Curso de Extensão Universitária “O Brincar Heurístico na Educação Infantil”

Com o objetivo geral de formar educadores na perspectiva lúdica, o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (instituição de ensino superior pública do sul do Brasil, situada na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul), desde 1999 desenvolve ações de educação continuada de caráter teórico-prático direcionadas a formar para brincar e para valorizar o brincar.

Ao longo destes anos, formando alguns milhares de educadores através de suas atividades de formação lúdica, o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” tem colaborado para instaurar, fortalecer e difundir inovadoras e audaciosas experiências pedagógicas pautadas pela ênfase na valorização da brincadeira. Nos dias 25/05, 01/06, 08/06 e 22/06, o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” realizará o Curso de Extensão Universitária “O brincar heurístico na Educação Infantil”, com o Professor Doutor Rodrigo Saballa de Carvalho, do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS.

O curso de extensão inscreve-se no campo da Pedagogia da Infância, e tem como foco de discussão o brincar heurístico na Educação Infantil. O brincar heurístico, como o próprio nome sugere, baseia-se na exploração e na curiosidade dos bebês e crianças pequenas em relação aos objetos do cotidiano. Desse modo, o objetivo principal da ação de extensão é elucidar práticas de brincar heurístico, tendo em vista a qualificação das ações pedagógicas desenvolvidas nas creches.

Rodrigo Saballa de Carvalho é Mestre em Educação (UFRGS), Doutor em Educação (UFRGS) e Pós-Doutor em Educação (UFPEL). É professor do Curso de Pedagogia da FACED/UFRGS na área de Educação Infantil. Além disso, é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (PPGEDU/UFRGS), na linha de pesquisa dos Estudos das Infâncias. Datas: 25/05, 01/06, 08/06 e 22/06 (quintas-feiras)

Público-alvo: Professoras de Educação Infantil e estudantes de Cursos de Licenciatura em Pedagogia.

Horário: 19h às 22h
Carga horária total: 15h
Local: na sala 605 da Faculdade de Educação da UFRGS
Inscrições pelo email: brincarheuristico@gmail.com
Período de inscrições: 03/04/2017 – 03/05/2017 VAGAS ESGOTADAS em 11/04/2017

23 de maio de 2017 – Dia Internacional do Brincar

Para comemorar o Dia Internacional do Brincar – festejado em várias partes do mundo no mês de maio, sob o estímulo da International Toy Library Association (ITLA) e da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI) –, o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), realizará os seguintes eventos na 3ª. feira, dia 23 de maio de 2017:

* 6º. Brinca FACED

Com a intenção de encorajar a comunidade universitária da FACED a comemorar o Dia Internacional do Brincar brincando, daremos continuidade à experiência iniciada em 2012, proporcionando estações de jogo com jogos e brinquedos da Brinquedoteca Universitária no prédio da FACED, com a mediação lúdica da equipe do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, dos alunos das disciplinas da área de Jogo e Educação das Professoras Darli Collares e Tânia Ramos Fortuna, e de Isadhora de Lucena, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE). Os alunos da disciplina Educação Musical da Infância, sob a orientação da Professora Dulcimarta Lemos Lino (DEE/FACED/UFRGS), também animarão as brincadeiras. Gabriele Golbert, aluna da Pedagogia da UFRGS, trará sua linha de jogos e brinquedos autorais, frutos de sua criação e produção. O projeto de extensão universitária Lobogames, sob a coordenação da Professora Liliane Giordani (DEE/FACED/UFRGS) e do Professor Renato Ribas (IF/UFRGS), e o Projeto Geringonça: pedagogias da diferença, ecologias da vida, sob a coordenação da Professora Daniele Noal Gai, participarão ao longo do dia da programação.

Cilene Canda e Leila da Franca Soares, Professoras da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), oferecerão aos participantes a oportunidade de vivenciar algumas das atividades propostas nos projetos de extensão “Ciranda do brincar” e “Sarau infantil toda criança é um poema” por elas desenvolvidos em Salvador (BA/Brasil).

A Kombina, a Kombi que é um ponto móvel de cultura que resgata jogos e brincadeiras tradicionais e estimula a leitura, estará no estacionamento do prédio, brincando com a comunidade universitária da UFRGS.

Público-alvo: alunos, professores e demais funcionários da UFRGS;

Horário: 8h30min às 18h30min;

Local: saguão térreo da FACED (se não chover, também do lado de fora do prédio).

 

* Conversa com quem gosta de brincar na contemporaneidade

Mesa redonda: Infâncias, culturas e crianças na contemporaneidade.

Palestrantes:

O brincar na contemporaneidade (Profa. Dra. Leila da Franca Soares – UFBA/FACED)

Educação, imaginário e jogo dramático infantil (Profa. Dra. Cilene Canda – UFBA/FACED)

O brincar heurístico (Prof. Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho – UFRGS/FACED/PPGEDU; Linha de Pesquisa: Estudos da Infância)

Público-alvo: educadores em geral, estudantes e demais interessados na área da Educação;

Horário: 18h30min às 20h30min;

Local: na sala 102 (Térreo) da Faculdade de Educação da UFRGS.

 

* Contação de histórias – A atividade procura promover a leitura, utilizando recursos cênicos e pedagógicos. Envolvendo crianças e adultos nos enredos dos contos e histórias, a contação explora o universo da imaginação e dos sonhos.

Contador: Guilherme Turmina Bacchi

Público-alvo: alunos, professores e demais funcionários da UFRGS e público em geral

Horário: 10h e 15h

Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Porto Alegre)

 

* Visitas mediadas – Exposição “Paisagens da memória: cidade e corpos em movimento”

Horário: visitação das 8h às 20h

Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Porto Alegre)

 

Promoção: Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Apoio: Fórum Gaúcho de Educação Infantil, Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda (DEE/FACED/UFRGS) e Museu da UFRGS.

Coordenação geral: Profa. Tânia Ramos Fortuna (DEBAS/FACED/UFRGS)

 

Atividades gratuitas, sem inscrição prévia (é só chegar e brincar!).

Mais informações:

Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” – FACED/UFRGS

Av. Paulo Gama, s/n. sala 101 – Porto Alegre (RS/ BRASIL) CEP: 90046-900

Fone: (51) 3308-3432 Fax: (51) 3308-3985

Endereço eletrônico: quemquerbrincar@ufrgs.br

Site: www.ufrgs.br/quemquerbrincar