Forma inovadora de transportar bactérias inativadas para análise e identificação

Panorama tecnológico
O tempo estendido na identificação microbiana é uma ameaça para o tratamento de um grande número de infecções causadas por bactérias. O tratamento empírico e muitas vezes errôneo das infecções causadas por microrganismos, em grande parte resultam em doenças de curso prolongado e um risco aumentado de morte ao paciente. Para a identificação bacteriana mais precisa é necessário utilizar técnicas muito mais acuradas. Uma das tecnologias mais modernas que vem sendo utilizada em laboratórios de microbiologia e revolucionando a forma de identificação microbiana utiliza espectrometria de massa, sendo denominada MALDI TOF MS. Tal sucesso é essencialmente associado a simplicidade, a rapidez na identificação de microrganismos, a classificação taxonômica exata e ao baixo custo de reagentes.

Os materiais para identificação bacteriana no sistema de MALDI TOF MS apresentam custos muito baixos, no entanto, é necessário um alto investimento inicial para obter o equipamento. A maioria dos laboratórios brasileiros não possuem esse equipamento sendo que o transporte de isolados clínicos de laboratórios de menor porte para laboratórios de maior porte já tem sido uma rotina no Brasil. Aspectos de biossegurança devem ser sempre considerados quando há transporte de microrganismos, seja pelo correio convencional quanto por empresas de “courier”, assim, o desenvolvimento de metodologias que envolvam a redução ou eliminação deste risco biológico se faz necessário para que seja possível que instituições de menor porte tenham acesso aos benefícios da tecnologia de MALDI TOF MS.

Descrição da tecnologia
Forma inovadora de transportar bactérias inativadas, em papel filtro, para análise e identificação em MALDI TOF MS, resultando em diminuição do risco biológico inerente ao transporte bacteriano.

Problema resolvido
Tal solução apresenta uma forma de transportar, sem risco biológico, a biomassa bacteriana de laboratórios de pequeno porte que não possuem acesso a tecnologia de MALDI TOF MS, para laboratórios de referência.

Vantagens
– Facilidade no transporte bacteriano;
– Menor custo;
– Elevada estabilidade;
– Qualidade.

Aplicações
Setor de microbiologia clínica.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Inventores
Afonso Luis Barth
Maiara dos Santos Carneiro

Visite-nos (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *