Equipamento e método de caracterização de ímãs permanentes

Panorama tecnológico
Atualmente, a forma usual de caracterizar um ímã permanente consiste em expor ao dispositivo a ciclos de magnetização-desmagnetização, medindo num circuito magnético fechado as variáveis magnéticas em relação ao ímã. Para ímãs permanentes de grande produto energético implica também grande consumo de energia para magnetizar e desmagnetizar estes componentes.

Descrição da tecnologia
A presente invenção diz respeito a área da magnetometria e a um equipamento e método para a caracterização de ímãs permanentes através da obtenção da característica desmagnetizante ou de segundo quadrante desses ímãs. Particularmente, a presente invenção está relacionada a um Histerisímetro de Entreferro Variável (HEV) e método para a caracterização de ímãs permanentes através da obtenção da característica desmagnetizante ou de segundo quadrante.

Problema resolvido
Independente da finalidade, a determinação das principais propriedades magnéticas de um ímã permanente geralmente requer configurações de medição sofisticadas e custosas. A tecnologia descrita visa cumprir com os objetivos de um equipamento de caracterização de ímãs permanentes de maneira simples e sem altos custos.

Aplicações
Dadas suas boas características, permite que este equipamento seja de grande interesse da indústria de produção de bens de alto valor agregado que empregam ímãs permanentes, por exemplo as indústrias de motores elétricos, geradores, atuadores, alto-falantes, automotivas, aeronáuticas e navais.

Vantagens
– Pode ser utilizado à temperatura ambiente;
– Baixo custo;
– Implementação simples e rápida.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Patente concedida pelo INPI sob n° do pedido PI 0903083-2.

A patente pode ser encontrada na íntegra no Lume pelo link.

Inventores
Ály Ferreira Flores Filho
Hector Rolando Anocibar

Visite o Lab… (Clique no logo)