Use o botão abaixo para reportar erros ou dar sugestões.
Pré-calculo - Um Livro Colaborativo
Ao operar neste conjunto numérico precisamos lidar com os números negativos e para isso precisamos dominar os jogos de sinais envolvidos nestas operações, então vamos ver alguns exemplos de operações neste conjunto para entender como lidar com os números negativos.
Neste conjunto temos um elemento neutro com relação a operação de soma que é o (zero), pois dado , temos que .
Além disso, como no conjunto dos números inteiros temos todos os números negativos, então todo elemento de possui um inverso aditivo, ou seja, existe um elemento tal que . Consequentemente, decorre que neste conjunto a “operação de subtração” esta bem definida, já que dados existe tal que .
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8)
Neste conjunto temos um elemento neutro com relação a operação de multiplicação que é o (um), também chamado de unidade, pois dado , temos que .
Mas um fato bem importante com relação a operação de multiplicação em é que neste conjunto os elementos não possuem inverso com relação a multiplicação, pois dado não existe tal que . Por exemplo, dado não existe tal que . Além disso a “operação de divisão” também não está definida neste conjunto pois, e .
Portanto em as operações de soma e multiplicação possuem as seguintes propriedades:
Soma :
Multiplicação :
Leis distributivas:
Como a operação de soma em satisfaz as condições de 1 a 4 acima decorre que é um grupo aditivo, e por satisfazer a propriedade 5 dizemos que este grupo é abeliano. Como a operação de multiplicação em satisfaz é fechada (1) e associativa (2) e além disso satisfaz as leis distributivas decorre que é um anel. Por valer a comutatividade da multiplicação este anel é comutativo.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC-BY-SA 3.0). Página gerada em 18/7/2022 às 10:54:49.