Terminal de duto flexível com tiras torcidas e dobradas

Panorama tecnológico
As grandes empresas petrolíferas possuem uma considerável parcela de produção de óleo proveniente de poços de petróleo situados sob lâminas d’água. Esta produção de óleo offshore utiliza de maneira intensa os sistemas de risers (dutos) flexíveis. Os risers são tubulações que ligam o poço à plataforma, permitindo a circulação de todos os fluidos, sendo dessa forma, equipamentos indispensáveis aos serviços de sondagem, tal como perfuração/completação.

Descrição da tecnologia
A presente invenção consiste em um terminal de duto flexível que também pode ser aplicado em liners de plataformas e navios de extração de petróleo offshore. Nesse tipo de exploração de petróleo (offshore), os risers flexíveis são amplamente empregados em função de seu melhor desempenho face às condições ambientais diversas a que os mesmos estarão submetidos.

Figura 1 – Esquema ilustrando detalhes do terminal para risers flexíveis, com as tiras torcidas e dobradas.

Problema resolvido
O principal problema associado aos risers é relativo à integridade, pois são submetidos a condições severas de trabalho (ambiente, fratura e solicitação em fadiga). O invento proporciona um melhora do terminal de riser flexível com fixação das tiras de tração a partir de torção e dobra, possibilitando uma melhor distribuição de tensões nas tiras, aumentando a vida útil em serviço.

Aplicações
A tecnologia pode ser aplicada em risers e liners de plataformas e navios de extração (de produção) de petróleo “Off-Shore”.

Vantagens
– Melhor distribuição de tensões nas tiras de tração, a partir de torção e dobra;
– Melhoria da ancoragem na resina, resultando em aumento da resistência à ruptura das tiras.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Patente concedida pelo INPI sob n° do pedido PI 0706184-6.

A patente pode ser encontrada na íntegra no Lume pelo link.

Inventores
Antonio Fernando Burkert Bueno
Fabiano Mattei
Flávio Galdino Xavier
Gabriel Alejandro Tornowski
Rubem Manoel de Braga
Telmo Roberto Strohaecker

Visite o Lab… (Clique no logo)