Definição do conceito Fórmula (frase curta, máxima, anagrama, frase...) representativa de uma pessoa física ou jurídica. Observação: o grito de guerra, uma frase de mobilização específica para uma pessoa física ou jurídica, é descrito com a encadernação armoriada (BIBLIOPAT). || Uma palavra ou frase associada a um emblema, muitas vezes, explicando ou enfatizando seu valor simbólico. Em heráldica, um lema é uma palavra ou frase aposta em um pergaminho, colocada abaixo da realização armorial ou acima do timbre. O lema pode referir-se ao nome ou façanhas do portador ou a elementos incluídos nas armas ou pode ser simplesmente uma expressão piedosa (BRITISH LIBRARY). || O ex-líbris pode ser acompanhado de uma fórmula, muitas vezes de um lema – que por vezes pode assumir a forma de um anagrama -, nomeadamente ex-libris gravado ou impresso, ex-libris armorial (DELESTRE). || Sentença breve ou frase que sintetiza a ideia ou sentimento de alguém. Em heráldica é a frase que acompanha as armas. Emblema, insígnia, alegoria. Epígrafe. Lema. Mote. Moto. Dispositivo. [...] Na edição de livros é o lema que figura na marca tipográfica do impressor (FARIA-PERICÃO:400).
Nota de exemplo IMAGEM: ex-libris manuscrito e divisa na folha de guarda: "In domino confido, Gioanni di Barrali". FONTE: Bibliothèque Municipale de Lyon. Numelyo : Bibliothèque Numérique de Lyon : provenance des livres anciens. Lyon: BML, 2021. Disponível em: https://bit.ly/2U1al4W. Acesso em: 5 ago. 2021.
PARA VISUALIZAR A IMAGEM AMPLIADA: clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção "abrir em uma nova guia".
THESA Tesauro Semântico Aplicado
Versão 0.20.05.18