O Super 8 é resultado de uma construção de saberes baseado nas experiências e conhecimentos teóricos de bibliotecários do SBUFRGS. Este modelo contempla oito passos que compõem o processo de pesquisa científica desde a identificação da necessidade de informação até a publicação do resultado da pesquisa.

O  Super 8 é uma ampliação do modelo de instrução e resolução de problemas Big 6. Conheça os passos:

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Passo 1: Reconhecer

Identificar a informação que está faltando

  • Definir o problema;
  • Identificar a necessidade de informação para o problema
  • Identificar o tipo de documento que pode ter a informação necessária

Dicas:

  1. redija um título resumido/objetivo para o seu trabalho:
    • Meu trabalho é sobre…..
  2. formule questões
    • “que perguntas devem ser respondidas neste trabalho?”
    • “qual o assunto geral do trabalho?”
    • “é sobre um tema específico?”
  3. liste os termos que representam o assunto;
  4. identifique o tipo de documento que pode conter a informação. Conheça os tipos de documentos aqui;
  5. monte um pequeno sumário
    • o sumário pode ser na forma de lista contendo todas as partes que vão compor o trabalho. Veja um exemplo:
1 Introdução
2 Processo administrativo
2.1 Planejamento
2.1.1 Planejamento estratégico
2.1.2 Planejamento tácito
2.1.3 Planejamento operacional
2.2 Organização
2.3 Direção
2.4 Controle
3 Conclusão
Referências

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Passo 2:Buscar

Identificar onde encontrar documentos para a sua pesquisa

Onde buscar:

Conheça alguns critérios para determinar fontes de pesquisa relevantes:

  • Atualidade – “a fonte indica quando o material foi publicado?”
  • Autoridade – “o autor/instituição é reconhecido na área?” “Quem é o editor ou patrocinador da fonte de informação?
  • Confiabilidade/ Credibilidade – “a fonte pertence à algum órgão, instituição, editora ou distribuidor de conteúdo conhecido?” “O autor fornece referências, fontes dos dados ou citações?”
  • Custo – “os materiais estão disponíveis sem custo?”
  • Disponibilidade – “os materiais estão disponíveis em texto completo ou apenas o seu resumo?”
  • Facilidade de uso – “os recursos da fonte estão claramente identificados e de fácil aplicação?”
  • Precisão – “os materiais estão identificados com informações como autor e título, por exemplo?”
  • Cobertura – “o conteúdo é seletivo ou exaustivo? A abrangência temática é multidisciplinar ou de uma área especializada?”

[/accordion-item][accordion-item title=”3. Recuperar e Acessar” id=passo3 state=closed]

Passo 3:Recuperar e acessar

Identificar as formas de busca e acesso dos documentos

Dica:

  • Olhe a interface da página e identifique os campos de pesquisa para a recuperação de tipos específicos de informações (título, autor, assunto etc.);
  • Visite a seção de ajuda da página para obter dicas sobre estratégias de busca:
  • Substituição de um ou mais caracteres de uma palavra de modo a recuperar documentos mesmo com variações no texto (truncagem)
  • Formas de combinar diferentes termos em uma única expressão (operadores booleanos (and, or , not));

  • Estabeleça como objetivo identificar na lista de resultados apenas aqueles itens que estão diretamente relacionados ao assunto que lhe interessa, eliminando os demais. Para isso utilize os filtros disponibilizados pela base;
  • Identifique palavras-chave representativas da forma como o assunto é tratado na literatura (não esqueça de ver os termos em inglês)

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Passo 4:Usar

Identificar nos documentos acessados a informação que está faltando

  • Compreender a informação contida no documento = leitura
  • Extrair a informação relevante

Dicas:

  1. Destaque/ anote as partes que achar mais interessantes e úteis;
  2. Lembre-se de anotar os dados do documento (autor, título, data, por exemplo) e fazer a citação corretamente. A utilização de ideias sem indicação de fonte constitui-se como plágio;

Perguntas para analisar o documento:

  • o documento contêm informações sobre as questões que devem ser respondidas no trabalho?
  • a informação do texto não é muito superficial?
  • o documento está em uma linguagem que você compreende?
  • o texto não é técnico ou científico demais?
  • o documento é um ponto de vista, opinião ou resultado de um estudo?
  • as referências do texto não contém documentos que podem complementar sua pesquisa?
  • as informações contidas no texto indicam novos tópicos ou palavras-chave sobre o assunto?

[/accordion-item][accordion-item title=”5. Sintetizar e Produzir” id=passo5 state=closed]

Passo 5:Sintetizar e Produzir

Identificar os documentos considerados relevantes para criar sua biblioteca pessoal

  • Organizar o resultado das buscas
  • Produzir informações que representam sua solução para o problema de pesquisa

Dicas:

  1. Utilize ferramentas de produção como os gerenciadores de referências: Mendeley e Zotero. Estas ferramentas, além de organizar as referências (que você encontrou no passo 3), auxiliam na formatação dos trabalhos através de plugins em softwares de processamento de texto como Word e Open Office.
  2. Esse é o momento de escrever o seu texto.

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Passo 6:Comunicar

Escolher o canal de comunicação para divulgação da informação produzida

Dicas:

    • Utilize ferramentas para ter informações sobre as publicações: Sherpa Romeo; Qualis CAPES; Journal Citation Reports;

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Passo 7: Ser lido e ser avaliado

Utilizar ferramentas que facilitem a recuperação e a visibilidade da produção científica

Dicas:

  • Utilize ferramentas: identificadores digitais (ORCID), indicadores de produção científica (Google Scholar, Research ID, Scopus ID)
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[/accordion-item][accordion-item title=”8. Avaliar” id=passo8 state=closed]

Passo 8: Avaliar

Questionar as ações do processo de busca e recuperação da informação

  • Dicas:
        • Revise o texto de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa;
        • Confira se o texto atende a todos os aspectos e questionamentos solicitados para o trabalho;
        • Avalie os resultados de suas buscas;

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