Sistema autônomo para inspeção de solda

Panorama tecnológico
A análise de soldas em instalações industriais é de extrema importância para a segurança e o bom funcionamento dos equipamentos e tubulações. Frequemente, os locais de solda estão em posições de difícil acesso a um operador ou se encontram em ambientes de alto risco. Dessa forma, faz-se necessário um equipamento capaz de substituir a presença do operador na análise das soldas existentes.

Descrição da tecnologia
A invenção apresenta um sistema autônomo que compreende um mecanismo de varredura que, utilizando sensores de proximidade, permite escanear o relevo do cordão de solda lateralmente, o que permite conhecer o centro do cordão e assim orientar o equipamento de inspeção sobre o cordão de solda com grande precisão.

Figura 1 – Esquema ilustrando detalhes do equipamento autônomo para inspeção de solda.

Problema resolvido
O equipamento objetiva a automatização do processo de inspeção de solda visando à otimização e a padronização de resultados.

Aplicações
O sistema é utilizado em inspeção de solda fundamentada em um veículo que, através de sensores, é capaz de seguir de forma autônoma um cordão de solda, e que carrega em si uma base estável para se colocar arranjos de sensores de inspeção.

Vantagens
Possui características próprias para áreas com potencial explosivo, com acionamento pneumático, contendo base estável para diversas réguas de sensores, o que torna este equipamento único e exclusivo.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Patente concedida pelo INPI sob n° do pedido PI 0901881-6.

A patente pode ser encontrada na íntegra no Lume pelo link.

Inventores
Giovani Geremia
Miguel Ignácio Serrano
Telmo Roberto Strohaecker
Alberto Bisognin
Marcelo Augusto Herberts
Luciano de Carvalho Paludo
Lucas da Luz Dorneles

Visite o Lab… (Clique no logo)