Links

*LABRINCA – Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Criado em 2003, o LABRINCA é um espaço de brincar inserido no universo escolar e universitário, vinculado ao Colégio de Aplicação da UFSC, com o objetivo geral propiciar o acesso a uma variedade de jogos, brinquedos e fantasias aos alunos do Ensino Fundamental, por meio da expressão e da experimentação da cultura lúdica infantil. Também possibilita que graduandos e professores de diversos cursos da UFSC realizem estágios e pesquisas, propiciando uma maior integração dos conteúdos sobre a infância e o brincar nas diferentes disciplinas. Sua página eletrônica inclui catálogo de jogos eletônicos e protocolo para instalação de jogos eletrônicos em brinquedotecas, resultante de pesquisa sobre o tema.
Site: http://labrinca.paginas.ufsc.br/
E-mail: labrinca.brinquedoteca@gmail.com
Telefone: (48)3721-2593

*Cine Caramelo – Festival infanto-juvenil de cinema de Porto Alegre
Registro audiovisual da 3ª edição  realizada em outubro/novembro 2016, com apoio do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”.
Imagens: Filipe Rossato e João Gabriel de Queiroz
Montagem: Joana Bernardes
Direção: Andreia Vigo
Site: https://www.youtube.com/watch?v=7rsMn0XQB8A

* Livro Brincadeiras de Muitos Tempos e Lugares e Acervo de Brincadeiras do Projeto Memória (USP)
Qual era sua brincadeira preferida quando criança? Foi com esta pergunta que pesquisadores da USP reuniram dados para um livro sobre memórias de brincadeiras e brinquedos brasileiros. Para escrevê-lo, entrevistaram funcionários da Creche Central e da Escola de Aplicação da universidade. Além do livro Brincadeiras de muitos tempos e lugares, o projeto resultou em um site que reúne ideias de brincadeiras e explicações sobre elas. O acervo de brincadeiras e brinquedos traz a lista de materiais e a descrição de como realizar aquela atividade. Há também um exemplo prática pedagógica disponível que associa brincadeira à diversidade. Além disto, o site do projeto mostra as trajetórias das pessoas entrevistadas.O livro está disponível para download na página do projeto. Ele trata da construção do Projeto Memórias, que se dedicou a recuperação das lembranças sobre a infância dos funcionários dos locais pesquisados.Sites:http://www.usp.br//memorias/pagina.php?menu=12&pagina=34&titulo=Livro%20Brincadeiras%20de%20Muitos%20Tempos%20e%20Lugareshttp://www.usp.br/memorias/brincadeiras.php?cat=&subcat=&nome=&Submit2=Buscar*

*Fran Fabrique
Empresa que desenvolve brinquedos tendo como base o papel e o papelão, com o objetivo de criar brinquedos que estimulam a criatividade das crianças. Informações: http://www.franfabrique.com.br

* Museu virtual de jogos
A Universidade de Warteloo (Wateloo, Ontário/CA) oferece um site sobre os jogos como um serviço educativo para o público. São mais de 700 páginas incluindo vídeos, fotografias, diagramas, gráficos e informações textuais sobre os jogos. Destacamos o estudo da obra “Jogos Infantis” de Brueghel, com indicação de vários jogos e brincadeiras contidas na pintura que remonta o século XVI e que são jogados ainda hoje. Fica a dica de utilização do serviço de tradução do Google para aqueles que não dominam o idioma inglês. Visite!
http://www.gamesmuseum.uwaterloo.ca/VirtualExhibits/Brueghel/imgmap.html

* Repensando museus
Com o intuito de discutir algumas questões da área museal, Maria Isabel Leite (BR) criou o blog “Repensando museus: museu, educação e infância”. O blog pretende ser um espaço dinâmico de comentários e de reflexão crítica sobre museus, particularmente acerca de suas práticas educativas e sua relação com as crianças.
Site: http://www.repensandomuseus.blogspot.com
E-mail: leite.mariaisabel@gmail.com

* Oficina do Aprendiz
A Oficina do Aprendiz foi implantada no ano de 2004 em Florianópolis (SC) como um espaço de divulgação e construção do conhecimento utilizando como ferramental o lúdico, o brinquedo educativo e os jogos de todo o mundo. Possui uma “Loja Interativa/Café” onde o cliente/visitante têm à disposição para manuseio e experimentação, com orientação especializada, uma centena de desafios diferentes e mais de 90 títulos de jogos de tabuleiro, além de cerca de 1000 itens em brinquedos educativos e pedagógicos. Desenvolve também oficinas e cursos destinados a crianças, adultos e idosos.
E-mail: oficina@oficinadoaprendiz.com.br
Site: www.oficinadoaprendiz.com.br

* Ilha do Tabuleiro
O Portal Ilha do Tabuleiro busca encontrar maneiras de facilitar a troca de experiência entre pessoas interessadas pela cultura dos jogos de tabuleiro, valorizando a atividade lúdica e a socialização. Contém acervo de jogos, clubes de jogos, fóruns e o jornal O ilhéu.
Site: Página do Facebook

* OMEP BRASIL
Oferece cursos on-line sobre temas relacionados a educação infantil. Contém também artigos, dicas pedagógicas e notícias da área de educação infantil.
Site: www.omep.org.br

* Jugando em latinoamerica
Oferece informação sobre o tema da ludicidade e pretende favorecer o intercâmbio entre os interessados no universo lúdico
continente latinoamericano. Desenvolvido por Inês Westphalen Ortiz, ativa promotora das brinquedotecas no México e autora de diversas áreas relacionadas ao jogo.
Site: http://www.ludobloglatinoamerica.blogspot.com/
E-mail: ineswo@yahoo.mx

* Mapa do Brincar
O Mapa do Brincar é uma iniciativa da Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de São Paulo. Conta com uma seleção de 550 brincadeiras indicadas por crianças de todo o Brasil, glossário e comentários de “mestres” do brincar.
E-mail: mapadobrincar@uol.com.br
Site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

* Fundación La Niñez Primero – FUNIPRI
Site da Fundación La Niñez Primero (FUNIPRI), de El Salvador, no qual são divulgadas as LUDOTECAS NAVES, espaços que permitem o desenvolvimento integral de meninos e meninas através do jogo, e a LUDOTECA HOSPITALARIA, instalada no Hospital Nacional de Niños Benjamin Bloom, único centro pediátrico que recebe crianças de famílias com escassos recursos financeiros, de todo o país.
E-mail: informacion@ludotecaselsalvador.org
Site: http://ninezprimero.org/ – http://www.ludotecaselsalvador.org/blog/ 

* LEI Nº11.104, DE 21 DE MARÇO DE 2005
Lei ordinária do Congresso Nacional que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. Sancionada pela Presidência da República do Brasil em 21/03/2005. Brinquedoteca, para o efeito desta lei, é o espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinado a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar.
Site: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11104.htm

* Grupo Jualembé
Projeto musical, lúdico e didático que realiza concertos e oficinas para crianças, jovens, adultos, inclusive com necessidades especiais, além de atividades de formação para educadores, resgatando e divulgando a cultura colombiana e sul-americana.
Site: www.jualembe.galeon.com

* Ludomecum
Página espanhola sobre jogos e brinquedos, com secção de esclarecimento a dúvidas sobre jogos, textos sobre o tema e sistema de busca de jogos e brinquedos. Criada e assessorada por equipe pedagógica da Fundación Crecer Jugando e professores da Universidad Complutense de Madrid, Espanha.
Site: www.ludomecum.com

* Imprenta manual
Projeto ligado à autora de livros infantis e juvenis Irene Vasco, da Colômbia. Contém artigos, descrição da Imprenta Manual como ferramenta pedagógica para formar leitores e produtores de textos, projetos institucionais e experiências pedagógicas.
Site: www.imprentamanual.com

* ABRINQuedoteca
Este Site organizado pela ABRINQ – Associação Brasileira do Fabricantes de Brinquedos – tem como objetivo contribuir com informações e favorecer o intercâmbio entre as organizações e pessoas que visam a garantia do direito de brincar das crianças, jovens e adultos brasileiros. Nele há propostas na área da educação infantil e da educação de adultos, também visando formar ludicamente seus professores; há intervenções na saúde, buscando a humanização hospitalar através da ludicidade; há projetos de integração comunitária que tem o lúdico como foco importante; há ações na área da cultura, buscando trazer a tona o vasto patrimônio lúdico de que dispomos; há programas de lazer voltados para a integração entre as gerações através do brincar, e muito mais. Está disponível a todos para sugestões e parcerias e para divulgar trabalhos, eventos, textos que poderão ser enviados.
Site: www.abrinquedoteca.com.br

* Aquarela
O curta “Aquarela” produzido para a música de Toquinho, mostra-nos como é bela e incansável a imaginação infantil, que alimenta-se de brincadeiras e sonhos! Com imagens belas e delicadas faz uma viagem desde nossa infância até o dia em que, adultos, deixamos nossa “aquarela” descolorir por não ter tempo de “imaginar”…
Site: http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/aquarela.htm

* Jogos antigos
Além de apresentar regras de jogos antigos, possui sugestões e regras de jogos matemáticos, jogos de grupos e jogos modernos tais como: Banco Imobiliário e Senha, além de outros. Também possui jogos de mesa, de tabuleiro, jogos para crianças, quebra–cabeças matemáticos, links para outros Sites, sugestões de filmes e variações do jogo de Xadrez.
É um Site riquíssimo para quem gosta de jogos por apresentar um amplo e um rico acervo virtual.
Site: http://www.jogos.antigos.nom.br/links.asp

* Educacional
Muito consultado por profissionais da área educacional, o Site apresenta conteúdo que vai da Educação Infantil até o Ensino Médio.
Contém jogos, planos de ensino, projetos educacionais, artigos, entrevistas com profissionais da educação, atualidades, e sugestões para serem trabalhadas em datas comemorativas. Em algumas áreas de acesso restrito, exige cadastramento do usuário.
Site: http://www.educacional.com.br/

* Jogos tradicionais
O Site possui jogos de domínio público que evoluíram ao longo dos séculos. De Ludo a Go, passando por Damas, Gamão, Mancalas, etc., contém regras, origens, história e curiosidades de diferentes jogos.
Site: http://www.ludomania.com.br/Tradicionais/jogos_tradicionais.html

* ABEBÊ – Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê
A “Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê – ABEBÊ” – é uma associação multiprofissional criada com o objetivo de trabalhar em favor do desenvolvimento de condições propícias para a vida do bebê, da concepção até os três primeiros anos de vida. A ABEBÊ se propõe a atuar elaborando, promovendo e apoiando estratégias e ações inovadoras, comprometidas com o atendimento às necessidades da criança, visando sua aplicação prática em larga escala.
Site: www.abebe.org.br
E-mail: abebe@abebe.org.br

* SCIPIONE
Trata-se de um Site com dicas de oficinas, livros, galeria, artigos. Tem um espaço especial para educadores, com catálogos e linhas de pesquisas.
O link “galeria”, em “scipione educação”, dispõe de ótimas ilustrações sobre temáticas diversas.
Site: www.scipione.com.br

* Corporación Día del Niño
A “Corporación Día del Niño” é uma ONG que atua desde 1999 na Colômbia através de diversos programas, entre eles as Ludotecas Naves. Seu objetivo é desenhar e implementar estratégias voltadas à defesa dos direitos das crianças, gerando espaços de jogo, educação e integração para as populações mais vulneráveis, necessitadas e/ou em situação especial.
Site:http://www.corporaciondiadelaninez.org/
E-mail: responsocial@corporaciondiadelnino.org

* IPA Argentina – Associación Internacional por el Derecho del Niño a Jugar
A IPA Argentina é uma organização internacional não governamental vinculada à IPA World, fundada na Dinamarca em 1961 e voltada à defesa do direito da criança brincar. Situada em Buenos Aires, na Argentina, possui uma Juegoteca Integral, onde articula espaços de jogo ao espaço de formação lúdica e ao espaço de projetos lúdico-criativos, de desenho e investigação do jogo e do brinquedo. Através de um informativo mensal denominado Boletím IPA divulga ações e artigos em torno do brincar.
Site: http://www.ipaargentina.org.ar/
E-mail: ipa@ipaargentina.org.br

* Instituto de Investigación y Formación en Juego
O Instituto de Investigação e Formação em Jogo atua na investigação e ensino na área do jogo, considerando como um fenômeno que deve ser abarcado por diferentes disciplinas.
Site: http://www.instituto.ws

* Jouet rustique
Oficinas de formação e construção de brinquedos rústicos.
Site:http://jouet-rustique.blogspot.com/

* NEPSID – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento
O NEPSID – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento é um espaço de estudos, reflexão e pesquisas cuja preocupação é a de orientar o educador para focar seu olhar, conhecer e compreender em profundidade as crianças e os jovens e para que seu fazer se torne essencial, consciente e comprometido com o desenvolvimento integral das mesmas.
Site:http://www.nepsid.com.br/

* Território do Brincar
O PROJETO BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica é uma iniciativa inédita de pesquisa, troca e divulgação de cultura lúdica infantil da região Norte do Brasil. É um Projeto que caminha longas distâncias para conhecer o que as crianças da Amazônia têm a nos dizer de sua própria cultura, ao mesmo tempo que troca com elas realidades lúdicas de outros cantos desse nosso país.
Site: www.territoriodobrincar.com.br
E-mail: projetobira@hotmail.com

* Centro Infantil Boldrini – Brinquedoteca Terapêutica Ayrton Senna
A Brinquedoteca Ayrton Senna do Centro Infantil Boldrini, em Campinas – Brasil, foi criada para oferecer às crianças e aos jovens a oportunidade de brincar, imaginar, descobrir, inventar, através do acesso a brinquedos, jogos, livros e oficinas de arte. Nela, os diferentes cantos contemplam a diversidade de interesses de crianças e jovens. Há o canto dos bebês, o canto do faz-de-conta, o canto do teatro e música, além dos cantos de jogos, de leitura e de informática.
Site: www.boldrini.org.br
e-mail: brinquedoteca@boldrini.org.br

* Lansky Arquitetura
“Era uma vez um arquiteto que sonhava com um mundo diferente. Um mundo mais colorido, mais divertido, mais interativo. Um mundo onde cada menino e cada menina reconhecem ali um território seu.”
No Site da Lansky Arquitetura, de Belo Horizonte – Brasil, é possível conhecer o trabalho de consultoria, criação e desenvolvimento de playgrounds e áreas de convivência em escolas, praças e parques ou empreendimentos comerciais, sendo responsável também por sua construção e manutenção. Os projetos começam a ser desenvolvidos através de oficinas e dinâmicas com as próprias crianças, que participam de todo o processo de sua construção.
Site: www.lanskyarquitetura.com.br
e-mail: samy@lanskyarquitetura.com.br

* Casa do Zezinho
“Um lugar em que a gente aprende com a criança e a criança aprende com a gente a superar os obstáculos da pobreza”
A Casa do Zezinho, em São Paulo – SP – Brasil, desenvolve oficinas culturais, artes plásticas, oficinas de capacitação para até 1000 indivíduos por dia, de 6 a 18 anos, em diversas salas coloridas e cheias de vida.
Site: www.casadozezinho.org.br
e-mail: info@casadozezinho.org.br

* Estrela
O Site da da Fábrica de Brinquedos Estrela (SP – Brasil) traz brincadeiras interativas, jogos on-line e catálogo com linha de brinquedos e bonecas da empresa. Possui imagens da Casa dos Sonhos, onde se encontra o Museu do Brinquedo, brinquedotecas e muito espaço para brincar.
Site: www.estrela.com.br

* Doutores da Alegria
Programa-irmão do “Clown Care Unit” do “Big Apple Circus” (Nova York – EUA), é desenvolvido desde 1991 no Brasil. Com palhaços em hospitais, seu objetivo central é possibilitar experiência e alegria, pura e simples, em meio à tensão do ambiente hospitalar.
Site: www.doutoresdaalegria.org.br

* Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade – GEPEL
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dentro da Linha de Pesquisa de Filosofia, Linguagem e Práxis Pedagógica, reúne pesquisadores, interessados e estudos na área da Ludicidade e Educação.
Site: http://www.gepel.ufba.br/

* Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos – LABRIMP
Instalado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) o LABRIMP desde 1985, é coordenado pela profa. Dra. Tizuko M. Kishimoto e oferece inúmeros serviços, entre os quais brinquedoteca com empréstimo de brinquedos, serviço de consulta aos usuários, assessorias, visitas, entre outros. A partir das doações de brinquedos de seus usuários gerou o Museu da Educação e do Brinquedo, inaugurado em 20 de agosto de 1999.
Site: http://www.labrimp.fe.usp.br/
e-mail: labrimp@usp.br

* Brinquedoteca Indianópolis
Coordenada pela Profa. Nylse Helena da Silva Cunha, situa-se em São Paulo – SP – e é uma das primeiras brinquedotecas privadas do país.
Site: www.indianopolis.com.br/estrutura-servicos/brinquedoteca

* Brinquedoteca Seninha
Pertencente ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), instituição sem fins lucrativos que oferece assistência, tratamento e apoio emocional e social a adolescentes e crianças com câncer, situa-se no Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP), em São Paulo – SP, com arrojada concepção arquitetônica dentro dos mais avançados conceitos na área dos espaços lúdicos.
E-mail: brinquedotecaiop@ig.com.br

* Brinquedoteca da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual – LARAMARA
Associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos e centro de recursos, métodos e técnicas de avaliação, habilitação e reabilitação visual situada em São Paulo – SP. Possui um acervo de 1200 brinquedos e um Centro de Produção de Recursos Pedagógicos com 77 brinquedos criados e produzidos especialmente para o deficiente visual. Possui também um Programa de Expressão Artística destinado a crianças acima de 4 anos, jovens e adultos com deficiência visual (20% das vagas são destinadas a pessoas sem deficiência visual).
Site: www.laramara.org.br

* Museu Folclórico ao Ar Livre de Arnhem, Holanda (Het Ndederlands Openluchtmuseum)
Bonecas de várias épocas.
Site: www.openluchtmuseum.nl (em inglês)

* Associação Internacional pelo Direito da Criança Brincar – IPA – BR
No Brasil a IPA está associada ao Centro Ludens, que oferece formação, planejamento e consultoria na área de desenvolvimento de programas e projetos destinados a implementar a ludoeducação.
Site: https://pt-br.facebook.com/redebrincar
E-mail: ipabrasil@uol.com.br

* Centro Lekotek Habilitação Promove
Lekotek é um termo sueco que significa Biblioteca de Brinquedos. A proposta foi iniciada em Estocolmo a partir da iniciativa de mães de crianças portadoras de necessidades educativas especiais, que criaram e adaptaram brinquedos, emprestando-os às demais crianças da comunidade. O Centro de Habilitação Promove trouxe para o Brasil em 1995 o Centro Lekotek. Proporciona capacitação de líderes lekotek, programação de eventos científicos e atendimento a educadores interessados em conhecer o sistema lekotek.
E-mail: promove@uol.com.br

* Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABB
Criada em 28 de abril de 1985, atualmente funciona junto à Brinquedoteca Indianápolis, em São Paulo. Promove eventos científicos, atividades de formação do brinquedista e possui um informativo bimestral denominado “O Brinquedista”. Assessora pessoas e instituições que desejam instalar brinquedotecas.
Site: www.brinquedoteca.org.br
e-mail: associacaobrasileira@brinquedotecas.com.br

* Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
Fundada em 13 de fevereiro de 1990, tem como missão contribuir para melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens brasileiros. Desenvolve inúmeros projetos e atividades, entre elas, Programa Empresa Amiga da Criança, Programa Crer para Ver, Prefeito Criança, Projeto Nossas Crianças.
Site: www.fundabrinq.org.br

* Psicopedagogía
Site espanhol com livraria, artigos, links interessantes, glossário, etc. na área da Psicopedagogia.
Site: www.psicopedagogia.com

* Psicopedagogia On Line
Site vinculado à Associação Brasileira de Psicopedagogia, com artigos, entrevistas, leis, personalidades, eventos na área.
Site: www.psicopedagogia.com.br

* Brinquedoteca Unopar
A brinquedoteca é um núcleo de apoio pedagógico do curso de Pedagogia, atendendo crianças na faixa etária de 3 a 6 anos de idade, crianças portadoras de necessidades especiais, na perspectiva de inclusão, alunos do Curso de pedagogia e outros cursos.
Site: www.unopar.br/extensao/brinquedoteca

* Brinquedos Raros
Apresenta loja especializada em compra, venda e troca de brinquedos antigos e coleções.
Site: www.brinquedosraros.com.br

*Elka Plásticos
Apresenta a história da empresa e seus últimos lançamentos.
Site: http://www.elka.com.br/

*Toyster
Catálogo de jogos por faixa etária ( 2 a 10 anos), quebra-cabeças e kits da Toyster.
Site: http://www.toyster.com.br

* Museu Thyssen-Bornemisza
Apresenta um passeio em um museu mostrando obras e história de pintores importantes da humanidade. (Espanhol)
Site:http://www.museothyssen.org/en/thyssen/home

* Trem encantado
Site com sugestões de jogos, passatempos, dicas de confecções com sucatas, músicas entre outros links muito interessantes. O que mais chama atenção são as gravuras e fundo com personagens da Disney.
Site: http://www.tremencantado.com.br/

*Instituto Tecnológico del Juguete – Alicante e Valencia – Espanha
O Intituto Tecnológico del Juguete é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a pesquisa, segurança e qualidade no setor de brinquedos. Desde 1990 tem editado o Guia del Juguete, onde apresenta detalhadas informações sobre a qualidade de brinquedos e jogos e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem infantis. Emprega o sistema ESAR de classificação de brinquedos.
Site: www.aiju.es / www.guiadeljuguete.com
E-mail: aiju@aiju.es

*Centro Internazionale del Ludoteche – Firenze – Itália
Realiza estudos e pesquisas sobre temas relacionados ao brincar e às brinquedotecas. Foi criado em1984 a partir da iniciativa de alguns membros do grupo que criou a primeira brinquedoteca na Itália, em 1977. Tornou-se uma organização sem fins de lucrativos em 1992. Publica o periódico bimestral “La ludoteca”. Seu comitê científico é composto por professores e pesquisadores: Grazia Honegger Fresco, Marzia Bártoli, Andréa Canevaro, Walter Ferrarotti e Arnaldo “Bibo” Cecchini. O Centro possui documentos relativos ao tema de vários países, disponível para consulta e pesquisa. Situa-se na Via del Proconsolo, 15 – Firenze – Itália e é dirigido por Giorgio Bartolucci, também diretor do “La ludoteca”.
E-mail: cidlfi@ats.it

*International Toy Libraries Association – ITLA
É uma organização internacional, sem fins lucrativos, constituída por associações nacionais e por sócios provenientes de vários países, criada em 1990 na 5. conferência Internacional de Ludotecas ocorrida em Turim – Itália. Baseia-se no princípio de que o jogo, o brinquedo e a interação lúdica são essenciais para o ótimo desenvolvimento educativo, físico, psicológico, social e cultural. Promove a cada triênio uma conferência. Presidida até 2002 por Freda Kim, da Coréia do Sul, teve sua nova presidente, Cynthia Morrison, da África do Sul, eleita durante a 9. conferência, cujo país sediará a 10. conferência Internacional, em 2005.
Site: www.itla-toylibraries.org
E-mail: info@itla-toy.org

*Associação das Ludotecas do Porto – Portugal
Criada em 1987 na cidade do Porto, a Associação das Ludotecas do Porto é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que dá consultoria e apoio à implementação e acompanhamento de projetos de ludoteca, criação de espaços de animação lúdica, e realiza atividades de animação e formação para ludotecários e animadores culturais. Desenvolve a atividade Centro Lúdico da Imagem Animada, que consiste de oficinas de animação, um estúdio de cinema de animação, sala de exposições interativa e oficina de brinquedos ópticos. Já realizou diversos filmes.
E-mail: ass.ludo.porto@clix.pt

*Cristina Siopa Brinquedos e Mobiliário
Uma linda loja de brinquedos, mobiliário, objetos de decoração e jogos feitos com materiais naturais situada na Rua Tomás Ribeiro, 54-B – Lisboa – Portugal.
E-mail: info@cristinasiopa.pt, cristinasiopa@cristinasiopa.pt,
encomenda@cristinasiopa.pt, online@cristinasiopa.pt.
Site: http://www.cristinasiopa.pt/

* X-Tudo
Site do programa de televisão X-Tudo, da TV Cultura, apresenta sugestões para construção de brinquedos a partir de materiais simples, além de outras idéias.
Site:http://www2.tvcultura.com.br/x%2Dtudo/

* Fisher-price
No
Site da empresa americana FISHER-PRICE, que produz brinquedos para a primeira infância, é possível encontrar sugestões de brincadeiras para crianças de 0 a 3 anos. Em inglês ou espanhol
Site: www.fisher-price.com

* Associação Brasileira de Brinquedos Educativos
A ABRINE – Associação brasileira dos lojistas, revendendores, artesãos e fabricantes de brinquedos educativos e afins – tem por objetivo social, assistir, orientar, congregar e instruir as empresas associadas, no que diz respeito às atividades da produção, divulgação e comercialização de brinquedos educativos e afins. Sua sede e foro situam-se na Capital do Estado de São Paulo, podendo manter representações, escritórios ou regionais em qualquer ponto do território nacional.
Site: https://www.facebook.com/brinquedoseducativos/

* Aliança Pela Infância
A Aliança Pela Infância tem por finalidade pesquisar e divulgar os problemas que afligem a infância e suas causas, e encontrar e promover soluções para os mesmos, inclusive por meio de elos de parceria com pessoas e organizações das mais diversas áreas de atuação.
Site: www.aliancapelainfancia.org.br

* IPA World- International Association for the Child’s Right to Play
O IPA é uma organização interdisciplinar e não-governamental fundada na Dinarmarca em 1961. Sua missão é proteger, preservar e promover o direito de crianças e jovens ao acesso às atividades lúdicas e culturais através de ações concretas de mobilização da comunidade. (Em inglês)
Site: www.ipaworld.org

* UNICEF – UNITED NATIONS CHILDREN’S FUND
O UNICEF trabalha em parceria com os governos municipais, estaduais e federal, com outras agências do sistema ONU, com a sociedade civil e com o setor privado para realizar projetos e apoiar políticas públicas que defendam e promovam os direitos de todas as crianças e adolescentes. No
Site há links para participação dos mesmos.
Site: www.unicef.org.br
www.unicef.org

* CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Com sede na cidade de São Paulo está instituição realiza diversas pesquisas sobre educação. Dispõe de diversas dicas de eventos e algumas publicações de artigos, além de projetos promovidos em prol do brincar.
Site: www.cenpec.org.br

* Estúdio Inés Moreno
O Estúdio Inés Moreno é uma instituição reconhecida por desenvolver o Jogo e a Criatividade em diversas áreas: educação, cultura, saúde, empresas e meios de comunicação. Um lugar para vivenciar, pensar, criar e crescer como pessoas, como profissionais.
Site: www.inesmoreno.com.ar
E-mail: estudio@inesmoreno.com.ar

*Educa Red
Este novo portal, organizado pela Fundación Telefónica, é destinado aos educadores de crianças de0 a 6 anos. O principal objetivo desta iniciativa é o de criar uma comunidade virtual que reuna as pessoas interessadas na educação infantil e nutrir debates didáticos em torno da educação de crianças. Outro objetivo é desenvolver um local privilegiado para aportar a construção da identidade da educação infantil, sua história, suas tradições e a experiência dos educadores. Tem por meta fazer pensar a infância como um espaço aberto à cultura e como um momento da vida do ser humano que requer adultos conscientes de suas necessidades e interesses para contribuir, assim, com o desenvolvimento de um novo perfil de homem.
Site: http://www.fundaciontelefonica.com/educacion_innovacion/
E-mail: infancia@infanciaenred.org.ar

* Xalingo Educacional
Com o princípio de que é através do brinquedo que a criança se apropria de maneira mais prazerosa dos conhecimentos, ajudando na construção de novas descobertas, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade e visando melhor atender as propostas pedagógicas de escolas e as necessidades dos educadores para dinamizarem suas atividades com recursos lúdicos que criou-se este espaço dedicado aos educadores, onde poderão ter acesso a várias informações relativas ao universo do brinquedo e da ludicidade aplicadas a educação. Também encontra-se várias dicas de bibliografias, links e jogos.
Site:www.xalingo.com.br