Super 8 em números

Realização

Tabela 1 – Número de módulos, turmas, inscritos e participantes por ano.
Ano20172018201920202021
Módulos1821264030
Turmas70106109124111
Inscritos10032992316959986011
Participantes4481174109731451788

Tabela 2 – Turmas por biblioteca – ministrantes(apoios).
Biblioteca20172018201920202021
Escola de Administração3(1)2(-)3(-)
Agronomia-(3)
Artes-(1)
Central17(2)21(12)13(10)54(43)51(31)
Biociências6(-)8(1)12(4)12(6)
Ciências Básicas da Saúde7(-)7(7)11(4)23(16)12(14)
Campus Litoral Norte1(-)1(-)1(-)
Ciências Sociais e Humanidades1(-)7(6)6(-)
Direito3(2)14(2)-(7)
Ciências Econômicas2(2)3(3)-(13)-(1)
Enfermagem13(3)
Engenharia1(-)3(4)6(-)-(4)
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança5(-)13(1)10(1)4-(2)
Biblioteconomia e Comunicação11(2)15(8)10(1)-(1)
Fornecedores de bases de dados2(-)6(1)4(-)6(-)6(-)
Instituto de Pesquisas Hidráulicas3(-)9(9)15(8)28(37)31(41)
Lume3(-)2(-)3(-)2(-)
Matemática-(3)
Medicina3(4)1(-)
Psicologia-(2)
Química5(-)6(2)
Veterinária-(1)

A soma dos ministrantes pode ser maior que o número de turmas da Tabela 1, considerando que algumas turmas tiveram mais de um ministrante.

Tabela 3 – Módulos por ano
Módulo20172018201920202021
A bibliometria para publicar, analisar e avaliar a produção científica1
Base de Dados EBSCO1
Café com Zotero45
Compendex (EV), Scopus/ScienceDirect/Mendeley1
Compendex para Engenharias – Análise Bibliométrica11
Compendex para Engenharias – Estratégias de Pesquisa1
Compendex para Engenharias – Recomendações de Produção Científica1
Compendex para Engenharias – Revisão Bibliográfica1
Currículo Lattes21
Currículo Lattes básico42
Currículo Lattes perguntas32
Em busca de financiamento acadêmico: base de dados PIVOT4522
Embase1
Ética na publicação científica1222
Gerenciador de referências Mendeley102417
Gerenciador de referências Zotero412157
IEEE Xplore para UFRGS1
Integrity1
Introdução à Pesquisa6
Introdução à Pesquisa com base de dados18
Introdução à Pesquisa com Mendeley e Zotero161214
Introdução à revisão sistemática1
Leia o livro, veja o filme, repense o mundo1
Lume: o que e como pesquisar3
Lume: visibilidade da produção UFRGS323
Mendeley: parte I84
Mendeley: parte II84
O pesquisador e sua produção científica 1: qualidade e indexação2213
O pesquisador e sua produção científica 2: indicadores de avaliação3212
O que você está lendo?8
O que você leu na pandemia?1
Pesquisa com E-books333
Pesquisa com HeinOnline2
Pesquisa com HeinOnline e RTOnline3
Pesquisa com PubMed32421
Pesquisa com RT Online e Proview1
Pesquisa com Scifinder1
Pesquisa com Scopus32357
Pesquisa com Web of Science33447
Pesquisa Jurídica com recursos online2
Pesquisa no Portal CAPES58722
Plataforma Springerlink1
Revisão Sistemática1
Roda de conversa: Chimamanda1
Sabi+ e Ebooks1315
ScienceDirect e Scopus11
SCOPUS – Science Direct e Mendeley1
Seminário Bibliotecas UFRGS e Sabi+23
Seminário Elsevier1
Seminário Proquest1
Seminário SBUFRGS e SABi 592
Springer Nature Author Workshop1
Trabalho Acadêmico com Mendeley484
Trabalho Acadêmico com Zotero2696
Trabalho Acadêmico com Zotero I26
Trabalho Acadêmico com Zotero II26
Treinamento da CAPES para o Compendex (EngineeringVillage)1
Treinamento do Sage Research Methods1
Webinar de Linguística – Editora De Gruyter1
Workshop de autores Spring Nature: redação e submissão de artigos científicos e livros1
Zotero: parte I1310
Zotero: parte II1310

Alguns módulos tiveram alteração de nome no decorrer dos anos, sendo eles:

  • “Introdução à Pesquisa com Mendeley e Zotero” teve seu nome alterado para “Introdução à Pesquisa” e depois “Introdução à Pesquisa com base de dados”
  • “Currículo Lattes” foi dividido em “Currículo Lattes: básico” e “Currículo Lattes: perguntas e respostas”
  • “Gerenciador de referências Mendeley” foi dividido em “Mendeley: parte I” e “Mendeley: parte II”
  • “Gerenciador de referências Zotero” foi dividido em “Zotero: parte I” e “Zotero: parte II”
  • “Seminário SBUFRGS e SABi” foi atualizado para “Seminário Bibliotecas UFRGS e Sabi+”
  • “Pesquisa com E-books” foi atualizado e adaptado para “Sabi+ e Ebooks”
  • “Trabalho Acadêmico com Zotero” foi dividido em “Trabalho Acadêmico com Zotero I” e “Trabalho Acadêmico com Zotero II”

Avaliação

Tabela 4 – Avaliação do nível de satisfação da expectativa dos respondentes por ano.
Nível de expectativa2017
(n=173)
2018
(n=444)
2019
(n=415)
2020
(n=1478)
2021
(n=836)
Superou48,55%43,9%42,9%47,1%58,5%
Atendeu48,55%53,8%54,7%51,7%39,7%
Abaixo2,89%2,2%2,4%1,2%1,8%
Tabela 5 – Avaliação da capacidade de aplicação dos conteúdos no trabalho e/ou estudo pelos respondentes por ano
Aplicação2017
(n=173)
2018
(n=444)
2019
(n=415)
2020
(n=1478)
2021
(n=836)
Sim80,9%72,3%64,6%72,7%74,4%
Quase tudo16,2%22,3%27,2%23,1%20%
Um pouco1,7%4,3%8,2%3,9%4,7%
Não1,2%1,1%0%0,3%1%
Total100%100%100%100%100%