O Brasil é nono produtor mundial de arroz, com mais de 11 milhões de toneladas produzidas todos os anos. E 20% dessa produção é casca e palha de arroz, frequentemente descartada no processo de beneficiamento do grão. Para dar um destino mais interessante a esse resíduo, um projeto de pesquisa da Escola de Engenharia busca transformar esse material em copos e embalagens descartáveis e biodegradáveis.
O projeto é coordenado pela professora Simone Ramires, com a participação do professor Darci Barnech Campani, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica. Conta ainda com a estudante de graduação em Engenharia Química Maria Rachel Trojaner que nesta entrevista nos dá detalhes desse projeto.
Ouça no Ciência 1080, quadro quinzenal do Jornal da UFRGS que apresenta as pesquisas realizadas na Universidade e seus benefícios para o conhecimento científico e para a sociedade.
O programa é produzido pelo Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade, em parceria com a Assessoria de Imprensa da UFRGS. Edição e entrevista de Mariane Quadros.