Artes e ilustrações

ana Flávia garcia

Biografia
Ana Flávia cursa bacharelado em Artes Visuais no Instituto de Artes da UFRGS desde 2016 e foi intercambista da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (PT) em 2019. Seu trabalho é focado em pintura abstrata, desenho, fotografia e seus entrelaçamentos. Possui experiência nas áreas de cinema, artes visuais e mediação. Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil e em Portugal. É atualmente representada pela galeria Hansford & Sons (Londres).

Ficha técnica
Desenhos do sol (2019), série fotográfica

Andressa Gerlach

Ilustração e arte Andressa Gerlach.

Biografia
Andressa é bacharela em História da Arte e licencianda em Artes Visuais pela UFRGS. Desde 2014 atua como mediadora cultural e considera sua produção enquanto artista e pesquisadora tanto pautada pelo desenho e pela escrita, quanto atrelada à arte-educação e ao fazer colaborativo.

Ficha técnica
Patrulha felina (2019), xilogravura

Betina nilsson

Sonhos de liberdade. Betina Nilsson


Ficha técnica
Sonhos de liberdade (2019), pastel seco e carvão (ao lado)

A cor do som III (2018), aquarela e guache (abaixo)

A cor do som. Betina Nilsson.

Biografia
Betina nasceu em 1988 em Porto Alegre. Trabalha com ilustração, desenho, design e pintura explorando questões relacionadas a corpo, subjetividade, autoconhecimento e expressão do feminino. Formada em Comunicação Social pela PUCRS, trabalha há 10 anos como designer. Atualmente cursa licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS (2020). Participou da Exposição coletiva para Virada Sustentável (2018), na Orla do Guaíba e no Centro Cultural UFRGS. Exposição individual: “A cor do som” (2018), Casa da Música. Proposições artísticas coletivas: Desenhos Fantásticos (2018), Vila Flores. Proposições artísticas individuais: Desenho e Autoconhecimento (2017-2018) IFRS, Vila Flores. 

borga

Biografia
Borga é um cartunista com larga experiência em piadas de gosto duvidoso e trocadilhos infames. Poucos conhecem a sua outra identidade, mas uma fonte secreta revelou que Borga e o estudante de Jornalismo da UFRGS Lucas Borghetti nunca foram vistos juntos ao mesmo tempo e no mesmo lugar.

Bruna Klein Lummertz

Bruna Klein. Janela.

Biografia
Bruna, 19 anos, mora em Porto Alegre. Cursa o quinto semestre de bacharelado em Artes Visuais na UFRGS. Estuda e trabalha com pintura, desenho e fotografia, misturando suas linguagens. Interessada pela natureza, busca formas de reutilizar, reciclar e tornar seu trabalho mais sustentável. 

Ficha técnica
Sem lenço nem documento (2020),  aquarela, caneta nanquim e lápis de cor

Cami pereira

Cami Pereira. Janela.

Biografia
Camila, 27 anos, está no quinto semestre do curso da licenciatura de Artes Visuais da UFRGS. É formada em Nutrição, mas atualmente trabalha com direção de arte, ilustração digital e tradicional e xilogravura. Além disso, gosta muito de brincar com lápis de cor e com recortes e colagens.

Ficha técnica
Cada um na sua casa (2020),  xilogravura e finalização digital

Carolina esteves vieira

Janela I. Carolina Esteves Vieira.

Biografia
Carolina, 22 anos, mora atualmente em Canoas e é aluna do curso de bacharelado em Artes Visuais da UFRGS. Especializa-se nas linguagens da pintura e do desenho, se dedicando a pesquisar sobre narrativas, seus elementos, desdobramentos e possibilidades na arte contemporânea.

Ficha técnica
Janela I (2019), óleo sobre tela

Caroline Leszczynski

Biografia
Caroline é licenciada em Artes Visuais na Ulbra e bacharelanda em Artes Visuais na UFRGS. 

Ficha técnica
Qual janela (2020), desenho digital

Clara santi

Ilustração agricultura urbana

Biografia
Clara tem 21 anos e está no quinto semestre de licenciatura em Artes Visuais da UFRGS. Se interessa por ilustração, pintura e bordado, além de educação em artes.

Ficha técnica
Sem título (2020), aquarela

cris cardoso

Cris Cardoso. Janela.

Biografia
Cris é estudante do sexto ano do bacharelado em Artes Visuais da UFRGS. Atualmente explora, a partir de desenho e pintura, imagens de fotografias analógicas antigas. Também trabalha com retratos e cartazes comerciais. 

Ficha técnica
Sem título (2020), nanquim e aquarela sobre papel

hariel souza

Hariel SS. Janelas.

Biografia
Hariel é estudante de licenciatura em Artes Visuais na UFRGS, professora em formação desde 2019. Apaixonada por psicanálise e artes, em seu trabalho tenta unir as duas áreas. Além de, inevitavelmente, trabalhar com questões de gênero, também tem foco nas violências domésticas e na maternidade.

Ficha técnica
Eu não posso te tocar (2020), fotocolagem digital

jess endres

Arte pauta Isabela. Jess Endres.

Biografia
Jess, em alguns momentos, é uma estudante do primeiro semestre de licenciatura em Artes Visuais. Em outros, uma nutricionista trabalhando com comidas veganas e vegetarianas.

Ficha técnica
Janelas (2020), arte digital

juliana rangel

Juliana Rangel. Janela.

Biografia
Juliana tem 30 anos, é pedagoga e estudante de História da Arte na UFRGS. A arte se chama “Janelas” e foi realizada digitalmente a partir de fotografia de acervo pessoal, retratando a vista de sua janela: outra janela.

Ficha técnica
Janelas (2020), arte digital

LAURA PETERS

Janela. Laura Peters

Biografia
Laura tem 22 anos e está no primeiro semestre de licenciatura em Artes Visuais na UFRGS. Trabalha muito com retratos em aquarela ou acrílica. A figura humana lhe instiga muito. Sua meta está em tentar buscar cada vez mais as camadas que existem entre pessoa e sentimentos. 
Sobre a obra, quis trazer a sensação enorme de muitas janelas em volta dela que se transformaram nessa pintura. Essas manchas da aquarela também lhe remetem a uma tentativa de fluidez, mas que é interrompida pelo papel branco.

Ficha técnica
A distancia entre eu, você (2020), aquarela e nankin com finalização digital

Lorena bendati

Biografia
Lorena está cursando o quinto semestre de licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. É formada em Produção Multimídia pelo Senac. Gosta de explorar diversas técnicas em suas produções. Seu maior interesse no momento tem sido pintura, xilogravura e arte digital.

Ficha técnica
Trabalho invisível (2020), animação digital

margarete rossoni

Janelas. Margarete Rossoni.

Biografia
Margarete é formada em licenciatura em Artes Visuais na UFRGS. Lecionou durante 25 anos como professora de Artes no município de Porto Alegre e hoje é aposentada. Resolveu pedir reingresso de diplomado para
bacharelado em Artes Visuais.

Ficha técnica
Janela Reflexo (2020), fotografia digital

Marinês dos reis flores

Biografia

Marinês cursa o terceiro  semestre de bacharelado em Artes Visuais na UFRGS. Tem 57 anos e faz um trabalho voluntário com arte e pintura num parque de Porto Alegre.

Ficha técnica
Ser humano hoje (2020), carimbo com tinta a óleo sobre papel Sulf A3

melissa terres

Melissa Terres. Janelas.

Biografia

Melissa tem 18 anos, mora em Gravataí e estuda bacharelado em Artes Visuais na UFRGS. A pintura se chama “Quero rua!” e retrata a janela de seu quarto apenas com uma escala de cores azuis, já que quando a fez queria retratar esse sentimento de solidão e melancolia desta quarentena. 

Ficha técnica
Quero rua! (2020), pintura

munique brum

Faltava Luz. Munique Brum.

Biografia
Munique tem 22 anos e cursa licenciatura em Artes Visuais na UFRGS. Tem paixão por desenho desde muito novinha e busca hoje um aperfeiçoamento técnico na área e em cerâmica.

Ficha técnica
Faltava luz (2020), Nankin e lápis de cor sobre papel

pann couto

Janela. Pann Couto.

Biografia
Pann tem 30 anos e atualmente é estudante no curso de Artes Visuais na UFRGS. Desenvolve trabalhos com arte urbana, cerâmica e fotografia. Atualmente pesquisa sobre arte e ecologia. 

Ficha técnica
Janela aberta (2020), fotografia em GIF

Paula schitz

Quem constrói janelas. Paulo Schitz.


Biografia
Paula é estudante de licenciatura em Artes Visuais na UFRGS, tendo transitado tanto pelo curso de Publicidade e Propaganda, quanto pelas Ciências Sociais. Também produz poemas e contos. Se interessa pela complexidade emocional e mental humana e ama criar símbolos e modificar significados.

Ficha técnica
Quem cria janelas (2020), pintura à guache sobre cartolina (ao lado)

Capacitismo (2020), pintura à guache sobre cartolina (abaixo)

Capacitismo. Paula Schitz.

Sabrina azeredo

Pauta adoção e abandono de animais. Artista Sabrina Azeredo

Biografia
Sabrina está no quinto semestre de bacharelado em Artes Visuais na UFRGS. Tem 21 anos e atualmente trabalha com criação de conteúdo para o Instagram, com ilustração e cerâmica.

Ficha técnica
Sem título (2020), ilustração digital

tamires de oliveira

Janela. Adoção e abandono de animais. Artista: Tamires de Oliveira

Biografia
Tamires, 24 anos, é professora licenciada de Artes Visuais, artista, ilustradora e estudante de bacharelado em Artes Visuais na UFRGS. Tem como foco a ilustração e o desenho, buscando suas inúmeras possibilidades.

Ficha técnica
Eu acho que vi um gatinho (2020), aquarela e colagem digital

Vanessi reis

Biografia
Vanessi é bacharela e licencianda em Artes Visuais na UFRGS. Tem produção artística sobre objetos, ambiências e memórias vinculada ao Cotidiano Social e Urbano, Arquitetura, Cidade e Cultura a partir da fotografia, participando de inúmeras exposições individuais nos últimos anos.

Ficha técnica
Série fotográfica (2020), fotografia


Ilustração de abertura: Pann Couto

Font Resize
Contraste